Com a chegada das férias, o Estúdio Angelita Mazza Pilates preparou uma série de exercícios funcionais que podem ser feitos sem sair de casa. Em sete vídeos, Angelita Mazza ensina cuidadosamente algumas práticas ideais para quem está em busca de incluir, logo no início do ano, o bem-estar na rotina.
Adquirir o hábito de fazer exercícios funcionais no dia a dia, como o Pilates, resulta em diversos benefícios para o corpo humano. Além de trabalhar o alongamento, a mobilidade articular e o fortalecimento dos músculos, a prática evita dores gerais e ajuda na preparação física para vários esportes.
Apesar das férias estarem ligadas ao descanso, de acordo com Angelita Mazza, que atua na área há mais de 17 anos, é importante se manter ativo nesse período. “Podemos, sim, diminuir o ritmo, mudar um pouco de modalidade, dar preferência a exercícios ao ar livre e em contato com a natureza. Isso ajuda a manter o controle de peso, evitando a obesidade e suas consequências, dores no corpo, lesões e melhora muito o humor, nos deixando mais dispostos”, explica.
Segundo a especialista, os exercícios funcionais que compõem a série de vídeos podem ser feitos por qualquer pessoa, desde que respeite o seu nível de condicionamento físico. No entanto, caso tenha dor crônica, alguma patologia de coluna ou lesão articular, recomenda-se adaptações e orientações mais específicas de um profissional.
Angelita Mazza também dá dicas em relação ao ambiente e às vestimentas para praticar os exercícios físicos. Em casa, opte por um lugar espaçoso, arejado e iluminado, como uma varanda ou um quintal com sombra. Já na praia, use uma canga como base. As roupas devem ser leves e não é necessário o uso de tênis.
Orientações sobre os exercícios funcionais
Exercício 1: Afundo
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita1
– Trabalha pernas e glúteos;
– Ajuda a melhorar a postura e o equilíbrio;
– O joelho da perna que está na frente não pode ultrapassar a linha dos dedos do pé;
– Mantenha sempre o alinhamento da coluna.
Exercício 2: Agachamento Sumô
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita2
– Trabalha glúteos, pernas e adutores;
– Assim como o exercício Afundo, o joelho não pode ultrapassar a linha dos dedos do pé.
Exercício 3: Combinação entre Afundo e Agachamento Sumô
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita3
– Trabalha a coordenação motora e o equilíbrio;
– Fortalece os membros inferiores.
Exercício 4: Flexão de Braços
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita4
– Fortalece peitorais, ombros e tríceps;
– Para iniciantes: versão de joelhos;
– Para avançados: versão sem o apoio.
Exercício 5: Abdominais
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita5
– Fortalece a musculatura abdominal;
– Previne patologias da coluna;
– Deixe a lombar bem apoiada e suba a coluna torácica para que o pescoço não fique sobrecarregado.
Exercício 6: Estabilidade e mobilidade de coluna
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita6
– Ajuda a melhorar o equilíbrio e prevenir ou aliviar dores nas costas.
Exercício 7: Alongamento
Vídeo: https://tinyurl.com/exercicioangelita7
– Para auxiliar, pode fazer o exercício sentado em uma caixa ou almofada;
– Respeite o limite da sua amplitude articular;
– Manter 10 segundos em cada posição, podendo repetir a sequência.
Sobre Angelita Mazza
A professora Angelita Mazza é natural do Rio de Janeiro e se formou em Educação Física na UNIFOA – Centro Universitário de Volta Redonda. Se especializou em Ciência da Performance Humana pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e, em Pilates, pelo antigo Atma Estúdio, no Itaim Bibi, em São Paulo, em parceria com a Universidade Positivo de Curitiba.
Já em São Paulo, Angelita atuou como Coordenadora Técnica promovendo treinamento para profissionais da área, além de Personal Trainer em grandes academias da capital paulista.
Dedicando-se exclusivamente ao Pilates há 13 anos, Angelita desenvolve atualmente um trabalho personalizado e focado nos objetivos e necessidades individuais de cada aluno.
A professora ainda ministra aulas online, inclusive para alunos de países como Colômbia e Espanha.
Sobre o Método Pilates
O Pilates é um Método de condicionamento físico criado pelo alemão Joseph Pilates, em 1914, popularizando-se em 1923, quando Joseph chega a Nova Iorque e abre seu primeiro estúdio.
Em seu repertório, são explorados exercícios de força, flexibilidade, mobilidade, coordenação motora, equilíbrio e muita consciência corporal. O Método segue alguns princípios básicos, que são: respiração, alongamento axial (crescer a coluna e direcionar o topo da cabeça para o teto), concentração, fluidez e centralização (o abdômen é o centro e ele tem um papel muito importante em todos os exercícios).
O Método Pilates também é um grande aliado contra o stress e a ansiedade, por nos ajudar a manter a mente no momento presente durante os exercícios seguindo atentamente o comando verbal do instrutor.
As aulas normalmente começam com uma sequência de exercícios de solo (mat pilates), que utilizam o peso do corpo e alguns acessórios contemporâneos como bolas, rolos, elásticos e o magic circle (círculo).
Em seguida os alunos seguem para os aparelhos, como o Cadillac, o Reformer, o Ladder Barrel e a Chair, todos criados pelo próprio Joseph. Utilizam-se as molas que possuem diferentes resistências, permitindo aumentar ou diminuir a intensidade nos exercícios.
Um aluno iniciante começa com o pilates básico, segue para o intermediário e posteriormente para o avançado. A evolução técnica nos movimentos varia muito de pessoa para pessoa, do nível de condicionamento de cada um e, principalmente, de sua bagagem motora.
Todas as pessoas, de todas as idades, podem fazer pilates. Ele também é usado para prevenir e ajudar em diversas patologias (principalmente da coluna) e como forma de preparação física em diferentes esportes, inclusive para atletas de alto nível.