Filho do mestre do butô japonês Kazuo Ohno, Yoshito Ohno esteve em São Paulo para apresentar seu espetáculo solo Flower & Bird, em junho de 2015, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação. O espetáculo consistia na união das novas coreografias de Ohno com o butô.

A montagem foi inspirada em diversos movimentos de vanguarda, como expressionismo, surrealismo, construtivismo, acompanhados pela projeção do lendário filme de Eikoh Hosoe, The Navel and A-bomb (1960).

Envolvido pelo universo da dança desde criança, Yoshito Ohno nasceu em Tóquio em 1938 e estreou profissionalmente aos 20 anos, na montagem de Oldman And Sea (O Velho e o Mar), e, na sequência, em Kinjiki, de Tatsumi Hijikata. Uniu-se ao movimento butô de Hijikata durante os anos 60 e se aposentou em 1969, após sua primeira apresentação solo na modalidade.

Voltou aos palcos em 1985 com Dead Sea (O Mar Morto), de Kazuo Ohno. Desde 1986 assina a direção de todas as montagens das obras de Kazuo Ohno. Dentre seus trabalhos solo estão Dorian Glay’s Last Portrait (O último retrato de Dorian Gray), de 1998; Kuu, de 2007; e Flower and Bird’s (Flor e pássaro), de 2013.

Yoshito Ohno faleceu em 8 de janeiro de 2020, em Yokohama, com 82 anos.