Os músicos Arismar do Espírito Santo e Izaias & Grupo Entre Amigos tocam chorinhos de várias épocas

Na primeira atração do RUMOS MUSICAIS em outubro, dia 5 (terça-feira), às 18h30, o bandolinista Izaias e os instrumentistas do Grupo Entre Amigos reúnem-se ao compositor Arismar do Espírito Santo para interpretar novos choros e clássicos do gênero, em Encontro de Chorões – O Tradicional e o Contemporâneo.

Arismar tocará suas novas composições, registradas no CD que irá lançar no final do ano: Mecejana, Toca Menino e Sofá lá de Casa, entre outras. O clássico Lamento, de Pixinguinha, será interpretado por todos os músicos.

Izaias, acompanhado por seu irmão, o violonista Israel Bueno de Almeida, Arnaldinho do Cavaco, o percussionista Gustavo Simão e o violonista Odair Felício de Souza, apresentará um repertório variado.

Além de Gostosinho e Vibrações, músicas do mestre Jacob do Bandolim  e composições dos integrantes do Entre Amigos, como Dadá dá o Tom (Arnaldinho do Cavaco) e Prantos (Izaias Bueno de Almeida), o grupo irá tocar  Pedacinho do Céu (Waldir Azevedo), Ingênuo (Pixinguinha), Interrogando (João Pernambuco) e Lamento do Morro (Garoto).

OS MÚSICOS

Arismar do Espírito Santo – multiinstrumentista, autodidata e intuitivo, iniciou sua carreira em 1974, como baterista, até optar pelo contrabaixo acústico.

Em 1993 gravou seu primeiro CD solo, com composições próprias, clássicos da MPB e a participação de Hermeto Pascoal, Heraldo do Monte, Naylor Azevedo Proveta, Dominguinhos e Amilson Godoy, trabalho que lhe rendeu o Prêmio Sharp, como revelação na categoria instrumental. Em 23 anos de carreira, fez diversos shows e gravações, nos quais contou com a participação de grandes nomes como Dory Caymmi, Lenine, Maurício Carrilho, Paulo Moura, Toninho Horta, Gal Costa, Celso Viáfora, Cristóvão Bastos, Marcos Suzano. Arismar apresentou – se com Amilson Godoy em New York, fazendo também uma turnê durante 45 dias por 7 países da europa com Hermeto Pascoal e Nenê. Participou de três edições do Free Jazz Festival e do Projeto Asa Branca, idealizado por Dominguinhos, em homenagem a Luiz Gonzaga.

Izaias & Grupo Entre Amigos – empunhando o instrumento que imortalizou Jacob Bittencourt, de quem foi seguidor, amigo pessoal e companheiro de inesquecíveis amigos musicais, Izaias desenvolveu uma técnica refinada e sutil. Criador de variações surpreendentes em seus arranjos, é um dos mais completos bandolinistas em atividade no Brasil.  Seu irmão, o violonista Israel Bueno de Almeida é o arranjador oficial do conjunto, que conta também com as participações de Arnaldinho do Cavaco,  Gustavo Simão (percussão) e Odair Felício de Souza (violão de 6 cordas).

RUMOS MUSICAIS 1999

Criado para valorizar a produção musical em diversos aspectos, o projeto RUMOS MUSICAIS do ITAÚ CULTURAL, que desde 1997 divulga compositores e intérpretes de diversas vertentes da música brasileira, este ano pretende funcionar também como estímulo criativo para o meio musical.

Esta iniciativa tem sido viabilizada por meio de quatro ações básicas: encomenda de obras e de primeiras audições, encontro de grupos ou artistas de diferentes universos musicais, encontro da música com outras linguagens e a apresentação de grupos que tenham um trabalho extremamente original e importante.

Além disso, RUMOS MUSICAIS prevê o lançamento de dois CDs, com os artistas convidados que participaram do projeto em 1997 e 1998, e a gravação de um programa que será veiculado pela TV Cultura e pelo site da MTV. RUMOS MUSICAIS é uma realização do Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL.

Rumos Musicais, com o Encontro de Chorões, aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.