O Encontro da Cultura Brasileira, evento realizado pelo Ministério da Cultura e sob a direção de produção de Fred Rossi, teve como objetivo exaltar a miscigenação cultural que constitui a cultura brasileira. Em sua única edição paulistana, o Encontro abordou o tema “Diversidade e Integração”, em lugares de grande relevância no cenário artístico da cidade, tais como: o Museu do Ipiranga, Memorial da América Latina, Itaú Cultural, Estação Júlio Prestes, Museu de Arte Moderna, entre outros.

Ao longo de 5 dias aconteceram exposições, filmes, simpósios, debates e seminários envolvendo nomes como Boris Fausto, Renato Gianini Ribeiro, Roberto Damata, Moacir Scliar, entre outros nomes da academia brasileira. Além de apresentações na rua, em praças públicas, com presença de artistas, como: Alceu Valença, Beth Carvalho, Carlinhos Brown, Dominguinhos, Orquestra Jazz Sinfônica, Zélia Duncan, Zezé Mota, entre outros.

Na abertura, presença destacada do casal Jorge Amado e Zélia Gattai, e contou também com um espetáculo no Memorial da América Latina, trazendo grandes nomes do samba dando destaque para a mulher negra, como: Carmen Santos, Adiel, Margareth Menezes, Áurea Martins, Jovelina Pérola Negra, Mart’nália, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Daúde, entre outras.

O encontro privilegiou um painel contemplando regionalidades e etnias, obras eruditas e manifestações populares em suas variadas formas: Arquitetura, Artes Plásticas, Música, Literatura, Dança, Circo e Teatro.

Jovelina Pérola Negra (Divulgação)
Jovelina Pérola Negra (Divulgação)

Jovelina Pérola Negra participou do Encontro da Cultura Brasileira, em 1997, e a Marra Comunicação realizou a assessoria de imprensa do evento.