Considerado um dos melhores flautistas, Toninho Carrasqueira foi anfitrião de Edson Alves, no mês de agosto, em plena avenida Paulista.
Com o propósito de divulgar compositores e intérpretes de várias vertentes da música brasileira e mostrar a produção na área, o ITAÚ CULTURAL lançou o projeto “RUMOS MUSICAIS”, sob a coordenação de Nelson Ayres. A cada mês, um músico consagrado trazia seus convidados para o palco da SALA AZUL.
As apresentações aconteciam nos finais de tarde de terça-feira, às 18h30, oferecendo uma alternativa para driblar o horário do “rush” na Avenida Paulista. As apresentações eram gratuitas.
TONINHO CARRASQUEIRA
Aclamado pela crítica especializada, o flautista Toninho Carrasqueira é um músico de enorme versatilidade, cujas habilidades com o instrumento passeiam com naturalidade do universo erudito ao popular.
Em uma carreira com centenas de concertos por várias partes do mundo, já dividiu o palco e estúdios de gravação com nomes como: Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal e Arrigo Barnabé, e grupos como: Solistas de Heidelberg, The Tokio All Flute Orquestra, Orquestra de Câmara de Rouen e Jazz Sinfônica de São Paulo, entre muitos outros parceiros.
Considerado um dos melhores flautistas de sua geração, Toninho Carrasqueira já recebeu vários prêmios internacionais: o Primeiro Prêmio de Flauta do Conservatoire de Versailles, a Licence de Concert da École Normale de Musique de Paris e o Prêmio Especial do Concurso Intenacional G. B. Viotti, em Vercelli, na Itália.
Seu trabalho solo pode ser ouvido nos cds: “Maria José e Antônio Carlos Carrasqueira In Concert”, “As Quatro Estações”, “El Canto de Guirahú – Concerto Latino-Americano” e “Toninho Carrasqueira toca Pixinguinha e Pattápio Silva”, trabalho digno dos melhores elogios da crítica.
EDSON ALVES
Com formação em violão clássico, nos anos 70, Edson Alves iniciou sua incursão pela música popular. Participou de vários shows, como instrumentista e arranjador, acompanhando artistas nacionais e internacionais, entre eles: Chico Buarque, Simone, Johnny Alf, João Gilberto, Cartola, Nelson Cavaquinho, Burt Bacharat, Ray Connif e Shirley Bassey. Também fez arranjos para novos valores da MPB: Olodum, Banda Mel, Vânia Bastos.
Seu trabalho pode ser conferido nos três instrumentais que gravou, com arranjos para clássicos da MPB e composições próprias: “Meu Violão Brasileiro”, “Preamar” e “Rádio”, produção independente com apoio do estúdio Voz do Brasil.
Edson Alves integrou a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Mantiqueira, além de fazer arranjos para trilhas e “jingles”.
No espetáculo com Toninho Carrasqueira, dia 25 de agosto, Edson Alves teve o acompanhamento de Edmilson Capeluppi (violão), Proveta (sax/clarinete) e Fred Prince (percussão).
O evento aconteceu no ano de 1998, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.