Considerado um dos melhores flautistas, Toninho Carrasqueira foi anfitrião de Edson Alves, no mês de agosto, em plena avenida Paulista.

Com o propósito de divulgar compositores e intérpretes de várias vertentes da música brasileira e mostrar a produção na área, o ITAÚ CULTURAL lançou o projeto “RUMOS MUSICAIS”, sob a coordenação de Nelson Ayres.  A cada mês, um músico consagrado trazia seus convidados para o palco da SALA AZUL.

As apresentações aconteciam nos finais de tarde de terça-feira, às 18h30, oferecendo uma alternativa para driblar o horário do “rush” na Avenida Paulista. As apresentações eram gratuitas.

 

TONINHO CARRASQUEIRA

Toninho Carrasqueira (divulgação)
Toninho Carrasqueira (divulgação)

Aclamado pela crítica especializada, o flautista Toninho Carrasqueira é um músico de enorme versatilidade, cujas habilidades com o instrumento passeiam com naturalidade do universo erudito ao popular.

Em uma carreira com centenas de concertos por várias partes do mundo, já dividiu o palco e estúdios de gravação com nomes como: Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal e Arrigo Barnabé, e grupos como: Solistas de Heidelberg, The Tokio All Flute Orquestra, Orquestra de Câmara de Rouen e Jazz Sinfônica de São Paulo, entre muitos outros parceiros.

Considerado um dos melhores flautistas de sua geração, Toninho Carrasqueira já recebeu vários prêmios internacionais: o Primeiro Prêmio de Flauta do Conservatoire de Versailles, a Licence de Concert da École Normale de Musique de Paris e o Prêmio Especial do Concurso Intenacional G. B. Viotti, em Vercelli, na Itália.

Seu trabalho solo pode ser ouvido nos cds: “Maria José e Antônio Carlos Carrasqueira In Concert”, “As Quatro Estações”, “El Canto de Guirahú – Concerto Latino-Americano” e “Toninho Carrasqueira toca Pixinguinha e Pattápio Silva”, trabalho digno dos melhores elogios da crítica.

EDSON ALVES

Edson Alves (créditos: João Musa)
Edson Alves (créditos: João Musa)

Com formação em violão clássico, nos anos 70, Edson Alves iniciou sua incursão pela música popular. Participou de vários shows, como instrumentista e arranjador, acompanhando artistas nacionais e internacionais, entre eles: Chico Buarque, Simone, Johnny Alf, João Gilberto, Cartola, Nelson Cavaquinho, Burt Bacharat, Ray Connif e Shirley Bassey. Também fez arranjos para novos valores da MPB: Olodum, Banda Mel, Vânia Bastos.

Seu trabalho pode ser conferido nos três instrumentais que gravou, com arranjos para clássicos da MPB e composições próprias: “Meu Violão Brasileiro”, “Preamar” e “Rádio”, produção independente com apoio do estúdio Voz do Brasil.

Edson Alves integrou a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Mantiqueira, além de fazer arranjos para trilhas e “jingles”.

No espetáculo com Toninho Carrasqueira, dia 25 de agosto, Edson Alves teve o acompanhamento de Edmilson Capeluppi (violão), Proveta (sax/clarinete) e Fred Prince (percussão).

O evento aconteceu no ano de 1998, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.