O Maestro Carlos Eduardo Moreno, formador de jovens talentos na Orquestra Experimental de Repertório (OER), principal orquestra de formação da Fundação do Theatro Municipal de São Paulo, lançou este livro pela CD. G – Casa de Soluções Editora. O livro é um instrumento pedagógico para musicalização de crianças de 0 a 8 anos de idade.

Em 152 páginas, o maestro relata experiências que utilizam o estímulo musical como meio para introduzir de forma lúdica os caminhos da aprendizagem musical no universo infantil. Chamada de Protomusicalização, essa proposta é inspirada na ideia sustentada por ele de que os hemisférios cerebrais participam de uma complexa rede de estímulos ao ouvirmos, escutarmos e tocarmos uma música. Esses estímulos incentivam o gosto para a música clássica em nome de uma educação efetiva e abrangente.
O livro também é ilustrado com 27 aquarelas inéditas que fazem parte do repertório do compositor, maestro e pintor Almeida Prado. O prefácio foi escrito por Clóvis Salgado Contijo, doutor em Filosofia pela Universidade do Chile e Professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Reologia (Faje) de Belo Horizonte.
Esta obra foi publicada no ano de 2015, com a Assessoria de Imprensa da Marra Comunicação.