A cantora e atriz Paula Barbosa lançou seu 1º disco, intitulado “Vem”. O lançamento virtual ocorreu em novembro do ano passado, com grande show no Solar de Botafogo, no Rio de Janeiro, que contou com participações especiais dos atores Bruno Fagundes e Babu Santana.
O álbum, com produção de Diego Dalia, foi gravado no estúdio C4FLAP, em São Paulo, mixado/masterizado por Luís Lopes e lançado de forma independente com distribuição física e digital pela Tratore, além de comercialização online pelo iTUNES.
No seu lançamento como cantora, Paula Barbosa apresentou um trabalho desenvolvido a partir de diferentes influências musicais. Das dez faixas que fazem parte do disco, sete são composições suas e Diego Dalia. As letras abordam temas contemporâneos, como questões políticas, sociais, ambientais, de gênero e raça, provocando reflexão do ouvinte, mas sem deixar de lado, também, assuntos atemporais, como histórias de amor, vivências do cotidiano e questões íntimas da natureza humana.
Entre os estilos musicais que influenciaram na composição das músicas, estão: afrobeat, folk, funk/soul, samba rock, rock, jazz, blues, baião e maracatu. Artistas como James Brown, Tim Maia, Cassiano e George Clinton inspiraram a criação de músicas mais dançantes, assim como Jorge Ben Jor e sua levada contribuíram para outras faixas, que esbanjam sensualidade.
Momentos mais introspectivos, influenciados por nomes como Marina Lima e Marvin Gaye, contribuem para uma textura vintage, também apresentada no disco. Destaca-se também, a reverência a grandes cantoras da música brasileira, pois foram criadas novas versões para obras como Carcará, famosa na voz de Maria Bethânia e Lencinho Querido, eternizada por Dalva de Oliveira. Não faltaram, também, influências de divas do jazz como Nina Simone e Peggy Lee.
Com cuidadosa e criativa produção e direção musical de Diego Dalia, participação de Gabriel Sater e gravado por músicos experientes, o CD revela um importante trabalho na composição dos arranjos, com destaques para os instrumentos de sopro, percussão, bateria e guitarras. Além, claro, de toda a interpretação e personalidade de Paula Barbosa.
Track list do CD – Vem
1 – Vem (Paula Barbosa/Diego Dalia) / 2 – De Tanto (Paula Barbosa/Diego Dalia) / 3 – Sarandá (Paula Barbosa/Diego Dalia) / 4 – Vício (Cissa Bracale) / 5 – Qual é a Cor? (Paula Barbosa/Diego Dalia) / 6 – Cheia de Graça (Paula Barbosa/Diego Dalia) / 7 – Carcará (João do Vale/José Candido) / 8 – Lencinho Querido (J.C. Filiberto e C.G. Peãzola) / 9 – Maldição (Paula Barbosa/Diego Dalia) / 10 – Me Deixe (Paula Barbosa/Diego Dalia)
Ficha Técnica – Vem
Gravado no estúdio C4FLAP, em São Paulo, 2015
Masterização e Mixagem: Luís Lopes
Produção, co-produção e direção musical e arranjos: Diego Dalia
Co-produção nas faixas De Tanto, Sarandá, Vício, Cheio de Graça e Carcará: Filipe Gomes
Músicos:
Filipe Gomes – bateria (todas as faixas);
Wellington Sancho – percussão (faixas 2, 3, 4, 5 e 6);
André Sangiovanni – baixo (todas as faixas);
Igor Seiji – guitarra/violão (faixas 1, 4, 6, 8 ,9 e 10);
Thiago Zanolli – guitarra/violão (faixas 2, 3, 4, 5, 8 e 10);
Gabriel Sater – violão e viola caipira (faixa 7);
Edson Araújo – banjo (faixa 2);
Salomão Soares – acordeom (faixa 7);
Jefferson de Souza – teclado (faixas 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10);
Totty Bone – trombone (faixas 1, 3, 4, 5, 6 e 9);
Daniel Lalleska – trombone (faixas 1, 3, 4, 5, 6 e 9);
Carlinhos Allligator – trompete (faixas 1, 3, 4, 5, 6, 9 e 10);
Elisa Fernandes – violino (faixa 10);
Lucas Cirillo – gaita (faixa 2)
Distribuição: Tratore
Fotografia: Cristina Granato
Arte final: Flavian Arker
Assessoria de Imprensa: Marra Informação e Comunicação
Sobre Paula Barbosa
Formada pela Escola Superior de Artes Célia Helena, Paula Barbosa descobriu o amor pela arte participando de peças amadoras.
Neta do autor Benedito Ruy Barbosa, sempre teve contato com o universo artístico, começando sua carreira no teatro em 2006, realizou diversos trabalhos nessa área e em 2009 fez sua estreia na TV Globo na novela Paraíso, com a personagem Edith.
Em 2012, trabalhou na novela Amor Eterno Amor de Elizabeth Jhin, com a personagem Debora.
Em 2014 encarou um grande desafio com a personagem Gina da novela Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa e direção de Luiz Fernando Carvalho.
Foi indicada ao Prêmio Contigo, ao Prêmio Extra de TV, Prêmio Revista Quem, Prêmio Folha de São Paulo e Prêmio Melhores do Ano do Faustão.
Integrou, recentemente, o elenco da novela I Love Paraisópolis, com a personagem Olga.
O CD foi lançado no ano de 2015, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.