Em sua 12ª edição, o DIA DO DESAFIO mobilizou mais de 50 milhões de pessoas nos 25 países e 3.194 cidades envolvidas no continente americano, no último dia 30. Com o tema ESPORTE POR UMA COMUNIDADE ATIVA, o evento teve um aumento e recorde de participação popular, reforçando-se e solidificando-se como o maior evento de esportes para todos, no mundo. A participação dos cidadãos brasileiros representou 60% do total nas Américas. A proposta do evento é fazer com que as pessoas interrompam as suas atividades rotineiras e pratiquem uma atividade físico-esportiva. Para isso, foi criado o “desafio” entre as cidades.

No Brasil, 1.258 cidades de 22 estados movimentaram aproximadamente 30 milhões de cidadãos. Para alcançar essa expressiva marca, caminhadas, passeios ciclísticos, exercícios nas empresas, jogos, gincanas, recreação para crianças, pessoas da terceira idade e adultos, práticas corporais e esportivas, bailes e aulas de danças, esportes de rua e muitas outras atividades estiveram na programação de todos os municípios participantes e dessa forma, contribuíram para o país superar os números da edição passada.

No confronto entre as cidades venceria aquele que movimentasse o maior número de pessoas percentualmente, em relação à sua população local. São Paulo desafiou Tijuana, do México. Mais de 2 milhões de paulistanos marcaram presença nessa edição e ajudaram São Paulo a “vencer” a cidade mexicana. Para mobilizar as pessoas na capital paulista, o SESC São Paulo e parceiros prepararam um roteiro especial em todas as unidades do SESC, em espaços públicos como parques, praças, escolas e, em empresas, terminais de ônibus e estações de metrô. Em muitos desses locais contou-se com a presença de atletas campeões olímpicos e pan-americanos, como Marcelo Negrão, Janeth Arcain, Ana Moser, Henrique Guimarães, Cadum, entre outros.

Em outros duelos tivemos a cidade de Curitiba com uma mobilização espetacular levando mais de 70% de sua população à prática de atividade física e dessa forma superando a sua desafiante, a cidade de Medellín, da Colômbia. O município do Rio de Janeiro mobilizou quase 1,2 milhões de cidadãos e superou a peruana Arequipa. A capital do Amazonas agitou mais de 30% de sua população, com 1,4 milhões de registros e venceu as cidades de Guarulhos e a mexicana Tepic.

Ao propor o tema ESPORTE POR UMA COMUNIDADE ATIVA no DIA DO DESAFIO 2007, o SESC São Paulo procurou orientar as ações deste movimento e estimular o surgimento de ideias e soluções criativas de motivação para conscientizar e incentivar a prática regular de atividades físicas em beneficio da saúde e bem-estar, promovida por ações comunitárias. Este incentivo foi direcionado, principalmente, no que se refere à cultura esportiva e a atividade física. As cidades participantes receberam o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.

 

HISTÓRICO DO DIA DO DESAFIO

 

O DIA DO DESAFIO é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA). A primeira edição aconteceu em 1995, desde então o SESC São Paulo está à frente da organização do evento nas Américas.

Ao longo desses anos, percebe-se uma evolução significativa no número de envolvidos, assim como o fortalecimento do engajamento de órgãos governamentais ou não na elaboração de suas edições.  De 1996 para cá, o evento teve um excelente crescimento.

O evento aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o SESC São Paulo.