O DIA DO DESAFIO 2008, evento coordenado nas Américas pelo SESC São Paulo teve recorde de participação popular, computando até agora 57.716.487 de pessoas das 3.487 cidades e 22 países do continente participaram do movimento. O sucesso do DIA DO DESAFIO deve-se principalmente ao apoio crescente das mais diversas instituições de ordem pública e privada que tem auxiliado em fazer desse movimento um símbolo de envolvimento pessoal e social, com isso contribuiu para conscientizar e incentivar a comunidade para a prática regular de atividades físicas em prol da saúde e bem-estar.

As 1.427 cidades brasileiras participantes do DIA DO DESAFIO mobilizaram 31.195.130 de cidadãos, o que representa 54,04 % do total de registros no Continente Americano. Para movimentar o maior número de pessoas as unidades do SESC, as diversas Prefeituras, Instituições e associações espalhadas pelo país junto aos parceiros locais, promoveram ao longo do dia 28 de maio, uma série de atividades tais como caminhadas, passeios ciclísticos, jogos e brincadeiras, recreação para crianças, adultos, pessoas da terceira idade, demonstração e vivências de modalidades esportivas tradicionais, como futebol, vôlei, judô e muitas outras atrações, sem contar as atividades realizadas em empresas como a ginástica laboral, entre outras.

No “desafio” entre as cidades, que poderia ser entre dois ou três municípios, sendo “vencedor” a cidade que mobilizasse o maior número percentual da sua população foi o ingrediente para agitar o DIA DO DESAFIO. A competição entre as cidades foi apenas o estímulo à participação.

O DIA DO DESAFIO promoveu disputas acirradas como o “confronto” entre São Paulo contra a cidade equatoriana de Quito. Para se ter uma ideia a capital paulista registrou 23,53% de adesão do número total da população, Quito teve um envolvimento de 23,28% dos seus habitantes. Outra disputa interessante foi entre o Rio de Janeiro e a cidade texana de Houston, 21,23% x 16,50%, favorável aos cariocas. No confronto entre as capitais Porto Alegre versus Manaus, a cidade gaúcha superou a capital do Amazonas, com 60% de apoio dos seus moradores.

Em seu 13º ano no Continente Americano o DIA DO DESAFIO propôs o tema “ESPORTE POR UMA COMUNIDADE ATIVA”, que destacou a importância do esporte para consolidar novos grupos sociais, desencadeando as ações coletivas e atitudes de cooperação e motivou nas pessoas o prazer pela prática da atividade física. O DIA DO DESAFIO que além de legitimar as ações que vêm sendo estimuladas ao longo desses anos tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, reforçando, desta forma, o caráter da educação permanente e da busca constante pela qualidade de vida, tendo em vista, entre outras coisas, a harmonia entre corpo e mente.

 

HISTÓRICO DO DIA DO DESAFIO

 

O DIA DO DESAFIO – uma campanha mundial de incentivo à prática regular da Atividade Física – é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA). A primeira edição aconteceu em 1995, desde então o SESC São Paulo está à frente da organização do evento.

Ao longo desses anos, tem crescido progressivamente a participação da comunidade no DIA DO DESAFIO, assim como o fortalecimento do engajamento de órgãos governamentais ou não na elaboração de suas edições. De 1996 para cá, o evento teve um excelente crescimento.

O evento aconteceu no ano de 2008, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o SESC São Paulo.

Créditos: Acervo SESC