O DIA DO DESAFIO 2009 mobilizou 58.101.526 milhões de pessoas em 23 países e 3.840 cidades das Américas, continente coordenado pelo SESC São Paulo. A ação cumpriu seu objetivo principal que era a conscientização da sociedade para a importância da prática regular da atividade física, em prol da saúde e do bem-estar social.  O movimento no Continente Americano atuou com o slogan “VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO”.

No Brasil, as 1570 cidades inscritas no DIA DO DESAFIO 2009 envolveram 29.338.843 habitantes. Para atingir esse expressivo número as comunidades locais em todo o território nacional promoveram uma extensa programação para estimular seus habitantes. No roteiro havia caminhadas, passeios ciclísticos, exercícios nas empresas e em espaços públicos, jogos, gincanas, recreação para crianças, práticas corporais e esportivas, bailes e aulas de danças, esportes de rua, além das aulas de educação física nas escolas e exercícios nas academias especializadas em ginástica, musculação, etc.

Em muitas cidades brasileiras, o envolvimento da população ultrapassou marcas superiores ou próximas da metade da sua população total. Por exemplo, entre as capitais brasileiras, podemos destacar Palmas, com 68%, Porto Alegre, 59,74%, Fortaleza, 53,83%, Curitiba, 62.25% e Manaus, 48,01%.

 

Desafio entre as cidades

No duelo entre as cidades venceria aquela que tivesse o maior número percentual de habitantes participando do DIA DO DESAFIO. A competição entre as cidades é apenas o estímulo à participação. Neste “desafio”, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Todas as cidades participantes receberam o Troféu Mérito Comunitário pela realização do DIA DO DESAFIO.

Nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes observamos confrontos bem acirrados, como na cidade de São Paulo que superou a cidade de Bogotá da Colômbia por pequena diferença. A capital paulista registrou adesão de 24,68% da população contra 24,53 da capital colombiana.  Em São Paulo, essa porcentagem equivale a participação de aproximadamente 2,7 milhões de pessoas, número acima dos quase 2,6 milhões de 2008.

Para mobilizar as pessoas na capital paulista, o SESC São Paulo e parceiros prepararam um roteiro especial em todas as unidades do SESC, em espaços públicos como parques, praças, escolas e, em empresas, estações de trem e metrô. Em muitos desses locais contou-se com a presença de atletas medalhistas olímpicos, como Maurren Maggi, Fofão e Vanderlei Cordeiro de Lima.

 

HISTÓRICO DO DIA DO DESAFIO

O DIA DO DESAFIO – uma campanha mundial de incentivo à prática regular da Atividade Física – é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA). A primeira edição aconteceu em 1995, desde então o SESC São Paulo está à frente da organização do evento.

Ao longo desses anos, tem crescido progressivamente a participação da comunidade no DIA DO DESAFIO, assim como o fortalecimento do engajamento de órgãos governamentais ou não na elaboração de suas edições. De 1996 para cá, o evento teve um excelente crescimento.

O evento aconteceu no ano de 2009, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o SESC São Paulo.