• Evento na Praça Rosa Alves da Silva (Vila Mariana) terá atividades durante todo o dia, com sessões do espetáculo Bento Batuca e apresentações musicais do grupo Os Capoeira
  • Toda a família poderá interagir com oficinas de dança, pintura, criação de instrumentos e feira de trocas e doação de brinquedos e livros

O Ministério da Cidadania e a Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, apresentam o Cultura na Praça, evento gratuito e aberto em comemoração ao Dia das Crianças. A programação acontece no próprio dia 12 de outubro (sábado), das 9h às 17h30 na Praça Rosa Alves da Silva (Vila Mariana), próximo à estação de metrô Ana Rosa – Linha 1 Azul e 2 – Verde.

Crianças e adultos poderão participar livremente de oficinas e brincadeiras diversas, que acontecem antes das duas sessões do espetáculo Bento Batuca, eleito o Melhor Musical Infantil de 2018, pela APCA e Melhor Trilha Musical Original, do grupo Os Capoeira, pelo 25º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem.

A montagem de Bento Batuca será adaptada para acontecer, pela primeira vez, ao ar livre, convidando o público a embarcar junto com os personagens nessa aventura musical e voltar para casa numa nova pulsação.

Responsáveis pela direção musical do espetáculo, o grupo Os Capoeira, comandado pelos percussionistas Mestre Dalua e Felipe Roseno, farão duas apresentações ao final das sessões de Bento Batuca, fechando os dois períodos do evento, manhã e tarde. As exibições serão pautadas nos ritmos que dão o tom do espetáculo teatral e evento como um todo: Capoeira, Maculelê, Frevo e Samba, em uma celebração da cultura brasileira.

Sempre antecedendo às sessões do espetáculo, o Cultura na Praça terá atividades livres para as crianças e toda a família interagirem juntos, desde cedo. Entre as opções está a Oficina de Dança, que acontece em dois horários, com um instrutor no palco e monitores distribuídos pela praça, propondo uma aula coletiva com ritmos brasileiros como Maculelê, Frevo, Samba e Capoeira.

As atividades seguem ainda com outras opções: Pintando com a Natureza é uma oficina que propõe às crianças encontrarem elementos naturais do ambiente, como folhas, gravetos e flores, para combinarem com tinta guache, papel sulfite, caixas de ovos e pinceis, criando pequenas obras de arte para levarem para casa; Já na oficina livre Confecção de instrumentos, os participantes utilizarão garrafas, latinhas, copinhos e tampinhas para criarem instrumentos musicais, que também poderão ser levados como brinde.

Outras duas divertidas brincadeiras, Arte em Galhos e Lãs convida todos a utilizarem elementos da praça e novelos de lã em várias cores para criarem suas instalações. Já a oficina de Bolha de Sabão Gigante, onde as crianças irão interagir criando enormes bolas de sabão, com varetas, barbantes e sabão atóxico.

O dia ainda reserva espaço para duas atividades completamente livres, para as crianças participarem quantas vezes quiserem. A Amarelinha dos Ritmos substitui os números dos quadrados por ritmos brasileiros, onde o participante tem que dançar o ritmo correspondente a sua posição no jogo.

Outra atividade livre é a Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, incentivando as crianças a trocarem e doarem brinquedos e livros entre elas. A ideia é mostrar que trocar e doar é uma forma divertida e responsável em relação ao consumo, desde a infância.

O Cultura na Praça terá em sua estrutura, além dos espaços para as apresentações, área de alimentação com food trucks e food bikes, banheiros (incluindo acessíveis) e fraldário. É sugerido, também, que o público leve seus alimentos e realize picnics nas áreas de convivência da Praça Rosa Alves da Silva. Serão distribuídas sacolas sustentáveis para a coleta de lixo.

A Oficina de Alegria, proponente do Cultura na Praça, desenvolve projetos pensando no público infantil e suas famílias. O Bloquinho (bloco carnavalesco infantil fundado em 2014), brinca o Carnaval de Rua com eventos a céu aberto e gratuitos, já realizados na própria Praça Rosa Alves da Silva, Praça Victor Civita, área externa do Shopping Eldorado com o evento Carnakids, Virada Sustentável e festas juninas.

Para o teatro infantil, a produtora lançou em 2018 o espetáculo Bento Batuca, idealizado por Flávia Carvalho Doria e Mestre Dalua. Em 2019, a Oficina de Alegria é responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical infantil de bonecos “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.

O Cultura na Praça, apresentado pelo Ministério da Cidadania, com patrocínio da Rede – empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco – compreende oficinas, artes cênicas e música, trazendo elementos da cultura nacional e ocupando espaços públicos da cidade.

Bento Batuca

Bento é um menino que batuca desde neném. Batuca tanto, a ponto de deixar seus pais malucos. Um dia ele recebe uma notícia que faz sua vida virar de ponta-cabeça. O garoto parte, então, numa viagem fantástica em busca da batida do seu coração. Passa pela Bahia, por Pernambuco e pelo Rio de Janeiro e é na Capoeira, no Samba, no Maculelê e no Frevo que reencontra suas origens.

O texto é assinado por Daniela Cury e Mariana Elisabetsky, com direção de Eduardo Leão e Luciana Ramanzini e direção musical do grupo Os Capoeira. O espetáculo tem no elenco Sidney Santiago Kuanza (Bento), Fernando Oliveira (José Carlos, pai do Bento e Guerreiro Maculelê), Lena Roque (Naná, irmã do Bento; Neide, mãe do Bento e Tia Ciata) e Eric de Oliveira (Mestre Besouro e Maestro Nunes).

Os Capoeira

Facebook: Os Capoeira

Instagram: @os.capoeira

 

Liderado pelos percussionistas e capoeiristas Mestre Dalua e Felipe Roseno, Os Capoeira é um movimento fundamentado em um dos maiores pilares de nossa cultura, que é a capoeira e seus desdobramentos.

 

No formato de bloco de carnaval e escola de percussão, o grupo reúne dezenas de alunos capoeiristas e não capoeiristas, que embarcam nessa história de grande riqueza e relevância na formação musical do país. Escolas de samba, o frevo, os blocos de carnaval, o maracatu, o samba de roda e o maculelê foram gerados e protegidos pelos capoeiristas desde o início de sua formação.

 

Inaugurada em 2019, a Casa de Cultura Os Capoeira é um espaço para vivência e propagação de manifestações culturais. Um espaço de 215 m2 com capacidade para até 150 pessoas, com salão de eventos, bar, varanda, biblioteca, sala de atividades e cozinha de apoio para promover: cultura, aprendizado e convivência.

 

A capoeira e a percussão são as principais matrizes do local, que fomentará também outras expressões da dança, música e teatro.

 

Sobre a Oficina de Alegria

Site: http://www.oficinadealegria.com.br/

Facebook: Oficina de Alegra

Instagram: @oficinadealegria

 

A Oficina de Alegria, fundada há 8 anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro fundadores deixaram suas carreiras para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, criar momentos de conexões por meio da alegria, seja para o público ou empresas.

 

Através de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito do carnaval, festas nas ruas e praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com espírito de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria.

 

Sobre a Rede

A Rede é uma das companhias líderes no mercado nacional de meios de pagamento, responsável por credenciamento, captura, transmissão, processamento e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito. Para oferecer serviços cada vez mais focados nas necessidades de seus clientes, a empresa evoluiu seu modelo de negócios para uma plataforma multisserviços que oferece soluções como antecipação de recebíveis, consulta de cheques e disponibilização de terminais, além de captura e processamento de cartões de benefícios (voucher) e de lojas (private label).

 

PROGRAMAÇÃO – CULTURA NA PRAÇA

09h às 10h30: Oficinas de Dança

09h às 11h: Oficinas e Atividades Livres

11h às 12h: Apresentação Teatral Bento Batuca (intervalo oficinas)

12h às 12h30: Apresentação Musical Os Capoeira

INTERVALO

12h às 16h: Oficinas e Atividades Livres

14h às 15h30: Oficinas de Dança

16h às 17h: Apresentação Teatral Bento Batuca (término das oficinas)

17h às 17h30: Apresentação Musical Os Capoeira

* A programação pode ter alterações com 15 minutos de tolerância

* Em caso de previsão de chuva, a data do evento poderá ser alterada

* Em caso de chuva durante o evento, a programação poderá sofrer alterações

 

SERVIÇO – CULTURA NA PRAÇA

Realização: Oficina de Alegria

Apresentado pelo Ministério da Cidadania

Patrocínio: Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco

Local:  Praça Rosa Alves da Silva (Vila Mariana)

Próximo à estação Ana Rosa (linha 1 – azul e 2 – verde do metrô)

Dia: 12 de outubro (sábado)

Horário: Das 09h às 17h30

Classificação etária: Livre

Capacidade: 2500 pessoas

Acessibilidade 

Banheiros, incluindo PNE

Fraldário

Bicicletário

Brigadistas

Ambulâncias

 

Mais informações à imprensa

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Oficina de Alegria

Tel.: (11) 3258-4780 / (11) 4561-6124

Site: https://marracomunica.com.br

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Luiz Lamboglia: luiz@paulomarra.com.br

  • Autor do post: