O Santander patrocina a nova edição do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, um dos principais eventos culturais do calendário brasileiro. A parceria valoriza o acesso à cultura e apoia os debates sobre vários temas para o desenvolvimento da sociedade. A atual temporada é realizada no Teatro Santander, inaugurado na capital paulista no ano passado. Com o tema “Civilização – A sociedade e seus valores”, o  Fronteiras debaterá o momento atual, provocando reflexão sobre a revisão dos valores pessoais e sociais.

Com início no último dia 17 de maio, quarta-feira, quando recebeu o físico italiano Carlo Rovelli, o Fronteiras do Pensamento dá sequencia à sua programação com um debate especial, no próximo dia 7 de junho, quarta-feira. Na ocasião, o filósofo francês Guilles Lipovetsky e o economista brasileiro Eduardo Giannetti vão debater o paradoxo de nossas atuais relações de consumo, que não podem mais ser explicadas somente em função das macroestruturas político-econômicas.

“A civilização do leve, ou que tem só uma aparência de leveza, conjuga três lógicas: a tecnocientífica, a capitalista e a individualista. E estamos apenas no início. Por isso, é preciso dar às pessoas ferramentas para que elas construam uma leveza rica. Passar três horas no shopping é leve, mas é pobre. Uma hora, a leveza vira vazio”, provoca o filósofo francês.

Tal visão parece ecoar no pensamento de Giannetti: “a maioria dos economistas acredita numa noção de progresso e numa convergência entre tecnologia, bem-estar e felicidade. Mas nem todas as coisas desejáveis são compatíveis entre si. Quase sempre, para ter uma delas, você vai ter de abrir mão de outra. O consumo é como uma corrida armamentista: sempre teremos novos e diferenciados objetos de desejo”, afirma o economista mineiro.

O Fronteiras do Pensamento recebe, ainda em junho, no dia 26, o escritor e ativista político israelense Amós Oz. A sequência do ciclo de conferências tem o escritor e jornalista cubano Leonardo Padura (23 de agosto), o economista francês Thomas Piketty (27 de setembro), o historiador britânico Niall Ferguson (25 de outubro), a economista norte-americana Deirdre McCloskey (8 de novembro) e, por fim, a filósofa norte-americana Martha C. Nussbaum (6 de dezembro).

Para mais informações

Assessoria de Imprensa – Banco Santander

Marra Comunicação
Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149
Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br