Após três anos de lançamento do álbum A Gente Ainda Não Sonhou, Carlinhos Brown voltou com força ao mercado fonográfico nacional e lançou, simultaneamente, dois álbuns com canções inéditas, além da turnê Romântico Ambiente, que passou pelas principais capitais do país. Patrocinados pela Natura por meio do Natura Musical, os CDs Diminuto e Adobró, que saíram pela Sony, chegaram às lojas de todo o país com participações especiais.
Produzido por Carlinhos Brown e os produtores associados Alê Siqueira, Beto Neves e Liminha, Diminuto trouxe dez faixas recheadas de sambas, bossas e sons do sertão.
Nesse trabalho, o músico apresentou um som orgânico, marcado principalmente pelo uso de violões, pianos, cordas e algumas percussões mais delicadas. Com quase 100% do repertório autoral, Brown trata nas letras de romantismo, meio-ambiente e do universo sertanejo, sem perder o jogo de palavras e a sonoridade peculiar que já é tão característica no seu trabalho.
Em Diminuto, Brown conta com participações especialíssimas, como a de Chico Buarque que, pela primeira vez, gravou uma participação declamando um texto: Suor Caseiro, de autoria de Brown. O CD conta também com parcerias preciosas: Os Paralamas do Sucesso, na música Verdade, Uma Ilusão, co-produzida por Liminha; o talentoso músico carioca Marcelo Jeneci — que teve seu primeiro CD solo patrocinado esse ano pelo Natura Musical — tocando acordeon em duas faixas; e ainda arranjos de cordas de Jaques Morelenbaum em quatro canções, reafirmando a longa parceria que já celebra trabalhos de sucesso.
Já o álbum Adobró reforça o caráter diversificado de Carlinhos Brown, que ficou conhecido tanto como o criador da Timbalada — e um dos grandes percussionistas do mundo —, mas também como um compositor melódico, como é o exemplo de suas obras em projetos como Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
A simplicidade alegre de Adobró pode ser conferida na música de trabalho desse álbum, a balada Tantinho, lançada na Espanha, durante a participação de Brown em um festival em Madri.
Adobró é uma variação de palavras como adobe ou adobo, que é usada para designar determinado tipo de tijolo ou de construção feita com esse tijolo. Na região Nordeste do país, o termo adobró é também usado para definir as sobras de materiais de construção. É assim que Adobró surge aqui: significando mudança, transformação. Trata-se de um álbum solar, pop, dançante.
Em 11 faixas, o álbum mostra a influência das novas timbragens eletrônicas, o que Carlinhos costuma chamar de uma sonoridade eletrônica artesanal. Para isso, ele convidou para co-produzir o álbum o americano Carl Golembeski, que contabiliza no currículo trabalhos com artistas como Mary J. Blige e Beyoncé. Em Adobró, há ainda as presenças de Mikael Mutti, tecladista, arranjador e produtor baiano, e do argentino Nicolas Guerrieri, na co-produção de algumas faixas, além da participação especial do cineasta espanhol Fernando Trueba, em um texto do letrista, jornalista e produtor musical Carlos Rennó. Diminuto e Adobró foram gravados nos estúdios Ilha dos Sapos, em Salvador, e Cia. dos Técnicos, no Rio de Janeiro, entre maio e agosto de 2010.
O projeto gráfico de ambos os álbuns tem concepção artística do próprio Brown em parceria com o carioca Gualter Pupo que assina, também em parceria com o baiano, o cenário da turnê Romântico Ambiente.
Turnê Romântico Ambiente – O repertório de 21 músicas de ambos os CDs deram origem a dois shows. Também com o patrocínio da Natura, Brown percorreu, inicialmente, teatros de dez cidades brasileiras com o show Romântico Ambiente, onde mostra um repertório pautado principalmente no CD Diminuto, algumas canções do Adobró e hits da sua carreira, em sua voz ou na voz de outros grandes artistas.
‘DIMINUTO’ – FAIXA A FAIXA
- CENTRO DA SAUDADE (Carlinhos Brown, Davi Moraes e Pedro Baby)
Música que abre o CD Diminuto, Centro da Saudade é fruto da parceria com Davi Moraes e Pedro Baby. O refrão do samba que determina “Toma camomila / pó de guaraná / vai lhe botar pilha / venha se deitar…” foi escrito de forma inusitada por Brown em Salvador, após receber um tratamento com camomila nos olhos para relaxar.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown, Davi Moraes, Pedro Baby e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, bongô pintado, pandeiro e wood guiro
Gordinho – surdo
Marcelinho Moreira – pandeiro, repique de anel, ganzá e tamborim
Mauro Diniz – cavaco
Pedro Baby – violão
Davi Moraes – violão
- MÃOS DENHAS (Carlinhos Brown)
Participação especial: Chico Buarque
A iniciação musical do então garoto Antonio Carlos Santos de Freitas começou nos terreiros de candomblé através do seu Mestre Pintado do Bongô, não só utilizando-se da linguagem rítmica percussiva, mas da valorização da melodia e da canção. Mãos Denhas é um sambolero que resgata essa influência melódica e traz a presença ilustre de Chico Buarque que, pela primeira vez, grava uma participação declamando um texto – Suor Caseiro, de autoria de Brown.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown, Pedro Baby, Jaques Morelenbaum e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, bongô, clave e tumbadora
Jaques Morelenbaum – violoncello
Alberto Continentino no contrabaixo acústico
Antonella Pareschi, Eduardo Hack e Glauco Fernandes – Violinos
Jesuína Passaroto – viola
Luís Filipe de Lima – violão de sete cordas
Pedro Baby – violão
Mauro Diniz – cavaco
- ROMÂNTICO AMBIENTE (Carlinhos Brown)
Em contraponto com os ensinamentos do terreiro de candomblé, outra influência de Brown foram as músicas de George Gershwin, Cole Porter e Duke Ellington que lhe chegaram, sobretudo, através dos filmes de televisão. “Eu gostava muito daquilo que não era o terreiro de candomblé que eu ouvia quase todos os dias e comecei a me interessar pelo espetáculo porque eu gostava também daquela coisa suave”, diz Brown.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Beto Neves
Arranjos – Carlinhos Brown e colaboração dos músicos participantes
Arranjo de cordas – Carlinhos Brown e Mikael Mutti
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, chimes, congas, bateria e Bells
Ldson Galter – baixo acústico
César Mendes – violão
Mikael Mutti – piano
Rowney Scott – sax soprano
Cicinho de Assis – acordeon
Raul Bermudes, Guilherme Teixeira e Dilson Carneiro – violinos
Margareth Cichilova e Nataly do Vale – viola
Djalma Nascimento e Maurício Kovalski – violoncelo
- TARA (Carlinhos Brown)
Representante da autêntica música romântica brasileira, Tara é um lugar entre o jazz e o pagode brasileiro.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, ganzá, caixa de fósforos e keyboard
Alberto Continentino – contrabaixo
Antonella Pareschi – violino
David Feldman – piano
Gabriel Improta – violão
Marcelinho Moreira – tantan, repique de mão, tamborim e ganzá
Marcelo Costa – bateria
Mauro Diniz – cavaco
- VELEIROS NEGROS (Carlinhos Brown)
Em Veleiros Negros, destaca-se o violão de Gabriel Improta que interpreta, a pedido de Brown, um tema que evoca o universo nordestino, num misto de xote com música celta e moura, elementos sempre muito presentes no trabalho de Brown.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown
Arranjos – Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, chimes, tumbadoras, triângulo, caxixi, ganzá, temple block, quinto e assovio
Alberto Continentino – contrabaixo
David Feldman – piano
Gabriel Improta – violão
Jaques Morelenbaum – quarteto de violoncelos
Marcelo Costa – bateria
- VOCÊ MERECE SAMBA (Carlinhos Brown)
Inicialmente criada para a trilha do filme Capitães da Areia, de Cecília Amado, Você Merece Samba foi inspirada no romance entre Dora e Pedro Bala, personagens da história de Jorge Amado. Primeira música de trabalho do CD, a faixa seis do álbum é uma declaração de amor, traduzida em versos como “Você não merece sofrer, merece samba” e “Você não merece ilusão, merece beijo”.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, pandeiro e assovio
Alberto Continentino – contrabaixo
David Feldman – piano
Gabriel Improta – violão
Gordinho – surdo e tamborim
Jaques Morelenbaum – violoncello
Luís Filipe Lima – violão de sete cordas
Marcelinho Moreira – pandeiro, repique de anel, ganzá e tamborim
Marcelo Costa – bateria
Mauro Diniz – cavaco
Zé Roberto Lourenço, Jurema Lourenço e Jussara Lourenço – coro
- VERDADE, UMA ILUSÃO (Carlinhos Brown, Marisa Monte e Arnaldo Antunes)
Participação especial: Os Paralamas do Sucesso
O reggae Verdade, Uma Ilusão, remonta neste disco à parceria de Brown com Os Paralamas do Sucesso, na execução da música, e com os “tribalistas” Arnaldo Antunes e Marisa Monte, na autoria da composição. A co-produção da faixa ficou a cargo do experiente Liminha. O arranjo-base é assinado por Brown e Os Paralamas do Sucesso e o arranjo de sopros, por Brown e Júnior Maceió.
Ficha técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Liminha
Arranjos – Carlinhos Brown e Os Paralamas do Sucesso
Músicos:
Carlinhos Brown – voz e guitarra
Bi Ribeiro – baixo
Herbert Vianna – guitarra
Liminha – violão
João Barone – bateria
Júnior Maceió e Nogueira – sax alto
Marcelus Leone – sax tenor
Hugo San Boné – trombone
João Teoria – trompete
Ivan Huol – vibrafone
- PESTANEJA (Carlinhos Brown)
A aura nordestina aparece mais uma vez no Diminuto com Pestaneja, traduzindo a simplicidade e o romantismo do povo sertanejo, tanto na melodia quanto na letra.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, guitarra, triângulo, engate de CPU, casco de violão e arame
Marcelo Jeneci – acordeon e fender rhodes
Gerson Silva – violão de aço e violão de nylon
Ronaldo Borges – baixo
- LADY MY MOON (Carlinhos Brown e Don Pi)
A balada Lady My Moon foi composta em parceria com Don Pi nos anos 1980 e agora volta com a utilização de alguns discretos efeitos eletrônicos, mas a intenção desta música sintetiza talvez a tônica de todo o disco: falar de amor. Em Lady My Moon, Brown evoca também a influência de grandes soul men brasileiros, como Michael Sullivan e Hyldo.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, afoxé, congas, bateria eletrônica, teclados e chimes
Alberto Continentino – contrabaixo
David Feldman – piano
Gabriel Improta – violão
Marcelo Costa – bateria
- VI, VOOU (Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes)
A musicalidade do Nordeste brasileiro marca também a faixa de encerramento do álbum, Vi, Voou. Inicialmente, criada para um espetáculo de Zé Celso Martinez Correa sobre Euclides da Cunha, a música ganhou novo texto em parceria com Arnaldo Antunes. A letra foi composta de forma tão espontânea quanto um repente, com Brown e Arnaldo fazendo um verso cada um.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Alê Siqueira
Arranjos – Carlinhos Brown e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, guitarra, flauta pífano, lata, congas e triângulo
Marcelo Jeneci – acordeon e piano de armário
Gerson Silva – violão
Ronaldo Borges – baixo
‘ADOBRÓ’ FAIXA A FAIXA
- ADOBRÓ (Carlinhos Brown)
Vinheta percussiva Adobró sem letra. Aqui a percussão é voz principal, solista, não apenas base para a canção. Adobró serve como abertura para a próxima música do álbum.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown
Músicos:
Carlinhos Brown – timbau e timbau lide, keyboards, tamborim e surdo virado
Marquinhos – rubbernose, surdo virado, tamborim e timbau
Élber – timbau, surdo virado e tamborim
Dedé Reis – timbau, surdo virado e tamborim
Danilo – timbau
- ODÔ AMIN (Carlinhos Brown)
Escrita com resquício do que Brown chamou de iorubaiano, língua e linguagem africana que ainda resiste na cultura baiana, em Odô Amin, que em iorubá significa “Saúdo a todos”, Brown faz o mesmo resgate do samba brasileiro, que tem sua raiz cultural no candomblé e na miscigenação das nossas origens. Na música, uma espécie de reza, o artista homenageia seu mestre Pintado do Bongô; o criador do samba-reggae e líder do Olodum, Neguinho do Samba; além de Vadinho Ferramenta, Prego e Cláudio de Claudionor.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, guitarra, agogô, wood block, cuíca, conga, afoxê, keyboards, baixo synth e percussão vocal
Carl Golembeski – programação de timbres, gravação de base e original samplers
Mikael Mutti – piano, pads, original samplers e djembê digital
Célia – Voz incidental
- AGORA I LOVE YOU (Carlinhos Brown e Carl Golembeski)
Participação especial: Tabetha Dandy
Mistura da rumba latina com pegada funk-pop. A letra composta por Brown e Carl Golembeski, em inglês, traz no vocal Tabetha Dandy, que faz os vocais de Mary J. Blige. Carlinhos Brown toca baixo, bumbos, bateria eletrônica, percussões e alguns teclados.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, guitarra, violão de aço, congas, cowbells, triângulo, língua de aço, baixo, cáscara, percussão vocal, drum machine, piano acústico e keyboards
Carl Golembeski – produção vocal, programação de timbres e original samplers
Tiffany Palmer and Tiffany Smith – vocais
Mikael Mutti – pads, violão synth, klavinet e original samplers
Didi Gutman – piano acústico
- DESDE (Carlinhos Brown, Alain Tavares, Carlos Rennó)
Participação especial: Fernando Trueba
Romantismo e poesia se encontram em Desde, escrita em parceria com Alain Tavares. A balada alegre e festiva apresenta o jeito brasileiro de viver e sua tendência fácil para se apaixonar. Nessa canção, há a participação especial de Fernando Trueba, declamando um texto de Carlos Rennó.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown e Mikael Mutti
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, violão acústico, beat Box, drum machine, surdo virado, hi hat, triângulo, pandeirola, keyboards, Tenori-on e cowbells
Carl Golembeski – TR808 e programação de timbres
Abará – rubbernose e surdo virado
Danilo – congas
Dedé Reis – surdo virado e pandeirola
Élber – timbales e surdo virado
Mikael Mutti – Rhodes e original samplers
Paulinho Rocha – bateria acústica
Ronaldo Borges – baixo
- TERRA VIVA (Carlinhos Brown)
A consciência ambiental é um tema recorrente nos trabalhos de Brown. Aqui, ela é representada na canção Terra Viva, que faz paralelos entre o Saara e o Nordeste do Brasil. O artista defende que as forças desconhecidas da natureza podem nos trazer conforto e que podemos retomar o mundo ao melhor que ele pode nos oferecer. O pai do artista, seo Bororó, participa nos incidentais da canção.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown e colaboração dos músicos participantes
Músicos:
Carlinhos Brown – vozes levada campanas, torpedo, xequerê e keyboards
Carl Golembeski – programação de timbres e original replace
Abará – rubbernose
Danilo – congas
Dedé Reis – surdo virado
Élber – timbales
Gerson Silva – violões
Júnior Maceió – sax barítono
Mikael Mutti – escaleta e original samplers
Miguel Freitas – hi hat
Renato Bororó – voz incidental
Keila, Danilo, Dedé Reis, Abará e Élber – coro da energia
- BAHIOKA FUNK (Carlinhos Brown e Mr. Catra)
Participação especial: Mr. Catra e Mariana Souza
As batidas quebradas e suingadas do funk carioca são a tônica dessa música. Trata-se de uma canção feita para festejar, para dançar e se divertir. E nada melhor do que trazer nomes da cena carioca para participar dessa faixa, como os funkeiros Mr. Catra e Mariana Souza. É uma autêntica representação do que hoje se dança no Brasil.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, triângulo, garrafa, repique, cáscara, drum machine, baixo, baixo eletrônico, pianola, keyboards e percussão vocal
Carl Golembeski – programação de timbres, TR808, TB 303 e composição de baixo
Mikael Mutti – keyboards e original samplers
- TANTINHO (Carlinhos Brown)
Balada romântica, com proposta simples de música pop, a cara do verão baiano. Meiga e, ao mesmo tempo, forte, Tantinho — música de trabalho desse álbum — exprime a felicidade do amor e do encontro. A música exalta a qualidade dos músicos que tocam com Brown, como Ronaldo Borges e Paulinho Rocha.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, guitarra, bateria, pandeiros, keyboards, ganzá e torpedo
Carl Golembeski – keyboards e produção vocal
Abará – rubbernose
Danilo – congas
Dedé Reis – surdo virado
Élber – timbales
Gerson Silva – violão
Mikael Mutti – Rhodes, pades, klavinet e original samplers
Amokashi – teclados
Ronaldo Borges – baixo
Tiffany Palmer – vocais
- AMOR TOMORROW (Carlinhos Brown)
Produzida juntamente com o argentino Nicolas Guerrieri, conta com Jaques Morelembaum e seu inseparável cielo, e o teclado do baiano Mikael Mutti. O desejo de que o amor esteja sempre presente e seja futuro é a mensagem da canção.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Nicolas Guerrieri
Arranjos – Carlinhos Brown
Músicos:
Carlinhos Brown – drum machine, sementes, voz, violão de aço, bells, vibrafone, keyboards, baixo, afuchê, chimes, mar do buracão e percussão vocal
Jaques Morelenbaum – cello
Pedro Baby – violão de aço
Zé Roberto Lourenço – vocais
Jurema Lourenço – vocais
Jussara Lourenço – vocais
- YARAHÁ (Carlinhos Brown)
Participação especial: Os Paralamas do Sucesso
Com participação de Os Paralamas do Sucesso e produção de Liminha, traz Brown nas guitarras saudando Yemanjá, a rainhas das águas. O trio baiano formado por Ana Mametto, Cris Bellare e Amanda Santiago compõe os vocais.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, guitarra intro e base, vibrafone, tubaque, bongô, garrafa, timbales e octobans
Herbert Vianna – guitarra base e solo
Bi Ribeiro – baixo
João Barone – bateria
Liminha – violão e guitarra
Amanda Santiago – vocais
Cris Bellare – vocais
Ana Mametto – vocais
- TASTATÁ (Carlinhos Brown)
Um convite para começar uma grande festa. Essa é a proposta da canção que tem arranjos de Mikael Mutti e Gerson Silva. O sopro que embala o final da música foi composto por Junior Maceió em parceria com Brown.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown, Mikael Mutti e Carl Golembeski
Arranjos – Carlinhos Brown, Gerson Silva e Júnior Maceió
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, baixo, guitarras, congas, drum machine, percussão vocal, agogô, cano, berimbau, pandeiro, reco-reco, solo de quinto, clave de ferro e keyboards
Carl Golembeski – original replace
Gerson Silva – guitarra intro
Hugo San – trombone
João Teoria – trompete
Júnior Maceió – sax alto e barítono
Marcelus Leone – sax tenor
Nogueira – sax alto
Mikael Mutti – Rhodes, lead, pads e original samplers
Amokashi – Rhodes, lead
Paulinho Rocha – hi hat e caixa
- EARTH MOTHER WATER (Carlinhos Brown e Alain Tavares)
Novamente Brown aborda assuntos que envolvem a consciência ambiental. Embora de uma forma festiva, ele alerta para o fato de que ainda há chances de reverter-se alguns processos ruins provocados pelo homem ao ecossistema.
Ficha Técnica:
Produção Musical – Carlinhos Brown e Beto Neves
Arranjos – Carlinhos Brown
Músicos:
Carlinhos Brown – voz, bateria, piano, guitarra, keyboards e percussão vocal
Alfredo Moura – keyboards
Julio Medeiros – guitarra
Luanda Lynch – vocais
O evento aconteceu no ano de 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Natura Musical.
Créditos: Melinda Lerner