A Escola Panamericana de Arte foi representante oficial de três renomados festivais internacionais de Publicidade e Design. Além de Exposições dos trabalhos premiados do Art Directors Annual Awards (com a Escola há 3 anos) e The One Show Awards (há 2 anos), a Escola passou também a promover no país a maior e mais tradicional de todas elas: Clio Awards Festival. Em parceria com a Revista About, a Escola realizou a Exposição Clio in Brazil, na Unidade Groenlândia, em São Paulo.

O maior destaque do Clio deste ano foi a promoção da primeira competição específica de Design para Publicidade. O júri de Design, liderado por David Turner, da Turner Duckworth de São Francisco e Londres distribuiu 6 premiações de ouro, 9 de prata e 10 de bronze. A Mostra apresentou os 221 trabalhos premiados do evento deste ano nos Estados Unidos.

O festival anual mais antigo do gênero (a edição deste ano foi a de número 41) premiou a excelência na Publicidade mundial nas áreas de TV, Impressos, Outdoors, Rádio, Mídia Integrada, Design, Web Sites e trabalhos de estudantes, com estatuetas de ouro, prata ou bronze. Os trabalhos serão expostos em painéis e em vídeo (no caso dos filmes para TV e Cinema e Mídias Interativas).

Os três grandes premiados receberam Ouro no Grand Clio. Foram eles: na categoria Interactive – Fresh Approach foi para a ARNOLD Communications (EUA), pelo trabalho realizado para a Volkswagen;  na categoria TV/ Cinema – Bebidas Alcoólicas, venceu Whassup True, trabalho da DDB Chicago (EUA) para a Budweiser; e na categoria Print – Campanha Nacional, o Grand Clio foi para The Pot of Brushes – The Lighter – The Storm Lantern trabalho da DDB Paris (França) para a Volkswagen.

67 países participaram do festival. Dez agências brasileiras concorreram no Clio, totalizando 109 inscrições. Destes trabalhos, 12 foram premiados, de três agências. São elas: ALMAP/ BBDO (2 Ouro e 1 Bronze), DM9 DDB (1 Ouro, 1 Prata e 5 Bronze) e F/Nazca (1 Ouro e 1 Bronze). O Brasil foi representado também no corpo de jurados por três profissionais: Bob Gebara, da Thunder House/ São Paulo e Luiz Vieira, da Standard, Ogilvy & Mather/ Rio de Janeiro (jurados do Clio Awards Interactive) e Fabio Fernades, da F/Nazca/ São Paulo (jurado de TV & Radio).

Premiados brasileiros do Clio

Agência Mídia Prêmio Categoria Cliente/ Produto
ALMAP/ BBDO TV/ Cinema Ouro Orçamento menor que

U$ 20.000

Volkswagen
ALMAP/ BBDO TV/ Cinema

Ouro

Institucional Volkswagen
ALMAP/ BBDO Impressos Bronze Promoção de Mídia Revista da Criação
DM9 DDB Mídia Interativa Ouro Banners com 15k ou menos UOL
DM9 DDB Impressos Bronze Bebidas não alcoólicas Leite Parmalat
DM9 DDB Impressos Bronze Bebidas não alcoólicas Leite Parmalat
DM9 DDB Pôster Bronze Promoção de

Entretenimento

MASP
DM9 DDB Pôster Bronze Produtos Alimentícios Ketchup Parmalat
DM9 DDB Impressos Prata Produtos Alimentícios Ketchup Parmalat
DM9 DDB Pôster Bronze Campanha Local Budweiser
F/NAZCA TV/ Cinema Bronze Automotivos T-Line Toyota
F/Nazca Impressos Ouro Campanha Nacional Fundação SOS Mata Atlântica

 

CLIO – O nome Clio vem de uma das nove musas na mitologia grega: ela era a historiadora, aquela que divulgava e celebrava realizações. O Clio Awards foi fundado em 1959 por Wallace Ross. A partir de 1965, a premiação, originalmente focada à produção norte-americana, passou a reconhecer também trabalhos internacionais. Hoje em dia o Clio permanece como o maior e mais famoso prêmio de Publicidade do mundo, com mais de 18 mil trabalhos submetidos por agências em 59 países. O júri deste ano reuniu 29 jurados de 24 países e o Clio mantém uma rede de representantes em 39 países do mundo (a representante brasileira é a Escola Panamericana de Arte). O processo de escolha é realizado da seguinte forma: os membros do júri registram suas notas imediatamente após verem, ouvirem ou lerem os trabalhos. As notas são divididas pelo número exato de membros do júri. Como ouro, prata e bronze são atribuídos aos trabalhos que atingirem uma nota mínima, por esse formato de julgamento, podem existir casos como vários premiados em ouro e bronze numa categoria e nenhum em prata, por exemplo.

O evento aconteceu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.