A Escola Panamericana de Arte foi representante oficial de três renomados festivais internacionais de Publicidade e Design. Além de Exposições dos trabalhos premiados do Art Directors Annual Awards (com a Escola há 3 anos) e The One Show Awards (há 2 anos), a Escola passou também a promover no país a maior e mais tradicional de todas elas: Clio Awards Festival. Em parceria com a Revista About, a Escola realizou a Exposição Clio in Brazil, na Unidade Groenlândia, em São Paulo.
O maior destaque do Clio deste ano foi a promoção da primeira competição específica de Design para Publicidade. O júri de Design, liderado por David Turner, da Turner Duckworth de São Francisco e Londres distribuiu 6 premiações de ouro, 9 de prata e 10 de bronze. A Mostra apresentou os 221 trabalhos premiados do evento deste ano nos Estados Unidos.
O festival anual mais antigo do gênero (a edição deste ano foi a de número 41) premiou a excelência na Publicidade mundial nas áreas de TV, Impressos, Outdoors, Rádio, Mídia Integrada, Design, Web Sites e trabalhos de estudantes, com estatuetas de ouro, prata ou bronze. Os trabalhos serão expostos em painéis e em vídeo (no caso dos filmes para TV e Cinema e Mídias Interativas).
Os três grandes premiados receberam Ouro no Grand Clio. Foram eles: na categoria Interactive – Fresh Approach foi para a ARNOLD Communications (EUA), pelo trabalho realizado para a Volkswagen; na categoria TV/ Cinema – Bebidas Alcoólicas, venceu Whassup True, trabalho da DDB Chicago (EUA) para a Budweiser; e na categoria Print – Campanha Nacional, o Grand Clio foi para The Pot of Brushes – The Lighter – The Storm Lantern trabalho da DDB Paris (França) para a Volkswagen.
67 países participaram do festival. Dez agências brasileiras concorreram no Clio, totalizando 109 inscrições. Destes trabalhos, 12 foram premiados, de três agências. São elas: ALMAP/ BBDO (2 Ouro e 1 Bronze), DM9 DDB (1 Ouro, 1 Prata e 5 Bronze) e F/Nazca (1 Ouro e 1 Bronze). O Brasil foi representado também no corpo de jurados por três profissionais: Bob Gebara, da Thunder House/ São Paulo e Luiz Vieira, da Standard, Ogilvy & Mather/ Rio de Janeiro (jurados do Clio Awards Interactive) e Fabio Fernades, da F/Nazca/ São Paulo (jurado de TV & Radio).
Premiados brasileiros do Clio
Agência | Mídia | Prêmio | Categoria | Cliente/ Produto |
ALMAP/ BBDO | TV/ Cinema | Ouro | Orçamento menor que
U$ 20.000 |
Volkswagen |
ALMAP/ BBDO | TV/ Cinema |
Ouro |
Institucional | Volkswagen |
ALMAP/ BBDO | Impressos | Bronze | Promoção de Mídia | Revista da Criação |
DM9 DDB | Mídia Interativa | Ouro | Banners com 15k ou menos | UOL |
DM9 DDB | Impressos | Bronze | Bebidas não alcoólicas | Leite Parmalat |
DM9 DDB | Impressos | Bronze | Bebidas não alcoólicas | Leite Parmalat |
DM9 DDB | Pôster | Bronze | Promoção de
Entretenimento |
MASP |
DM9 DDB | Pôster | Bronze | Produtos Alimentícios | Ketchup Parmalat |
DM9 DDB | Impressos | Prata | Produtos Alimentícios | Ketchup Parmalat |
DM9 DDB | Pôster | Bronze | Campanha Local | Budweiser |
F/NAZCA | TV/ Cinema | Bronze | Automotivos | T-Line Toyota |
F/Nazca | Impressos | Ouro | Campanha Nacional | Fundação SOS Mata Atlântica |
CLIO – O nome Clio vem de uma das nove musas na mitologia grega: ela era a historiadora, aquela que divulgava e celebrava realizações. O Clio Awards foi fundado em 1959 por Wallace Ross. A partir de 1965, a premiação, originalmente focada à produção norte-americana, passou a reconhecer também trabalhos internacionais. Hoje em dia o Clio permanece como o maior e mais famoso prêmio de Publicidade do mundo, com mais de 18 mil trabalhos submetidos por agências em 59 países. O júri deste ano reuniu 29 jurados de 24 países e o Clio mantém uma rede de representantes em 39 países do mundo (a representante brasileira é a Escola Panamericana de Arte). O processo de escolha é realizado da seguinte forma: os membros do júri registram suas notas imediatamente após verem, ouvirem ou lerem os trabalhos. As notas são divididas pelo número exato de membros do júri. Como ouro, prata e bronze são atribuídos aos trabalhos que atingirem uma nota mínima, por esse formato de julgamento, podem existir casos como vários premiados em ouro e bronze numa categoria e nenhum em prata, por exemplo.
O evento aconteceu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.