Mostra “França: Animada e Fantástica” e o festival Fantaspoa estão entre as atrações do mês
O Cine Farol Santander apresenta, em abril, uma programação toda voltada para o cinema fantástico, um dos mais aclamados na atualidade. Com duas atrações e 18 filmes, os espectadores terão um mês de abril fantástico na capital gaúcha.
França: Animada e Fantástica
Entre os dias 2 e 14 de abril, será exibida uma coletânea de filmes fantásticos produzidos no formato de animação, com diferentes tramas e histórias. Além do gênero e da categoria, os filmes têm mais um ponto em comum: a nacionalidade. Todas as animações são francesas, o que traz a oportunidade de um intercâmbio cultural entre Brasil e França, oferecendo um conhecimento aprofundado do que foi produzido no cinema animado francês ao longo das últimas quatro décadas, com filmes desde 1980 até 2020.
Dentre os oito filmes, estão: “O Pequeno Vampiro”, de Joann Sfar, “O Quadro”, de Jean-François Laguionie, “O Rei e o Pássaro”, de Paul Grimault, “Kirikou e a Feiticeira”, de Michel Ocelot, “A Fantástica Viagem de Marona”, de Anca Damian, “A Viagem do Príncipe”, de Jean-François Laguionie, “Yakari”, de Toby Genkel, Xavier Giacometti e “A Menina Sem Mãos”, de Sébastien Laudenbach.
De 2 de abril até 1º de maio serão exibidos, de terça a domingo, dois filmes por dia, nos horários de 15h e 17h30 – consulte programação abaixo. A mostra conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français.
Programação especial
No dia 9 de abril, a programação é especial e complementar a exposição Sioma Breitman, o retratista de Porto Alegre. O destaque é o “Cine Jornal Aurora”, coleção de curtas-metragens documentais em 16mm realizados por Sioma em 1932, quando morava em Santa Maria. A exibição será seguida por uma palestra com os professores Glênio Póvoas e Carlos Gerbase, sobre a obra cinematográfica de Sioma Breitman.
Recuperados pela Cinemateca Brasileira, graças ao trabalho de pesquisa do professor Glênio Póvoas, estes filmes registram diferentes aspectos da cidade do interior gaúcho, como eventos sociais, manobras militares e viagens de passeio até o litoral.
A presença na sessão especial Cine Jornal Aurora é garantida mediante uma inscrição prévia, que consta no link https://forms.gle/3ugAm2nx6KBZjEje6.
Mais tarde, ocorrerá a sessão do filme “O Pesadelo do Xamã”, que fez parte da programação de março do Cine Farol Santander, comentada por Cris Takuá, licenciada em filosofia pela UNESP.
FANTASPOA 2022
Na segunda quinzena de abril, o Cine Farol Santander exibe 10 longas-metragens que fazem parte da programação do Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre – Fantaspoa 2022, o maior festival de cinema fantástico da América Latina.
Dos dez filmes, nove deles serão exibidos pela primeira vez no Brasil. “Morto com Glória”, de Marcela Matta e Mauro Sarser, “Bashira”, de Fong Nickson, “O Coração da Lua”, de Aldo Salvini, “Cinema do Sono”, de Jeffrey St. Jules, “Parque das Almas”, de Illés Horváth e Róbert Odegnál, “Duas Bruxas”, de Pierre Tsigaridis, “Hotel Poseidon”, de Stefan Lernous, “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry, “Mascarando Limites”, de Johannes Grenzfurthner e “A Caminho de Casa”, de Sebastian Godwin são os longas escolhidos para exibição no Cine Farol Santander.
O Fantaspoa acontece entre 15 de abril e 1º de maio, simultaneamente em cinco espaços de exibição em Porto Alegre. Parte da programação também estará disponível na plataforma Darkflix/Würlak. No Cine Farol Santander serão exibidos dois longas por dia, de terça a domingo, também nos horários das 15h e 17h30 – consulte programação abaixo.
SINOPSES E DESCRIÇÕES:
FRANÇA: ANIMADA E FANTÁSTICA
O Pequeno Vampiro, de Joann Sfar.
O pequeno vampiro vive em uma casa assombrada com um alegre bando de monstros, mas está terrivelmente entediado… Faz 300 anos que ele tem 10 anos de idade, então os navios piratas e o clube de cinema já não são divertidos há muito tempo. Seu sonho? Ir à escola e fazer amigos. Mas seus pais não veem as coisas dessa maneira, o mundo exterior é muito perigoso. Acompanhado de Fantomate, seu fiel bulldog, o Pequeno Vampiro sai sorrateiramente do casarão, determinado a conhecer outras crianças.
2020. França. Classificação Indicativa: Livre.
O Quadro, de Jean-François Laguionie
Um quadro inacabado mostra um castelo cercado por um jardim. Lá vivem três tipos de personagens: os “Todopintados”, que já estão totalmente pintados, se julgam superiores e detêm o poder; os “Pelametades”, com pequenos detalhes sem tinta; e os “Rabiscos”, que são apenas esboços, sofrendo o desprezo e a violência dos primeiros. Ramô, um dos “Todopintados”, apaixonado por Claire, uma “Pelametade”, se junta a outros personagens inconformados com a situação, e sai do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho e restaure a harmonia no universo da pintura.
2011. Bélgica, França, Suíça. Classificação Indicativa: Livre.
O Rei e o Pássaro, de Paul Grimault
No mundo dos desenhos animados, há um reino chamado Taquicardia. Nele, o rei é muito vaidoso, caprichoso, um tanto quanto cruel e, mesmo tendo uma péssima pontaria, adora cometer a crueldade que é caçar passarinhos. Como todo rei, ele também tem um bando de súditos falsos que o vivem bajulando e fazendo de tudo para que as vontades de Sua Ignorante Majestade sejam cumpridas em todos os detalhes. Mas, durante uma enigmática noite, as estátuas e os personagens dos retratos do Rei ganham vida e se divertem pelo castelo e pelo mundo a sua volta.
1980. França. Classificação Indicativa: Livre.
Kirikou e a Feiticeira, de Michel Ocelot.
Exemplar sofisticado da animação europeia contemporânea, este desenho animado traz o fascínio da tradição africana numa história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia. Baseado num conto da África Ocidental sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira contra a qual o pequeno Kirikou luta para preservar sua aldeia das forças do mal. Um gênero inovador, oposto aos estúdios Disney, com imagem e música originais.
1998. França, Luxemburgo. Classificação Indicativa: Livre.
A Fantástica Viagem de Marona, de Anca Damian
Marona é uma cachorrinha que, após passar por um acidente, começa a relembrar os diferentes donos que amou incondicionalmente. Com sua empatia infalível, ela conquistou cada um dos lares em que viveu, levando leveza e inocência.
2019. Bélgica, França, Romênia. Classificação Indicativa: Livre.
A Viagem do Príncipe, de Jean-François Laguionie
Em um mundo inteiramente governado por macacos, um príncipe sobrevive a uma longa travessia pelo mar. Ele desembarca numa praia desconhecida e conhece o jovem Tom. A aventura dele pelo novo mundo misterioso está apenas começando.
2019. França, Luxemburgo. Classificação Indicativa: Livre.
Yakari, de Toby Genkel, Xavier Giacometti
Como a migração de sua tribo é iminente, Yakari, o pequeno Sioux, parte para o desconhecido para seguir o rastro do Pequeno Trovão, um mustang com fama de ser intransponível. No caminho, Yakari terá um encontro mágico com a Grande Águia, seu animal totem, do qual receberá uma pena soberba… e um dom incrível: a capacidade de falar com os animais. Sozinho pela primeira vez, sua busca o levará através das planícies, para o território dos terríveis caçadores de pele de puma.
2020. Bélgica, França, Alemanha. Classificação Indicativa: Livre.
A Menina Sem Mãos, de Sébastien Laudenbach
Uma família, passando por dificuldades financeiras, vende sua filha para o demônio. Sua pureza a protege, mas não impede que ele lhe impute um grande castigo: tenha as suas mãos amputadas.
2016. França. Classificação Indicativa: Livre.
Sessão Especial Comentada:
O Pesadelo do Xamã
The Shaman’s Nightmare, de Natalie Halla, Documentário, 2021, Áustria, 76 minutos. Classificação Indicativa: Livre.
Uma viagem cinematográfica muito pessoal para quatro povos indígenas e seus xamãs inesperadamente se transforma em um empolgante testemunho da luta pela sobrevivência dessas culturas nômades únicas, cujo futuro físico e cultural está existencialmente ameaçado pelas mudanças climáticas. Para dar voz a essas pessoas e contar sobre seus destinos, a diretora Natalie Halla viajou aos lugares mais extremos do mundo e conviveu com os índios Waorani no Equador, os nômades do mar na Malásia, os Himba na Namíbia e os nômades das renas na Mongólia.
Cristine Takuá tem licenciatura em Filosofia pela UNESP. Ministra aulas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia na EE Indígena Txeru Ba’e Kua-I, DER Santos. É membro fundadora do Forúm de Articulação dos Professores Indígenas na Estado de São Paulo e fundadora e conselheira do Instituto Maracá. Vive na Comunidade Terra Indígena Ribeirão.
FANTASPOA 2022:
Morto com Glória, de Marcela Matta e Mauro Sarser
A história de Gloria, uma jovem solteira de 30 anos que nunca chegou ao clímax. Ela finalmente encontra seu amante ideal, mas a única ressalva é que ele não habita o mundo dos vivos.
2021. Comédia, Fantasia. Uruguai. 113 min, Classificação Indicativa: 14 Anos.
Bashira, de Fong Nickson
Um músico eletrônico e sua fã problemática estão mergulhados em um pesadelo alucinógeno onde devem enfrentar uma antiga entidade japonesa – capaz de dobrar espaço e tempo e causar estragos e morte – para salvar suas almas.
2021. Terror. Estados Unidos. 124 min. Classificação Indicativa: 16 Anos.
O Coração da Lua, de Aldo Salvini
A história de M: uma velha senhora que vive à deriva. Uma sombra solitária que atravessa sua própria geografia da cidade grande todos os dias. Ela passa seus dias sonhando com seu passado, até que um dia ela encontra algo muito parecido com ela: uma formiga.
2021. Fantasia. Peru. 80 min. Classificação Indicativa: Livre.
Cinema do Sono, de Jeffrey St. Jules
Anthony planeja trazer sua família da Nigéria para se juntar a ele nos Estados Unidos. Esses planos são ameaçados quando uma misteriosa mulher que precisa de ajuda aparece em seu quarto de motel.
2021. Drama, Mistério. Canadá. 105 min, Classificação Indicativa: 14 Anos.
Parque das Almas, de Illés Horváth e Róbert Odegnál
Algo de estranho ocorreu no zoológico: um homem acordou completamente nu em meio aos crocodilos e não lembra como foi parar lá ou o que houve nos últimos três anos. Esse estranho caso é designado para uma jovem detetive e seu alcoólatra e semi-aposentado parceiro.
2022. Suspense. Hungria. 75 min. Classificação Indicativa: 16 Anos.
Duas Bruxas, de Pierre Tsigaridis
Uma bruxa matriarcal passa sua herança sinistra para sua neta, desencadeando maldições horríveis.
2021. Terror. Estados Unidos. 95 min. Classificação Indicativa: 16 Anos.
Hotel Poseidon, de Stefan Lernous
Um dia na vida de Dave, um homem perturbado por seus pesadelos, seu vizinho, seus amigos e seu amor. Os dias e as noites de Dave se misturam enquanto ele vagueia pelos corredores do abandonado e dilapidado Hotel Poseidon, que ele herdou de seu pai. Quando uma jovem bate na porta do hotel procurando por um quarto, o melhor amigo de Dave está tentando dar uma festa, e um sonho recorrente o persegue.
2021. Terror, Drama. Bélgica. 90 min. Classificação Indicativa: 16 Anos.
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
A jovem Alice vive com a mãe Helena em Ciarema, numa casa em frente ao mar. A residência sofre com o avanço das águas que destroem a propriedade e já motivaram a partida de outras famílias. A filha, uma ambientalista, pretende se mudar para outro lugar, mas a mãe quer permanecer na cidade. Elas precisam encontrar juntas uma solução.
2021. Drama, Fantasia, Mistério. Brasil. 88 min. Classificação Indicativa: Livre.
Mascarando Limites, de Johannes Grenzfurthner
Conduzindo uma série de experimentos em seu laboratório caseiro improvisado, um trabalhador de TI cético tenta curar sua deficiência auditiva angustiante. Mas para onde sua pesquisa o levará?
2021. Drama, Fantasia, Terror. Austria. 90 min. Classificação Indicativa: 16 Anos.
A Caminho de Casa, de Sebastian Godwin
Uma jovem chega à casa de campo da família de seu novo marido para encontrar os filhos dele se comportando de maneiras cada vez mais perturbadoras.
2021. Mistério, Drama, Terror. Estados Unidos. 70 min. Classificação Indicativa: 14 Anos.
Programação Completa do Cine Farol Santander em abril:
Mostra “FRANÇA: ANIMADA E FANTÁSTICA”
02/04
15:00 O Pequeno Vampiro
17:30 O Quadro
03/04
15:00 O Rei e o Pássaro
17:30 Kirikou e a Feiticeira
05/04
15:00 O Rei e o Pássaro
17:30 Kirikou e a Feiticeira
06/04
15:00 O Rei e o Pássaro
17:30 Kirikou e a Feiticeira
07/04
15:00 A Fantástica Viagem de Marona
17:30 A Viagem do Príncipe
08/04
15:00 A Fantástica Viagem de Marona
17:30 A Viagem do Príncipe
09/04
15:30 Cine Jornal Aurora – Palestra com Glênio Póvoas e Carlos Gerbase (mediante inscrições no link: https://forms.gle/3ugAm2nx6KBZjEje6)
17:30 O Pesadelo do Xamã – sessão comentada com Cristine Takuá
10/04
15:00 Yakari
17:30 A Menina Sem Mãos
12/04
15:00 Yakari
17:30 A Menina Sem Mãos
13/04
15:00 Yakari
17:30 A Menina Sem Mãos
14/04
15:00 Yakari
17:30 A Menina Sem Mãos
15/04
15:00 Morto com Glória
17:30 Bashira
FANTASPOA 2022:
16/04
15:00 Coração de Lua
17:30 Cinema do Sono
17/04
15:00 O Parque das Almas
17:30 Morto com Glória
19/04
15:00 Duas Bruxas
17:30 Hotel Poseidon
20/04
15:00 A Praia do Fim do Mundo
17:30 Mascarando Limites
21/04
15:00 Bashira
17:30 A Caminho de Casa
22/04
15:00 Cinema do Sono
17:30 Coração de Lua
23/04
15:00 Duas Bruxas
17:30 A Praia do Fim do Mundo
24/04
15:00 Hotel Poseidon
17:30 Mascarando Limites
26/04
15:00 Mascarando Limites
17:30 O Parque das Almas
27/04
15:00 Morto com Glória
17:30 Hotel Poseidon
28/04
15:00 A Caminho de Casa
17:30 Bashira
29/04
15:00 A Praia do Fim do Mundo
17:30 Duas Bruxas
30/04
15:00 Coração de Lua
17:30 O Parque das Almas
01/05
15:00 Cinema do Sono
17:30 A Caminho de Casa
Sobre o Farol Santander Porto Alegre
Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, O Farol Santander Porto Alegre, centro de cultura, empreendedorismo e lazer, completa três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 10 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. O Cine Farol Santander, no sobsolo do prédio, já exibiu mais de 15 programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e estrangeiros.
O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes. Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.
Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura, gastronomia e moda; o Átrio, ambiente criado no antigo poço de iluminação dos vitrais, cerca de 40m do Grande Hall e que pode ser adaptado para receber exposições, eventos e cursos.
O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café, um restaurante e uma loja temática.