A mostra de filmes “O Horror dos Anos 80” volta à agenda do Cine Farol Santander em outubro. A alta procura pela atração fez com que fosse estendida, exibindo novamente a seleção de 16 longas metragens com alguns dos mais marcantes personagens da história do cinema de horror, que seguem influenciando obras e recebendo, ainda hoje, refilmagens e continuações. A programação é inteiramente gratuita.

Amados ou odiados, filmes de terror são uma parcela importante do cinema internacional, com produções e personagens marcantes que fazem parte da memória de muitas gerações. Quem não se lembra do Jason Voorhees apavorando o acampamento de Crystal Lake? Ou do Chucky, o famoso boneco assassino?

Jason, Freddy Krueger, Chucky: todos vão visitar novamente o Farol Porto Alegre. Esses e outros sucessos do gênero fazem parte das obras que serão exibidas durante o mês de outubro no Cine Farol. A lista ainda ganhou três reforços aterrorizantes: Terror à Bordo, Brinquedo Assassino e Cemitério Maldito.

SINOPSES E DESCRIÇÕES

A Troca, de Peter Medak

O compositor John Russell está de férias com sua família quando um acidente de carro mata sua esposa e filha. Atormentado pela dor, Russell deixa sua casa em Nova York para uma casa gigante e isolada perto de Seattle. Logo Russell começa a sentir a presença de um fantasma, um menino que se afogou na banheira de lá. Russell procura a ajuda de Claire Norman, que o levou à casa inicialmente, para descobrir os segredos da morte do menino.

1980, 115 min, Horror, Mistério, Classificação Indicativa: 16 anos.

Sexta-feira 13, de Sean S. Cunningham

Em 1958, um casal de adolescentes foge de um acampamento para passar uma noite romântica juntos, mas os dois são perseguidos por um assassino e mortos a facadas. Em 1979, os dirigentes do acampamento Crystal Lake decidem reabrir o local, apesar do trauma que ainda marca a cidade. Quando novos monitores são contratados, eles começam a desaparecer mais uma vez, assassinados brutalmente, um por um.

1980, 95 min, Horror, Mistério, Suspense, Classificação Indicativa: 18 anos.

 

O Iluminado, de Stanley Kubrick

Durante o inverno, um homem é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

1980, 146 min, Drama, Horror, Classificação Indicativa: 16 anos.

 

Uma Noite Alucinante, de Sam Raimi

Cinco estudantes decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o livro dos mortos, um documento relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa os amigos gravam em fita alguns encantamentos escritos no livro. A partir de então eles são possuídos por espíritos, um a um.

1981, 85 min, Horror, Classificação Indicativa: 18 anos.

Um Lobisomem Americano em Londres, de John Landis

David e Jack viajam dos Estados Unidos para conhecer a Inglaterra. Chegando em uma pequena cidade, eles vão ao bar e são friamente recepcionados. A situação piora quando Jack pergunta o porquê do local ter velas e um pentágono na parede. Ao saírem, eles caminham por uma estrada deserta e percebem que um animal está os cercando. Jack é atacado e tem seu corpo dilacerado, enquanto David fica apenas com cortes no rosto e nos ombros, o suficiente para transformá-lo em um lobisomem.

1981, 97 min, Comédia, Horror, Classificação Indicativa: 16 anos.

Terror a Bordo, de Phillip Noyce

Rae Ingram e seu marido, John, lutam para superar a morte súbita de seu filho pequeno. Na tentativa de deixar para trás a perda, o casal faz uma viagem de férias prolongadas em seu iate. Já em alto-mar, eles se deparam com uma escuna afundando e resgatam o único sobrevivente, Hughie Warriner. Este afirma que a tripulação morreu de intoxicação alimentar. Apesar de Rae acreditar, John suspeita da história.

1989, Horror, Suspense, Classificação Indicativa: 16 anos.

 

O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter

Na remota Antártica, um grupo de cientistas americanos é perturbado em seu acampamento base por um helicóptero atirando em um cão de trenó. Quando eles pegam o cachorro, ele ataca brutalmente seres humanos e caninos no acampamento e aí descobrem que a fera pode assumir a forma de suas vítimas. Um piloto de helicóptero e o médico do acampamento lideram a equipe do acampamento em uma batalha contra a criatura cruel antes que ela os mate todos.

1982, 109 min, Horror, Mistério, Ficção-Científica, Classificação Indicativa: 12 anos.

Poltergeist – O Fenômeno, de Tobe Hooper

A família Bowen se muda para sua nova casa, onde estranhos eventos começam a ocorrer. Maddy, a filha caçula do casal, é sequestrada por espíritos sinistros. Desesperados, eles buscam a ajuda de especialistas para trazer a menina de volta.

1982, 114 min, Horror, Suspense, Classificação Indicativa: 12 anos.

Fome de Viver, de Tony Scott

John é o amante da linda vampira Miriam, que existe desde a época dos faraós. Ele acha que viverá para sempre, mas começa a envelhecer rapidamente e Miriam procura um novo companheiro.

1983, 97 min, Horror, Drama, Classificação Indicativa: 12 anos.

A Hora do Pesadelo, de Wes Craven

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

1984, 91 min, Horror, Classificação Indicativa: 18 anos.

A Volta dos Mortos-Vivos, de Dan O’Bannon

Frank mostra a seu novo empregado Freddy um experimento militar secreto e acaba liberando um gás que reanima corpos e os transforma em zumbis que se alimentam de carne. A epidemia se espalha e Frank e Freddy tentam sobreviver.

1985, 91 min, Comédia, Horror, Ficção-Científica, Classificação Indicativa: 14 anos.

A Mosca, de David Cronenberg

O excêntrico cientista Seth Brundle completa seu dispositivo de teletransporte e decide testar a eficácia do experimento em si próprio. Sem que ele perceba, uma mosca cai no aparelho durante o processo e provoca uma fusão dele com o inseto. Contudo, ele pensa que o experimento foi um sucesso, até que começa a notar que as células da mosca estão tomando conta de seu corpo, e ele acaba se transformando em uma criatura monstruosa.

1986, 96 min, Drama, Horror, Ficção-Científica, Classificação Indicativa: 16 anos.

O Predador, de John McTiernan

Dutch é contratado pelo governo dos Estados Unidos para resgatar políticos presos na Guatemala. Mas quando ele e sua equipe chegam na América Central, logo percebem que há algo errado. Depois de descobrir vários cadáveres, a equipe descobre que está sendo caçada por uma criatura brutal com força sobre-humana e uma capacidade surpreendente de se camuflar.

1987, 107 min, Ação, Horror, Ficção-Científica, Classificação Indicativa: 16 anos.

A Bolha Assassina, de Chuck Russell

Em uma cidade da Califórnia, estudantes descobrem uma estranha substância gelatinosa que derrete a carne humana. A substância começa a crescer descontroladamente atacando alguns moradores, até que uma equipe do exército é enviada para detê-la.

1988, 95 min, Horror, Ficção-Científica, Suspense, Classificação Indicativa: 16 anos.

 

Brinquedo Assassino, de Tom Holland

Uma mulher compra para seu filho um boneco amaldiçoado por um assassino em série morto dentro uma loja de brinquedos. Pouco antes, ele faz um ritual de vodu com o boneco, que ganha vida e se torna um perigoso psicopata.

1988, 87 min, Horror, Suspense, Classificação Indicativa: 16 anos.

 

Cemitério Maldito, de Mary Lambert

Uma série de acontecimentos estranhos se inicia após a morte do gato da família Creed. Aos poucos eles percebem que um antigo cemitério, que fica nos fundos da casa, pode ter ligação com esses eventos.

1989, 103 min, Horror, Suspense, Classificação Indicativa: 18 anos.

 

PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

01/10

15h Uma Noite Alucinante

17h30 O Iluminado

02/10

15h Uma Noite Alucinante

17h30 O Iluminado

05/10

15h Uma Noite Alucinante

17h30 O Iluminado

06/10

15h Um Lobisomem Americano em Londres

17h30 O Terror a Bordo

07/10

15h Um Lobisomem Americano em Londres

17h30 O Terror a Bordo

08/10

15h Um Lobisomem Americano em Londres

17h30 O Terror a Bordo

09/10

15h O Enigma de Outro Mundo

17h30 Poltergeist – O Fenômeno

11/10

15h O Enigma de Outro Mundo

17h30 Poltergeist – O Fenômeno

12/10

15h O Enigma de Outro Mundo

17h30 Poltergeist – O Fenômeno

13/10

15h Fome de Viver

17h30 A Hora do Pesadelo

14/10

15h Fome de Viver

17h30 A Hora do Pesadelo

15/10

15h Fome de Viver

17h30 A Hora do Pesadelo

16/10

15h A Volta dos Mortos-Vivos

17h30 A Mosca

19/10

15h A Volta dos Mortos-Vivos

17h30 A Mosca

20/10

15h O Predador

17h30 A Bolha Assassina

21/10

15h O Predador

17h30 A Bolha Assassina

22/10

15h O Predador

17h30 A Bolha Assassina

23/10

15h Brinquedo Assassino

17h30 Cemitério Maldito

25/10

15h Brinquedo Assassino

17h30 Cemitério Maldito

26/10

15h Brinquedo Assassino

17h30 Cemitério Maldito

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Construído para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 10 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio.

O Cine Farol Santander, no subsolo do prédio, já exibiu mais de 15 programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e estrangeiros.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro. No subsolo, além dos dispositivos, também é servido café aos visitantes.