O SESC Vila Mariana realizou o ciclo de conferências, idealizado e dirigido por Adauto Novaes. O seminário buscou discutir a crença não somente no âmbito das religiões como também os efeitos da revolução tecnocientífica. No caso, entendendo-se por crença não apenas as religiões, mas também, e principalmente, os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões do mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valéry define como coisas vagas, tudo que se opõe aos fatos ou à “realidade”.
O seminário reuniu alguns dos mais importantes pensadores brasileiros e estrangeiros da atualidade, como: Os últimos dias de um profeta, por Newton Bignotto; Sagração da Economia: Violência sem limites, por Jean Pierre Dupuy; Crenças na Palavra: Aposta no Sujeito, por Maria Rita Kehl; Santo Combate, por Eugênio Bucci; Aquém e Além da Razão (Europa na China – ida e volta), por François Jullien; Crenças e Substituição, por Abdelwahab Meddeb e A Crença no Espelho, por José Miguel Wisnik são algumas das 22 conferências do ciclo que aconteceram no SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Mutações: A invenção das Crenças é uma realização do SESC São Paulo, Artepensamento, Casa Fiat e Caixa Econômica Federal, com apoio da Academia Brasileira de Letras, da APPA, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, da Universidade de Brasília, da embaixada da França, do Programa Cultura e Pensamento do MINC e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O evento aconteceu no ano de 2010, com a assessoria de Imprensa da Marra Comunicação para o cliente SESC São Paulo.