Belo Horizonte foi palco do I FIIS – Fórum Internacional de Investidores Sociais e do 24º Fórum de Governança Social. O encontro aconteceu no Auditório da FIEMG Trade Center e teve a realização do IGS – Instituto de Governança Social e do Instituto Hartmann Regueira, representante do Foundation Center no Brasil. Durante o Fórum foram discutidas temáticas ligadas às áreas de gestão e controle social.

Bradford Smith, maior autoridade em filantropia organizada dos EUA discursou sob o tema Transparência em Investimentos Sociais. Durante a sua palestra se norteou em três pilares: Tecnologia, Transparência e Impacto. Ele também apontou um histórico das fundações filantrópicas, em especial norte-americanas, nas últimas décadas e destacou a importância das ferramentas de comunicação sobretudo as mídias sociais no crescimento e organização dessas instituições. Já, Frederico César Silva Melo em seu discurso apresentou o novo modelo de certificação das OSCIPs, iniciativa inédita do estado de Minas Gerais.

O público-alvo do Fórum foram gestores de associações e fundações sociais, empresários, profissionais de organizações sociais, gestores públicos, consultores, comunicadores e formadores de opinião, acadêmicos, pesquisadores, estudantes, entre outros.

O Fórum também contou o apoio da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, da FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado da AngloGold Ashanti, da Fundação Biominas, da Fundação AVINA, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e a rede Accor de hotéis.

INSTITUTO HARTMANN REGUEIRA

O Instituto Hartmann Regueira é uma organização social, com titulação de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 2003 e sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Atua na capacitação em gestão das organizações de Terceiro Setor, com o objetivo de unir iniciativas com resultados, disposição com mobilização, valorizando a sinergia no processo de investimento social. Seus parceiros incluem a Fundação AVINA, o Instituto Unibanco, a FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, o Oi Futuro e a Fundação Roberto Marinho, entre outros.

INSTITUTO DE GOVERNANÇA SOCIAL

O IGS objetiva o desenvolvimento de ações para fomentar a governança social em Minas Gerais. Instituído por meio de um termo de parceria celebrado entre a OSCIP CeMAIS – Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – e o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

Lançado no dia 04 de dezembro de 2007, o IGS pretende também promover a efetiva participação dos representantes do governo, OSCIPs e empresas privadas nos fóruns de discussão relacionados à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Estado de Minas. O objetivo é fomentar o controle social, além de possibilitar que as Associações e Fundações que tenham celebrado termos de parceria ou convênios com o Estado pautem-se por uma gestão profissionalizada para que alcancem resultados de forma econômica e eficiente.
Além disso, o IGS tem como atribuição o fortalecimento dos Conselhos de Políticas Públicas por meio do fomento de discussões sobre temas relevantes e oferecimento de palestras e oficinas com temáticas relacionadas à gestão pública e governança social.

Desde o seu lançamento, o IGS promove ações que buscam resultados de médio e longo prazo, envolvendo o desenvolvimento da governança social e de ações destinadas ao terceiro setor em todos os seus campos de atuação, tais como: Ciclo de Fomento, Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor, Fórum de Governança Social, entre outros.

O evento aconteceu no ano de 2010, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.