Com 45 bailarinos-cantores do Aria Social e 19 músicos no elenco, o espetáculo celebra a história de um dos grandes nomes do frevo e promete transformar o palco em uma grande festa, misturando música, dança, canto, teatro, fotografia e cinema; o musical faz apenas 2 apresentações, dias 5 (segunda-feira) e 6 de agosto (terça-feira), no Teatro Santander.

Crédito: Alícia Cohim. Imagens e vídeos disponíveis neste link

 

Em agosto, a capital paulista terá o prazer de receber um espetáculo que é uma verdadeira celebração a um dos gêneros mais importantes do Brasil, o frevo… o musical CAPIBA, pelas ruas eu vou…, do projeto Aria Social, de Jaboatão de Guararapes (Pernambuco). O espetáculo já foi visto por mais de 13 mil espectadores e conta a história do compositor pernambucano Lourenço da Fonseca Barbosa (1933-1997), o Capiba, um dos grandes nomes do gênero musical. A curtíssima temporada paulistana acontece nos dias 5 (segunda-feira) e 6 (terça-feira) de agosto, no Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi. Os ingressos já estão à venda pelo site da Sympla

Criado a muitas mãos com o objetivo de valorizar a rica e plural cultura pernambucana, o espetáculo estreou em 2022, na comemoração de 30 anos do Aria Social, que atende mais de 450 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, transformando vidas por meio da arte. Para isso, o projeto conta com aulas de dança e música, realizadas no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, zona sul da Região Metropolitana do Recife.

Capiba é o maior compositor de frevos pernambucanos, mas sua obra vai muito além desse ritmo, com valsas, choros, maracatus, sambas, marchas e música erudita, chegando a mais de 200 composições, entre elas a ópera ‘Missa Armorial’, uma obra-prima. É isso que mostramos no espetáculo: a multiplicidade e a riqueza do legado de Capiba”, conta a bailarina Cecilia Brennand, presidente do Aria Social e diretora-geral do musical. A direção musical e a regência do espetáculo são da maestrina Rosemary Oliveira, vice-presidente do Aria Social, e a concepção, direção artística e coreografia são de Ana Emília Freire.

Durante cerca de uma hora, o musical apresenta a trajetória do menino nascido em Surubim, no Agreste pernambucano, em 28 de outubro de 1904. Filho de um mestre de banda, Capiba já lia partituras mesmo antes de aprender a ler. Morou na Paraíba e aos 26 anos foi para o Recife, onde trabalhou como funcionário do Banco do Brasil e cursou a Faculdade de Direito do Recife, tudo isso sem nunca deixar a música de lado. 

A primeira composição de Capiba, “Valsa Verde”, é de 1931, e é apenas uma das que, entre frevos dos anos 30, valsas apaixonadas, sambas, maracatus, ciranda, marchas e ópera, servem de trilha para CAPIBA, pelas ruas eu vou…, que conta também com uma orquestra de câmara e projeções de cinema e fotografias que fazem o público mergulhar no espetáculo. Seguindo o princípio do Aria Social, de educação pela arte, parte das sessões marcadas são exclusivas para instituições de ensino.

CAPIBA, pelas ruas eu vou… tem figurino de Beth Gaudêncio, direção audiovisual e videografia de Max Levay, design de luz e operação de Cleison Ramos, design de som e operação de Isabel Brito e projeção de Gabriel Furtado.

 

Sobre o Aria 

O Aria Espaço de Dança e Arte foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand com o objetivo de abrigar e integrar todas as artes e contribuir para sua democratização cultural. Em 2004, foi transformado em Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), tipo de  instituição sem fins lucrativos, e passou a se chamar Aria Social. Com ênfase na formação completa de bailarinos-cantores, na introdução ao universo musical e ao empreendedorismo, o Aria Social produziu 16 espetáculos e mais de 10 mil crianças e famílias foram impactadas pelo seu trabalho.

O projeto tem como missão promover a transformação humana através da arte-educação, oferecendo a formação e profissionalização na música e na dança a 588 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Além de apoiar as famílias desses alunos, oferecendo capacitação em técnicas de artesanato e fomentando o empreendedorismo social a 140 mães artesãs, por meio do projeto Casa de Maria, fundado em 2017.

 

Sobre o Teatro Santander

O Teatro Santander abriu as cortinas em 2016, com a proposta de ser um espaço multifuncional, moderno, sofisticado e inovador. É o primeiro espaço no Brasil que possui o sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do ambiente em questão de minutos.

A casa, localizada no Complexo JK Iguatemi, foi eleita como a preferida dos paulistanos entre os teatros, na premiação Os Mais Amados de SP, edição do ano de 2022, promovida pela revista Veja São Paulo.

Pelo palco do Teatro Santander já passaram musicais como: We Will Rock You, My Fair Lady, Alegria, Alegria, Cantando na Chuva, Se meu apartamento falasse, A Pequena Sereia, Annie: O Musical, Sunset Boulevard, Escola do Rock, Turma da Mônica, O Som e a Sílaba, Donna Summer Chicago, Wicked, Uma Linda Mulher e Tarsila, a Brasileira.

O Teatro Santander também já recebeu diversos shows, espetáculos de dança e concertos eruditos e populares, além de eventos corporativos importantes, desfiles, jantares, premiações para empresas, seminários e workshops. Graças a sua versatilidade e tecnologia, o espaço está preparado para receber qualquer tipo de evento sem necessidade de mudanças na configuração. O ambiente dispõe de acessibilidade para comodidade e locomoção necessária.

 

Sobre o JK Iguatemi

Projetado sob novo conceito de shopping center, desde 2012, o Shopping JK Iguatemi reúne arte, moda, entretenimento, lazer, tecnologia, cultura, design, gastronomia e excelentes serviços em um único lugar. Faz parte do seu DNA os pilares de inovação e experiência, fazendo com que cada visita seja única e proporcionando oportunidades diferentes e inéditas para todos os públicos. Com a expertise e o diferencial em oferecer o mais completo e diversificado mix, o JK Iguatemi inova com qualidade e antecipa tendências para continuar sendo referência no setor.

 

Serviço  

CAPIBA, pelas ruas eu vou…

Teatro Santander

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04543-011

Data: 5 e 6 de agosto de 2024, segunda e terça-feira

Horário: 20h

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre

Ingressos: De R$30 a R$70

 

Bilheteria online (com taxa de conveniência): Link Sympla dedicado

 

Bilheteria física (sem taxa de conveniência): Teatro Santander. Horário de funcionamento: Todos os dias das 12h00 às 18h00. Em dias de espetáculos, a bilheteria permanece aberta até o início da apresentação. A bilheteria do Teatro Santander possui um totem de autoatendimento para compras de ingressos sem taxa de conveniência 24h por dia. Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041.

 

Descontos

50% DE DESCONTO | MEIA-ENTRADA: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.

 

30% DE DESCONTO | CLIENTE SANTANDER – Na compra de ingressos realizada por clientes Santander, limitado a 20% da lotação do teatro. Não cumulativo com meia­-entrada. Limitados a 02 (dois) ingressos por CPF. Esta compra deverá ser realizada com cartões do Banco Santander, para compras on-line somente o cartão de crédito Santander, compras na bilheteria e totem, o pagamento com o desconto poderá ser realizado em débito ou crédito. De acordo com o art. 38, inciso I, da Instrução Normativa nº 1, de 20/03/2017 e com base na Lei Federal nº 8.313 (Lei Rouanet) e Decreto nº 5.761, é proibido comercializar o produto cultural (ingressos) em condições diferentes para clientes Santander, das praticadas ao público em geral.

 

​​Assessoria de Imprensa – Agência TAGA

Guilherme Oliveira – guilherme@agenciataga.com.br

Diogo Locci – diogo@agenciataga.com.br

 

Assessoria de Imprensa Teatro Santander – MARRA COMUNICAÇÃO

Paulo Marra: marracomunica@gmail.com – 11 99255-3149

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br – 11 95946-2063

Priscila Previato: priscila@paulomarra.com.br – 11 99152-1525

Site: https://marracomunica.com.br

  • Autor do post: