A Cadbury Adams – empresa pertencente ao grupo Cadbury Schweppes, líder mundial na fabricação de confeitos – fez parceria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá, do Rio de Janeiro, para o Carnaval 2007. O projeto envolveu a parceria no desfile, ações sociais e o lançamento de um produto com uma edição especial de carnaval. Parte da renda arrecada com a venda do produto foi revertida para escola, além disso, 60 instituições do Brasil receberam alimentos por parte da campanha interna da empresa.

Na Sapucaí, a Estácio de Sá apresentou “O TITITI DO SAPOTI”, o samba-enredo falou da goma de mascar e da sua popularização no mundo. A adequação do samba-enredo da tradicional agremiação carioca ao principal produto da Cadbury Adams, o momento do carnaval e o rejuvenescimento da marca, principalmente no Rio de Janeiro, foram fatores importantes para viabilizar esse projeto. No entanto, o foco principal da parceria foi a Estácio de Sá e a sua comunidade.

 

Chiclets – Edição de Carnaval

A marca Chiclets, uma das mais tradicionais gomas de mascar do mercado brasileiro, apresentou uma edição especial comemorativa para o Carnaval 2007, no sabor hortelã e em uma caixinha com seis unidades.

Totalmente revitalizadas para essa edição, as caixinhas de Chiclets apresentaram ícones que fizeram analogia à irreverência e à alegria proporcionadas pelo momento do Carnaval, e foram simbolizados com o slogan “O TITITI DO SAPOTI”, título do samba-enredo deste ano da Estácio de Sá.

O Chiclets – edição de Carnaval – foi distribuído no Estado do Rio de Janeiro, nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Curitiba e Florianópolis e ficou no mercado por um período de 60 dias.

O TITITI DO SAPOTI

O samba-enredo “O TITITI DO SAPOTI” conta a história da fruta originária do México, o Sapoti, que atravessou o tempo conhecendo histórias e civilizações. Além de recriar na passarela do samba a origem do chiclete, a escola faz menção às crianças e às brincadeiras de infância. Os autores da letra do samba são Darcy do Nascimento, Djalma Branco e Dominguinhos do Estácio, e o intérprete é Anderson Paz. O carnavalesco da Estácio de Sá é Paulo Menezes.

 

Sobre a Cadbury Adams

A Cadbury Adams, presente no Brasil há 61 anos, pertence ao grupo internacional Cadbury Schweppes e é líder no segmento de confeitos no país. Desde 2003, quando a Cadbury Schweppes adquiriu globalmente a Adams, o grupo ganhou a posição de líder no mercado global de confeitos e, no Brasil, a companhia passou a ser conhecida por Cadbury Adams. A companhia emprega 2 mil pessoas no Brasil e possui uma das mais modernas fábricas de confeitos do mundo, instalada na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Seu portfólio conta hoje com quatro marcas de gomas adultas, Trident, Clorets, Chiclets e Freshen-up; três marcas de gomas infantis, Ping Pong, Ploc e Bubbaloo; o drops Vita-C, o primeiro enriquecido com Vitamina C; além do drops Halls e da bala Frumelo.

 

Sobre a Cadbury Schweppes

A Cadbury Schweppes é um importante Grupo internacional que produz, comercializa e distribui confeitos e bebidas em todo o mundo. Com 200 anos de história, atualmente os produtos da Cadbury Schweppes – que incluem marcas como Cadbury, Schweppes, Halls, Trident.Dr. Pepper, Snapple, Trebor, Dentyne, Bubblicious, 7Up e Basset – são saboreados na maior parte dos paises em todo o mundo. O Grupo emprega mais de 50 mil pessoas e tem fábricas em mais de 35 países. É a única empresa de confeitos do mundo com uma posição forte em chocolates, confeitos de açúcar e gomas de mascar. É líder mundial na produção e comercialização de confeitos de açúcar, a segunda em gomas de mascar e ocupa a terceira posição de liderança no setor de bebidas.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Estácio de Sá

O bairro carioca do Estácio, chamado anteriormente de “Mata-Porcos”, revelou ao mundo aquela que é considerada a primeira escola de samba, a “Deixa Falar”, fundada em 12 de agosto de 1928, com as cores vermelho e branco, em homenagem ao América Futebol Clube e ao Bloco “A União Faz a Força”.

Nascida azul e branco, com o nome de Unidos de São Carlos , a Estácio de Sá resultou da fusão das mais tradicionais escolas de samba da localidade: Paraíso das Morenas, Recreio de São Carlos e Cada Ano Sai Melhor, passando a vermelho e branco em 1965. O nome de Estácio de Sá só passou a ser usado em 1983.

Berço do samba carioca, a Estácio de Sá teve como fundadores Miro (primeiro presidente), Cal

Acervo Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Acervo Liesa – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro

dez, Cândido Canário, Sidney Conceição, Zacharias do Estácio, José Botelho, Maurício Gomes da Silva, Walter Herrice, Manuel Bagulho entre outros.

A agremiação vermelha e branca estreou entre as chamadas grandes escolas do Rio em 1968, com o enredo Visita ao Museu Imperial. Nas décadas de 70 e 80, alternou brilhantes desfiles no grupo principal com rápidos deslizes que só faziam ressaltar a garra e o amor de seus componentes. O leão, símbolo da escola, representa a garra e a raça dos moradores das comunidades de Cidade Nova, Saúde, Morro da Favela, Gamboa, Catumbi, Morro da Providência, Morro de São Carlos e Estácio, que deram vida à agremiação.

A Estácio de Sá conquistou sua maior glória sagrando-se campeã do Carnaval do Rio de Janeiro em 1992 com o tema: Paulicéia desvairada, 70 anos de Modernismo no Brasil – desenvolvido por Mário Monteiro e Chico Spinoza, num desfile que empolgou a Sapucaí. Antes do campeonato, a escola obteve sua melhor classificação em 1987, quando conquistou o 4° lugar com o enredo “Ti-ti-ti do Sapoti “.

O evento aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Cadbury Adams.

Foto: Acervo Liesa – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro