TRADICIONAL GALO DA MADRUGADA LEVOU 500 MIL PESSOAS EM SEU PRIMEIRO DESFILE NO CARNAVAL

A Oficina de Alegria, uma das protagonistas na retomada do Carnaval de Rua Paulistano desde 2011, apresentou pela primeira vez na capital paulista, o bloco Galo da Madrugada, em trajeto que seguiu pela Av. Pedro Álvares Cabral, na região do Ibirapuera. Reunindo 500 mil pessoas desde às 09h, a multidão cantou e exaltou manifestações culturais populares pernambucanas com a Orquestra de Frevo, grupos de Maracatu Baque Virado Estrela Dalva e o de Maracatu Baque Solto Leão Formoso, com seus Caboclos de Lança, que abriram o desfile do Galo.

Créditos: Soul em Cena

O cortejo também contou com dois trios elétricos, o primeiro comandado por Gustavo Travassos, vocalista oficial do Galo da Madrugada, que recebeu como convidada a cantora Fafá de Belém, que emocionou o público cantando o Hino de Pernambuco à capela, e sucessos de sua carreira, entre eles, o clássico Vermelho. No 2º trio, André Rio, que participa do Galo há mais de 25 de anos, recebeu como convidadas especiais as cantoras pernambucanas Bia Villa-Chan e Gerlane Lops, e o cantor Luciano Magno, num repertório que contou com clássicos da música regional e nacional como: Frevo Mulher (Zé Ramalho); Nas Ondas do Desejo (Almir Roche); Arreia a Lenha (Marron Brasileiro); O Homem da Meia Noite (Bernardino da Silva); Chuva de Sombrinhas (André Rio); País Tropical (Jorge Bem Jor), entre outros sucessos.

As tradicionais esculturas do Galo, criadas e customizadas por diversos artistas pernambucanos também estiveram na avenida, além de dez cabeças de Galo e os famosos bonecos gigantes que representam o Galo,  Luiz Gonzaga e Alceu Valença.

A partir das 14h35, respeitando a orientação da Prefeitura de São Paulo, teve início o processo de dispersão do público.

Não houve, também, nenhum registro de ocorrências e incidentes graves por parte da Polícia Militar, Serviços Médicos e Brigadistas.

Plano de Sustentabilidade: Galo da Madrugada e Oficina de Alegria

O Galo da Madrugada realizou diversas ações práticas que fazem parte do Plano Estratégico de Sustentabilidade do bloco.

Entre os destaques do Plano, o #VADELATA, movimento da Ball Corporation Liga da Reciclagem (inciativa da Novelis), promoveu no desfile a maior ação de reciclagem já vista em um Carnaval. Executada pelo projeto “Do meu lixo cuido eu”, em parceria com as cooperativas Vitória do Belém, Recicla-Butantã e Recifavela, o bloco contou com a gestão de resíduos recicláveis durante e após o desfile do Galo da Madrugada em São Paulo.

Ao todo, a ação contou com cerca de 140 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores. Além disso, foi feito um trabalho de educação ambiental entre os foliões, com agentes distribuindo sacolas recicláveis e passando orientações sobre como descartar corretamente os materiais reaproveitáveis durante o carnaval. Após a coleta, os resíduos foram levados para ecopontos próximos ao bloco, onde foram separados, tratados e encaminhados à destinação correta.

Os foliões puderam acompanhar o resultado do projeto a partir do Painel da Reciclagem colocado na avenida, que exibiu o quantitativo coletado em tempo real  Os números também foram exibidos no site porumcarnavalsustentavel.com.br.

Outra importante ação do bloco, que ocorreu nas edições em Recife e São Paulo é a compensação das emissões de CO2 dos trios elétricos e carros de apoio, que será feita por meio do plantio de diversas árvores nativas.

Este ano, o Galo também desfilou com o Selo EU ME MANIFESTO PELO PLANETA. Idealizado pela curadora cultural e empreendedora sustentável, Luciana Nunes, o Selo tem como missão aproveitar o engajamento em grande escala que o carnaval proporciona, para inspirar, conscientizar e convocar os foliões do mundo, a se manifestarem pelo planeta.

A coordenação do Plano de Sustentabilidade do Galo da Madrugada foi assinada por Sérgio Xavier, diretor da Plataforma Circularis – Rede de Inovação para Economia Circular.

O Galo da Madrugada também incentivou a escolha da latinha de alumínio durante a folia, já que é 100% e infinitamente reciclável e campeã de reciclagem no Brasil, com uma taxa de 97,3%. 700 mil latas foram reciladas durante o desfile. Quando descartada corretamente, a latinha retorna ao mercado em até 60 dias.

O evento foi uma realização da Oficina de Alegria, em 2020, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.