PREMIADO ESPETÁCULO TEATRAL INFANTIL BENTO BATUCA

Oficina de Alegria apresentou o espetáculo teatral infantil “Bento Batuca”.

O texto assinado por Daniela Cury e Mariana Elisabetsky, direção de Edu Leão e Luciana Ramanzini, direção musical do grupo Os Capoeira. No elenco, estão os atores: Sidney Santiago Kuanza (Bento), Fernando Oliveira (José Carlos, pai do Bento e Guerreiro Maculelê)Lena Roque (Naná, irmã do Bento;  Neide, mãe do Bento e Tia Ciata): e Guilherme Leal (Mestre Besouro e Maestro Nunes).

Com música ao vivo no palco, comandada pelos percussionistas Contramestre LeandrinhoHeverton Faustino “Bbzão”Paulinho PercussãoCauê Silva e Rogério Rogi, o espetáculo Bento Batuca tem repertorio que transita entre cânticos de capoeira e ritmos como frevomaculelê e samba, além de referências a canções da música nacional, como Suíte dos Pescadores, de Dorival Caymmi. Entre os instrumentos estão atabaques, berimbau, pandeiro, surdos, chocalhos e objetos sonoros.

A peça revela uma viagem por São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, onde Bento vai descobrir ritmos genuinamente oriundos da cultura afro, com personagens que homenageiam figuras emblemáticas, como Mestre Besouro Mangangá (lendário capoeirista baiano), Guerreiro Maculelê (lenda folclórica brasileira), Maestro Nunes (ícone do frevo pernambucano) e Tia Ciata (influente figura no surgimento do samba).

Bento é um menino sonhador, esperto e curioso, que batuca desde que nasceu, na mamadeira, na chupeta e transformando garfos e colheres em instrumentos de percussão. A cada encontro nessa aventura, Bento Batuca preenche a trouxinha que o acompanha de sons, cores, conhecimento e, a cada lugar que chega, descobre um pouco mais sobre a nossa cultura, a nossa música e sobre si mesmo.

O espetáculo Bento Batuca é uma montagem para toda a família que, propõe, por meio da linguagem poética, teatral e musical, enaltecer os ritmos, sons e danças da cultura afro-brasileira. O espetáculo traz uma conscientização sobre a nossa própria história, com lições educativas sobre como enfrentar as dificuldades da vida com coragem.

Ficha Técnica:

Texto: Daniela Cury e Mariana Elisabetsky

Idealização: Flavia Carvalho Doria

Direção: Luciana Ramanzini e Eduardo Leão

Elenco: Sidney Santiago Kuanza; Lena Roque; Fernando Oliveira; Vitor Bassi

Direção Musical: Os Capoeira

Músicos: Contramestre Leandrinho; Heverton Faustino “Bbzão”; Paulinho Percussão; Cauê Silva; Rogério Rogi

Direção de movimento: Gabriel Malo

Cenografia e figurino: Fabio Namatame

Iluminação: Francisco Turbiani

Produção: Guilherme Yazbek

Assistente de produção: Vic Marcondes

Coordenação de Palco: Daniela Colazante | Jamile Valente

Assistente de iluminação: Olivia Munhoz

Operação de luz: Hugo Peake | Silvia Lopes

Sonorização: Som Em Cena

Operação de som: Dudu Contreras

Projeção mapeada: VJ Live

Operação de vídeo: Fábio Hideki Miyashiro / Identidade visual e ilustração: Ton Leite

Foto e Vídeo: Som Em Cena / Assessoria de Imprensa: Marra Comunicação

Interpretação em Libras: Karina Zonzini / Realização: Oficina de Alegria

Projeto incentivado pela Lei Rouanet