O grupo explora a riqueza dos ritmos brasileiros com palmas, estalos, assobios e batidas de pé

O grupo Barbatuques apresenta no dia 6 de julho, terça-feira, às 18h30, no programa RUMOS MUSICAIS do ITAÚ CULTURAL, uma parte de seu repertório baseado nos sons que o corpo humano pode produzir. Entre as músicas selecionadas para o espetáculo estão composições próprias, improvisações e adaptações de ritmos brasileiros como samba, baião, afoxé e maracatu: Tema Afro, Baião Destemperado, Do Mangue a Manga, Mesma Mistura (Fernando Barboza), O Canto da Ema (João do Vale) e Frevo em Maceió (Hermeto Pascoal).

À semelhança de músicos como Naná de Vasconcelos nos anos 70 e Ed Motta e Bob McFerrie na década de 80, o Barbatuques utiliza o corpo como instrumento musical. O grupo desenvolve uma linguagem musical baseada na exploração dos numerosos ruídos que podem ser produzidos pelo corpo humano. Palmas, estalos, assobios, batidas de pé, batidas no peito e barulhos da boca são encadeados na produção de ritmos e melodias, formando uma orquestra de roda, na qual todos os integrantes tocam e improvisam sobre o mesmo instrumento.

O GRUPO

A percussão corporal é a fonte da originalidade e sofisticação do trabalho iniciado em 1996 pelo compositor Fernando Barboza, o Barba. Atualmente o Barbatuques conta com dez integrantes: Alê Balaban, Ana Tomioka, André Hosoi, Fernando Barboza, Fernando Nigro, Gilberto Alves, Heloíza Ribeiro, Lula Erlich, Márcia Rodrigues e Renato Epstein, além de dois músicos convidados: Maicira Trevisan (flautas) e Pedro Macedo (baixo acústico).

Barba é coordenador do Auê símbolo  45 \f “Symbol” \s 12 Núcleo de Ensino Musical, em São Paulo, onde dá aulas de Música Corporal. Formado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estudou essa modalidade com o músico Stênio Mendes e fez cursos de aperfeiçoamento na Berklee School of Music, em Boston, nos Estados Unidos. Desde 1988, Barba desenvolve pesquisas próprias nessa área. O grupo ministra oficinas nas quais são trabalhadas as principais técnicas de percussão corporal.

RUMOS MUSICAIS 1999

Criado para valorizar a produção musical em diversos aspectos, o programa RUMOS MUSICAIS  do  ITAÚ  CULTURAL,  que  desde  1997  divulga  compositores  e  intérpretes  de

diversas vertentes da música brasileira, este ano pretende funcionar também como estímulo criativo para o meio musical.

Esta iniciativa tem sido viabilizada por meio de quatro ações básicas: encomenda de obras e de primeiras audições, encontro de grupos ou artistas de diferentes universos musicais, encontro da música com outras linguagens e a apresentação de grupos que tenham um trabalho extremamente original e importante.

Além disso, RUMOS MUSICAIS prevê o lançamento de dois CDs, com os artistas convidados que participaram do projeto em 1997 e 1998, e a gravação de um programa que será veiculado pela TV Cultura e pelo site da MTV. RUMOS MUSICAIS é uma realização do Núcleo de Música do ITAÚ CULTURAL, sob a coordenação de Benjamin Taubkin.

Rumos Musicais, com o grupo Barbatuques, aconteceu no ano de 1999, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para o Itaú Cultural.