OFICINA DE ALEGRIA REALIZOU A FESTA “BANDA DO BLOQUINHO E O BOI BUMBÁ”
A Oficina de Alegria, com incentivo do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura, e patrocínio da Apsen Farmacêutica, promoveu em 2015, a festa da Banda do Bloquinho e o Boi Bumbá , na Praça Victor Civita, no bairro de Pinheiros, em São Paulo para toda a família dançar, brincar e aproveitar esta festa inspirada na lenda folclórica da cultura brasileira.
Créditos: Dudu Fernandes
A partir das 11h, começou o show da Banda do Bloquinho, liderada pelo mestre Carlos Sant’Anna, mais conhecido como “Negão da Serrinha” e mais oito músicos (Mestre DaLua e Samba Sam na percussão, André Kurchal na bateria, Marcelo Kurchal na guitarra, Gustavo Sousa no Trompete, Edy no Trombone e Juliano Juba no vocal) com figurino característico da festa. No repertório haverá composições de Luiz Gonzaga (“Boi Bumbá”, “Riacho do Navio”, “Xote das Meninas”), Dominguinhos (“Eu só quero um Xodó”, “Penha”, “Olha isso aqui tá muito bom”), além das músicas típicas de MPB: “Fico Assim Sem Você”, “A Banda”, “Marinheiro Só”, “Meia Lua Inteira “, rock nacional: “Sonífera Ilha”, e repertório tradicional infantil como “O Sapo Não Lava e Pé”.
A decoração da festa teve elementos que remetem a festa do Boi Bumbá, típica da região norte e nordeste do país que mescla e incorpora a dança com o teatro da tradição espanhola e portuguesa, para demonstrar a fragilidade do homem e a força bruta de um boi. Durante a festa as crianças puderam ajudar a completar o cenário com os enfeites e adereços. E houve, é claro a presença do boi na festa, comandando a dança do boi, e também um lindo pau de fita para ser decorado através da dança das crianças.
A Banda do Bloquinho em parceria com a ONG Mailing do Bem, que realiza campanhas sociais destinada aos idosos, crianças, moradores de rua, animais, esporte e educação, reservou um espaço para o público infantil, com a ajuda dos monitores, plantar sementes em vasos ecologicamente sustentáveis (feitos de garrafa pet), que as crianças poderão levar para casa. Outra recreação para o público infantil será a “Árvore dos Desejos”, onde elas escrevem, em um papel adesivo, os seus desejos para um mundo melhor, e colam nesta árvore feita de papelão.
Sobre a Banda do Bloquinho:
A Banda do Bloquinho, criada em 2014 por Mariana Bussab e Flávia Doria, da Oficina de Alegria e liderado pelo mestre Carlos Sant’Anna (Negão da Serrinha), visa estimular a reapropriação da rua e espaços públicos (ruas, praças e parques) para estimular e incentivar a noção de cidadania nas crianças através do sentimento de coletividade, simplicidade e liberdade.
O evento ocorreu em 2015, realizado pela Oficina de Alegria e com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.