Durante as comemorações de reinauguração do Teatro João Caetano, sua plateia teve a rara oportunidade de apreciar ao vivo os acordes de uma orquestra que encanta o mundo há mais de 50 anos. O concerto é uma realização da Dançar Marketing & Comunicações, com patrocínio da Korn/Ferry International – a maior empresa do mundo de seleção e recrutamento de executivos – e apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

A Glenn Miller Orchestra é uma das bandas mais requisitadas para apresentações em todo o mundo, com cerca de 300 espetáculos anuais. No Brasil, tocou os sucessos Tuxedo Junction, In the Mood, Chattanooga Choo-Choo, St. Louis Blues March, Serenade in Blue e A Sentimental Journey, entre outros.

Sua primeira formação foi criada em 1937. A orquestra sobreviveu até mesmo à morte de seu fundador, desaparecido no auge de sua popularidade, em 1944, quando voava para a França. Dois anos antes, ele a havia dissolvido novamente para formar a Glenn Miller Army Air Force Band, a fim de entreter as tropas norte-americanas. Em 1956, graças ao apelo popular, sua família autorizou a formação da presente orquestra.

As músicas e arranjos criados por Glenn Miller consagraram uma fórmula que revolucionou o panorama musical dos anos 40. O Miller Sound consiste em clarinetas conduzindo a linha melódica enquanto sax-tenores sustentam a mesma nota e os demais instrumentos de sopro executam a harmonia.

A Glenn Miller Orchestra é dirigida pelo trompetista Dick Lowenthal, que mantêm em suas apresentações muitos dos arranjos de Miller, além de interpretar seleções modernas ao estilo da consagrada Big Band. A orquestra já viajou para vários países sob a direção de Dick, resgatando o charme da época de ouro do swing. Com grande sensibilidade, ele tempera as apresentações adequando o vasto repertório da banda ao espírito do público, conferindo ao espetáculo identidade única.

 

O diretor musical Dick Lowenthal

Dick Lowenthal pode ser traduzido como um aficcionado do jazz. Envolvido com big bands durante a maior parte de sua carreira, imprime em sua direção ritmo e estilo próprios, dando os mais variados tons às cores de uma orquestra que é fenômeno mundial desde a década de quarenta.

Dick formou-se pela Universidade de Michigan, especializando-se na performance e ensino do jazz. Como educador, ensinou trompete tanto no setor privado quanto em universidades públicas, após ter obtido o mestrado na prestigiada Julliard School of Music.

Em workshops e festivais pelo mundo, teve a oportunidade de trabalhar com grandes jazzistas como Phill Woods, Clark Terry, Bill Watrous, Billie Eckstine e muitos outros, além de tocar com as orquestras de Sammy Kaaye, Nelson Riddle, Tex Beneke, Les Elgard, Bob Crosby e Warren Covington.

Como band leader apresentou a música de Tommy & Jimmy Dorsey, Duke Ellington, Count Basie e, principalmente, Glenn Miller. Seu currículo inclui ainda trabalhos com alguns dos maiores cantores de big bands, incluindo: Anita O’Day, Rosemary Clooney, Helen Forrest, Helen O’Connel, The Pied Pipers, The Modernaires, The Four Freshman e Colleen Miller.

 

Formação da Orquestra

Dick Lowenthal – band leader / Douglas Rothauser – trombone / Thomas Steele – trombone / Roger Verdi – trombone / Richard Visone – percussão / Richard Weiss – trumpete / Steve Wiseman – trumpete / Whitney Ashe – piano / Richard Barz – saxofone, bari, alto / Kenneth Brader – trumpete / Thomas Butts – saxofone, tenor / Philip Chester – saxofone, alto / Kevin Neal – trombone / Keith Gurland – saxophone, tenor / Matthew Hughes – contra-baixo / Carol Kaby – vocalista / Bryan Montemarano – vocalista / Robert Pawlo – saxofone, alto / Jeff Pierce – trumpete

Dançar Marketing & Comunicações: projetos sob medida

A Dançar Marketing & Comunicações, fundada em 1982, pelo publicitário Pedro Bianco, destacou-se no cenário cultural do país, participando de eventos como Carlton Dance Festival, Hollywood Rock, Concertos de Vinólia e Free Jazz Festival, sendo hoje uma das maiores empresas especializadas em consultoria e produção de marketing cultural. A empresa surgiu da diversificação das atividades da Revista Dançar, único veículo especializado em dança no país, produzido pela Dançar Empresa Editorial de Comunicações. A qualidade e a seriedade apresentadas pela revista ampliaram a atuação da editora, que começou a realizar promoções dos mais importantes eventos da área.

Na busca constante por um perfil inovador, a Dançar criou eventos de enorme sucesso, com grande retorno na mídia e que demonstraram um forte apelo institucional, como DuPont Basic Sound, Walita Ao Vivo, Avon Women in Concert e American Express Live Sound.

O espetáculo aconteceu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Créditos: Divulgação