O projeto American Express Live Sound convidou para apresentar-se em sua segunda edição, no Via Funchal, duas bandas de rock que estão na estrada há anos, que mantêm imenso prestígio em um público e reúne representantes de várias gerações: a banda de rock britânica Jethro Tull e o quarteto paulista Ira! Ambos participaram de um evento com 10% da renda a ser revertido para o programa Alfabetização Solidária, uma ação cujo objetivo era convidar o público a pensar sobre os problemas brasileiros e agir em prol das ONGs que desenvolvem um trabalho respeitado na área, de uma maneira agradável e instrutiva.

 O Jethro Tull foi fundado pelo flautista-guitarrista-cantor-compositor Ian Anderson e consolidou-se no cenário rock com influências do blues britânico do final dos anos 60.  

O prestígio dessa verdadeira lenda do rock pode ser conferido em números que indicam a vendagem de 40 milhões de discos em todo o mundo, 60 discos de ouro e platina e 200 concertos para 15 milhões de pessoas em 37 países. A banda era formada pelo próprio Ian Anderson (flauta, guitarra, bandolim, gaita, vocais e bouzouki), Martin Barre (violão, guitarra e flauta), Doane Perry (bateria e percussão), Andrew Giddings (teclados) e Jonathan Noyce (baixo), vende mais de um milhão de álbuns por ano.

No set list do show estão faixas do último Cd, como “Hunt By Numbers”, “Awol” “Dot Com”, e sucessos do passado, como “Nothing is Easy”, “Thick as a Brick”, “Passion Jig”, “Living in the Past” e a célebre “Aqualung”.

Já o Ira!, grupo resultante de um festival de colégio, irrompeu  no cenário rock paulistano em 1981.  A banda, que mantém a formação de sua origem – Edgar Scandurra, Marcos “Nasi” Valadão, Ricardo Gaspa e André Jung – colecionou sucessos e cativou seu público nos anos 80 e, agora, ganhou novos fãs com o lançamento dos Cds “Isso é Amor”, no último ano, e, posteriormente, “Ao Vivo MTV”.

Entretenimento e Cidadania

O projeto American Express Live Sound foi concebido pela Dançar Marketing & Comunicações com a intenção de incentivar o desenvolvimento da cidadania através da cultura. A cada edição, as apresentações de grupos internacionais e nacionais têm parte da renda arrecadada revertida para uma instituição filantrópica. Além disso o projeto colabora para a divulgação do trabalho da instituição por meio da exibição de vídeos explicativos na data do evento, de stands no local dos shows e de veiculação na mídia. Desse modo, o público aprende sobre a ONG, sobre o modo como ela age frente a um problema social e tem a oportunidade de ajudar com a renda da bilheteria, ganhando ainda um show de grande qualidade.

No primeiro ano do American Express Live Sound, em 1999, espetáculos do B-52’s, Paralamas do Sucesso, Daúde e Gilberto Gil reuniram aproximadamente 10 mil pessoas, em duas apresentações. A instituição escolhida para receber parte da renda da bilheteria foi a Ação Comunitária do Brasil (ACB), uma organização sem fins lucrativos, com a missão de fornecer meios para o desenvolvimento das comunidades mais carentes de São Paulo, com trabalhos sociais que atingem crianças, jovens, adultos e idosos, desenvolvendo a cidadania e ensinando-os a construir um futuro.

Uma ação social de combate ao analfabetismo

Este ano, o programa social escolhido foi o Alfabetização Solidária, presidido pela primeira dama Sra. Ruth Cardoso. O programa foi criado em 1997, a partir do Conselho da Comunidade Solidária, para reduzir taxas de analfabetismo e fortalecer a cidadania em áreas extremamente pobres. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 14,7% dos brasileiros com 15 anos ou mais não sabem ler e escrever. Esse porcentual divide-se de maneira desigual, atingindo 28,7% da mesma faixa populacional na região Nordeste.

Para combater o analfabetismo, o Programa Alfabetização Solidária definiu um modelo de atuação que articula diversos parceiros, entre empresas pessoas físicas e o MEC. Hoje, o programa conta com a participação de cerca de 80 empresas, 180 instituições universitárias e mais de 1000 prefeituras e atende 1,1 milhão de brasileiros, em 1005 cidades do Norte e do Nordeste e nas áreas metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Como uma das empresas parceiras do Alfabetização Solidária, a American Express adotou o município de Jurema, em Pernambuco, para destinar suas contribuições. Em outubro deste ano, sua diretoria foi convidada para ver “in loco” o andamento do programa na cidade e os resultados obtidos pelos participantes do processo de alfabetização, pois já é possível perceber e avaliar os benefícios diretos e indiretos que esta parceria tem levado à comunidade.

O evento aconteceu no ano de 2000, com a assessoria de imprensa para o American Express Live Sound.