O filme “Amazônia – Planeta Verde” é uma odisséia que se passa no coração da Floresta Amazônica. Dos mesmos produtores de La Planète Blanche (Biloba) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Gullane), o longa traçou um panorama inédito da maior floresta tropical do planeta contando a emocionante saga de nosso personagem principal – o pequeno macaco KONG. O filme teve com patrocínio Máster da Natura, empresa de cosméticos brasileira que desde a sua fundação estabeleceu uma relação de transparência e apoio às questões ambientais. Teve também patrocínio da Tetra Pak e participação do Fundo Setorial do Audiovisual.
“Amazônia – Planeta Verde” foi dirigido pelo francês Thierry Ragobert e reuniu talentos artísticos e técnicos do Brasil e da França marcando a primeira coprodução da Gullane (uma das mais atuantes produtoras de cinema do país) com a Biloba (empresa do Grupo Gedeon). Os profissionais mergulharam durante meses nesse vasto oceano verde para narrar a história de um jovem macaco prego criado entre homens e que se vê, repentinamente, sozinho na selva.
As filmagens foram divididas em duas temporadas. Primeiro foram rodadas as cenas com animais e no ano de 2012, foram captadas as imagens panorâmicas e detalhes de natureza. Com estimados 90 minutos de duração, o longa chegou às telas de cinema em 2013.
Com a ajuda da mais alta tecnologia em recursos fotográficos e cinematográficos, o filme guiou o espectador pela floresta pelo ponto de vista do macaco prego KONG, que precisa vencer obstáculos para resistir e se adaptar ao novo habitat. Acompanhando a aventura do pequeno macaco, único sobrevivente de um acidente aéreo na Amazônia, o filme desvendou os mistérios da fauna e da flora em toda a sua complexidade. A intenção era se tornar um dos maiores registros documentais sobre a Floresta Amazônica – um patrimônio de relevância mundial – que apresentou ao Brasil e ao mundo os encantos e mistérios dessa floresta.
O espectador teve a oportunidade de vivenciar cenários surpreendentes e animais de rara beleza em 3D. Foi possível acompanhar o cotidiano, os deslocamentos e os perigos que as espécies enfrentam diante de seus predadores naturais. Renomados profissionais (cientistas, biólogos e fotógrafos) acompanharam a rotina das filmagens, com o objetivo de mostrar o fascinante universo da fauna amazônica e algumas das lições que a vida selvagem tem a nos ensinar.
O Grupo Brasileiro de “Amazônia – Planeta Verde” foi liderado pela Gullane, com coprodução e distribuição da Imovision e produção associada de Suzana Villas Boas e Lucia Seabra. O bloco francês foi liderado pela Biloba em coprodução com a Gedeon Programmes e France 2 Cinema, em associação com o Canal + e distribuição da Le Pacte.
Ficha técnica:
BILOBA E GULLANE em coprodução com GEDEON PROGRAMMES, FRANCE 2 CINEMA E IMOVISION em associação com CANAL +, SOFICAS DEVELOPIMAGE, MEDIA, PROCIREP E INVESTIMAGE com distribuição de IMOVISION e LE PACTE apresentam AMAZÔNIA – PLANETA VERDE um filme de THIERRY RAGOBERT roteiro LUIZ BOLOGNESI, LUC MARESCOT, LOUIS-PAUL DESANGES e JOHANNE BERNARD produtores associados LUCIA SEABRA E SUZANA VILLAS BOAS produzido por STEPHANE MILLIERE, FABIANO GULLANE, CAIO GULLANE, DEBORA IVANOV, GABRIEL LACERDA e LAURENT BAUJARD apoio ANCINE e CNC patrocínio máster NATURA patrocínio TETRA PAK
O filme foi lançado no Brasil no ano de 2013, com a assessoria de imprensa da Marra comunicação, para o cliente Natura.