Nas páginas de Matias na Cidade, lançado pela Editora Record, o diplomata brasileiro Alexandre Vidal Porto construiu, com ritmo ágil e linguagem forte, a trajetória urbana de seu personagem-título, com todas as suas angústias e aflições, levando-o a um final surpreendente.

Matias experimenta sensações intensamente humanas e cria uma identificação imediata com o leitor, que é conduzido numa jornada ora obscura, ora familiar. Em sua trajetória pela cidade de São Paulo, Matias alterna as impressões mais comezinhas com sensações de absoluto arrebatamento. Ao longo de quatro dias, sua jornada se transforma na busca de uma possibilidade concreta para fugir de seu quotidiano medíocre, o que se transforma na procura de uma redenção para sua vida.

Hipocondríaco, solitário e mulherengo, Matias Grappeggia é um homem tão comum que poderia estar nas ruas de qualquer metrópole a caminho do escritório. Bem-sucedido em sua profissão e casado há vinte e quatro anos, considera sua vida equilibrada e já não tem mais ambições de felicidade pessoal. Depois de uma aventura sexual com uma desconhecida, dorme por quase trinta horas seguidas. Acorda, sozinho e nauseado, em um quarto de hotel, sem lembrar-se da mulher que o levou à cama na qual despertou. Nos três dias seguintes, este homem vai reviver memórias, observar pessoas e descobrir mais do que gostaria sobre ele mesmo. Na busca inconsciente dessa mulher, atravessa a cidade de São Paulo e conduz o leitor pelos inusitados fatos que determinarão sua vida.

Em estilo claro e direto, o autor narra as impossibilidades e contradições entre um homem, uma mulher e um casamento. Com ironia e sensibilidade, deixa claro que mesmo as superfícies mais plácidas podem ocultar impulsos turbulentos e indomesticáveis.

O AUTOR

Alexandre Vidal Porto nasceu em São Paulo, em 1965, mas se considera cearense. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard, diplomata de carreira, gosta de cachorros e já morou em São Paulo, Fortaleza, Brasília, Nova York, Santiago e Cambridge. Atualmente, vive e trabalha em Washington, D.C Além de diplomata, Alexandre também é mestre em direito e foi o primeiro orador brasileiro na Harvard Law School, onde apresentou dissertação sobre igualdade jurídica e orientação sexual.

O lançamento aconteceu no ano de 2005, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Fotos Divulgação