Rubens Naves defende em seu livro o tema da contratação dos serviços jurídicos pelo Estado. A ideia surgiu a partir de sua preocupação com uma conjuntura vivenciada por parte dos operadores de direito e certos procedimentos adotados pelos órgãos de controle que, embora com a intenção de resguardar a higidez do ordenamento jurídico brasileiro contra violações, muitas vezes adotam uma conduta que resulta no enfraquecimento do Estado e no cerceamento da liberdade profissional do advogado.
Alguns tópicos abordados na publicação são: o novo papel do Estado na promoção do desenvolvimento econômico e social, a contratação de serviços jurídicos pela administração pública, o caso dos entes de regime híbrido, contratação de serviços jurídicos sem licitação, controle da contratação direta pelo Poder Judiciário, licitação para a contratação de serviços jurídicos, jurisprudência comentada, entre outros, como o Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
O livro foi publicado pela Editora Método, em 2007, com a Assessoria de Imprensa realizada pela Marra Comunicação na ocasião do lançamento.