Após 18 meses entre pesquisa, organização e digitalização foi lançado o Acervo Digital Gilberto Gil pelo Instituto Antônio Carlos Jobim. O trabalho foi uma oportunidade para as pessoas conhecerem em um único ambiente online grande parte da trajetória de Gilberto Gil. Trata-se de um panorama geral de sua carreira, seu processo criativo e a memória de um dos artistas mais atuantes e mais completos da música brasileira.

Do vasto acervo documental e musical do artista, foram digitalizados 30 mil itens, dos quais, aproximadamente 13 mil recortes de jornais e revistas, 12 mil fotos, 400 vídeos, 15 cadernos com um total de 700 páginas scaneadas, 30 roteiros de shows com set lists, 10 teses acadêmicas, 50 letras manuscritas, 50 cartazes de shows, 500 peças de correspondência, entre outros documentos reunidos em quase 50 anos de carreira. Este trabalho foi desenvolvido pela equipe do Instituto Antonio Carlos Jobim, também responsável pelo acervo digital do próprio Tom, de Dorival Caymmi e entre outros.

O projeto contou com apoio da Natura através do programa Natura Musical.  O Acervo Gil vem para somar a outros acervos já patrocinados pela empresa: Dorival Caymmi (2008), Ernesto Nazareth (2010) e Chiquinha Gonzaga (2011).

Para marcar este lançamento, Gilberto Gil também fez um show no Espaço Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Destaques do Acervo Digital Gilberto Gil

Um universo de cerca de 30.000 documentos, entre cadernos, correspondências, vídeos, fotos, partituras, jornais, revista entre outros. Principais destaques:

 

  • Discurso na Universidade da Bahia, em 1964, no curso de Administração, no qual foi orador de turma;
  • Manuscritos como: “Capitão do mar” (canção em parceria com Milton Nascimento); “Chega de mágoa” (canção em parceria coletiva, entre eles, Fagner e Chico Buarque) e “Oração pela libertação da África do Sul” (canção de sua composição);
  • Correspondências de amigos da MPB como: Maria Bethânia, Milton Nascimento, Gal Costa, entre outros;
  • Foto inédita de 1992, no aniversário de 50 anos de Gil, ele entre suas ex-esposas, Nana Caymmi, Belina de Aguiar e Sandra Gadelha e a atual esposa, Flora Gil. Destaque também para fotos de Gil criança, no colegial, e na Universidade, além de shows como os do Expresso 2222;
  • Vídeo de Gil na ONU com Kofi Annan, secretário geral da ONU, tocando atabaque no palco com o então ministro da cultura. Mais shows e entrevistas por todo país e no mundo, datando de 1970 até os dias de hoje.
  • Partituras como: parte de sax tenor da música “Vamos fugir”; partituras das músicas “Nos barracos da cidade”, “Chuck Berry fields forever” e “Toda menina baiana”.
  • Exemplares de jornais de 1969, com entrevistas de Gil e Caetano sobre a música brasileira e exílio;

Acervo em números

 

  • 20 cadernos: 1296 folhas pesquisadas e higienizadas;
  • 500 correspondências: com um total de 1147 folhas processadas: pesquisadas e higienizadas;
  • 985 arquivos de imagens. Processados entre arquivos TIFF, JPG e PDF;
  • 10.000 fotos processadas: higienizadas, acondicionadas e scanneadas em arquivos de imagens entre TIFF, JPG’s e PDF’s;
  • 300 DVD’s digitalizados e catalogados;
  • 14 partituras: com um total de 40 documentos processados: higienizados, acondicionados e scanneados em arquivos de imagem entre TIFF, JPG’s e PDF’s.;
  • 14.820 jornais e revista processados: higienizados, acondicionados e scanneados, com arquivos de imagem entre JPG’s e PDF’s.

 

Download de músicas do Gilberto Gil

 

Para marcar o lançamento do Acervo, a Natura disponibilizou quatro músicas de composição de Gil para download legal e gratuito no seu Portal e no Facebook.  São elas: “Seu Olhar”, “Estrela”, “Cérebro Eletrônico” e “A Raça Humana”.

Natural Musical e Acervos Digitais

Gilberto Gil - Créditos: Pedro Mendes
Gilberto Gil – Créditos: Pedro Mendes

Além deste Acervo do Gilberto Gil, o Programa também já patrocinou outras iniciativas do gênero, como o da Chiquinha Gonzaga, que disponibilizou o acesso a mais de 300 partituras revisadas e digitalizadas dessa que talvez seja a compositora mais importante da música brasileira, de Ernesto Nazareth, lançado em 2009 e que reuniu a totalidade das obras deste gênio da música brasileira (1863-1934, Rio de Janeiro), e ainda o Acervo Dorival Caymmi, selecionado em 2007 no Edital da Natura, que fez um apanhado abrangente sobre a obra e vida do cantor baiano, reunindo fotos, vídeos, partituras, letras de músicas em três idiomas: português, inglês e espanhol.

O Acervo Digital Gilberto Gil foi lançado em 2011, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Natura Musical.