O filme foi uma ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional. Foi realizado com o patrocínio master da Natura Musical, programa de apoio à música brasileira que a empresa mantém desde 2005.
Em “A música segundo Tom Jobim”, os diretores escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Não há uma palavra sequer no filme. E nem é preciso. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis, e do próprio Tom Jobim, em diferentes momentos, alinhava a trajetória musical do “maestro soberano”.
Nelson dirigiu, em 1985, um documentário sobre Tom Jobim para a televisão brasileira, com duração de quatro horas. Sempre teve grande admiração pelo compositor. Quando decidiu fazer A música segundo Tom Jobim percebeu que o acervo de fotos e filmes da família do compositor e os arquivos obtidos pela pesquisa de Antonio Venâncio eram tão ricos que o próprio material podia, por si só, contar a história de Tom.
A espinha dorsal do filme foi construída com base na música e nas imagens em movimento e fotográficas. Dessa forma, a atenção se concentra em cada foto, em cada performance original e surpreendente. E o filme permite que o espectador se entregue inteiramente à música.
O filme foi parcialmente financiado com recursos obtidos através da Lei Federal 8.685/93 (Lei do Audiovisual Art. 1o)
Um acervo precioso
A música segundo Tom Jobim é basicamente um filme de montagem, no qual a edição, com os cortes e entradas de imagens, definem o ritmo, a intensidade e a emoção do que se quer mostrar. Por isso, a equipe trabalhou em conjunto em todas as etapas: pesquisa, seleção de arquivos, edição de imagens.
Com grande experiência no universo dos DVDs musicais, Dora Jobim dividiu a direção com Nelson Pereira dos Santos. É profunda conhecedora do material de arquivo de Tom Jobim, seu avô, fez um levantamento extenso dos arquivos, e seu ouvido musical foi importante instrumento na hora da montagem. Sua experiência, aliada ao rico acervo fotográfico e de imagens da viúva de Tom, Ana Jobim, contribuiu de forma decisiva na elaboração do filme.
A roteirista Miúcha Buarque de Holanda levou para o filme a visão artística e, ao mesmo tempo, pessoal do compositor. Ela foi grande amiga de Tom Jobim, que conheceu quando os dois freqüentavam o ipanemense bar Veloso, popular entre artistas na década de 70, e onde foi composta a famosa Garota de Ipanema, com Vinícius de Moraes. A canção tornou-se conhecida no mundo inteiro e imortalizou o bairro por onde passava a célebre Garota. Miúcha, que participou do disco Best of two worlds, com João Gilberto – com quem foi casada – e Stan Getz, teve convívio musical intenso com Tom Jobim, organizou a pesquisa e desenvolveu a base da história de Tom: sua personalidade, seu humor, sua sagacidade, seu talento, a sofisticação da sua música.
A direção musical de Paulo Jobim, músico e filho de Tom, foi imprescindível. Paulo foi o ouvido musical do filme e cuidou da qualidade do áudio de cada arquivo.
Depois de um grande levantamento documental de fotos, imagens e documentos, foi feita a seleção de imagens, entre dezenas de arquivos. A edição de Luelane Correa, junto com os diretores, construiu a trajetória musical de Tom com uma montagem que usou fotos e imagens de forma cronológica, acompanhando o compositor desde suas primeiras fases até seu amadurecimento.
FICHA TÉCNICA
Direção: Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim
Roteiro: Miucha Buarque de Hollanda e Nelson Pereira dos Santos
Direção Musical: Paulo Jobim
Produtores Associados: Instituto Antonio Carlos Jobim, Leticia Monte
Produção executiva: Marcia Pereira dos Santos e Maurício Andrade Ramos
Direção de Produção: Ivelise Ferreira
Assistente de Direção: Douglas Soares
Produtor Musical: Vinicius França
Pesquisa: Antonio Venâncio
Edição: Luelane Correa
Finalização: Marcelo Pedrazzi
Som: Jorge Saldanha e Yan Saldanha
Art design : Elianne Jobim
Tradução e Legendas: Adriana Rouanet
Com direção de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim, o filme foi lançado em 2012, e a assessoria de imprensa foi realizada pela Marra Comunicação, para o cliente Natura Musical.