O contraste musical do CD Caruana, de Carmina Juarez, gravado ao vivo em 2004 no Itaú Cultural, foi lançado em DVD. A obra, lançada pela gravadora MCD, integrou o projeto Toca Brasil promovido pela instituição para difundir a obra de artistas pouco conhecidos do grande público, mas que tinham um trabalho musical consolidado.
Fiel ao percurso da artista, que além de intérprete é pesquisadora musical, preparadora vocal e membro do coral da Universidade de São Paulo (USP), o DVD registra tendências contemporâneas de música popular e canções tradicionais do Brasil e também passa pelo jazz americano. A mescla de tendências começou pelo nome que batiza o DVD: Caruana é uma referência à mistura de etnias com o aboio nordestino, o canto negro e o indígena.
No show, Carmina contou com Jardel Caetano (violão, viola e arranjos), Sérgio Reze (bateria), Christianne Neves (piano) e Zé Alexandre (baixo acústico). O repertório foi de “Araruna”, dos índios Parakunã do Pará, ao jazz contemporâneo de Bob McFerrin e Russell, com a música “Remembrance”, passando pelo rock e pela música popular de brasileiros como o paulistano Nando Reis (“As Coisas Tão Mais Lindas”) e os baianos Pepeu Gomes (“Ela Não É Flor que se Cheire”) e Carlinhos Brown (“Argila”). O paraibano Chico César deu um depoimento no DVD sobre a obra de Carmina. “Quando Fecho os Olhos”, composição dele com Carlos Rennó, também é interpretada pela cantora.
Com sonoridade particular e modo próprio de interpretar e dar vida às canções, Carmina veio colecionando elogios da crítica por seu timbre de voz, que lhe valeu o apelido de “rouxinol”, técnica e repertório. Nascida em São Paulo, filha do maestro Benito Juarez e da pianista Beth Rangel, Carmina Juarez estudou jazz no Berkleey College of Music, EUA, e dedicou-se ao estudo da história da música brasileira na Unicamp. Ela começou a cantar aos 12 anos, quando ingressou no Coral da Universidade de São Paulo, onde trabalhou como professora de voz.
Um dos fatores mais marcantes de seu trabalho é a pesquisa que ela desenvolveu sobre a música popular brasileira tradicional, revelada desde o seu primeiro CD Arrasta a Sandália gravado em 1996 e cuja música-título é uma composição de 1968 de Oswaldo W. Vasquez e Aurélio Gomes.
O lançamento do DVD aconteceu no ano de 2006, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a gravadora MCD.