No final dos anos 20, o Brasil ensaiava seus primeiros passos no mundo da moda. Hoje, sua produção começa a ser reconhecida e respeitada no mercado internacional. Entre estes dois momentos distintos existe uma longa e persistente trajetória de um setor que cresceu e se profissionalizou – especialmente nas duas últimas décadas – permitindo o surgimento de uma moda brasileira, com identidade e personalidade próprias. Para homenagear e prestigiar os profissionais que ajudaram a escrever e os que ainda fazem essa história, e também revelar novos talentos em todo o país, José Maurício Machline e Tininha Kós criaram o Prêmio Moda Brasil. Com patrocínio da Iguatemi, o evento terá sua primeira edição em 2008.

Para definir o formato da premiação e suas categorias, Machline e Jereissati – que formavam o Conselho Diretor ao lado de Tininha Kós – convidaram sete profissionais da área para integrarem o Conselho Seletivo: Paulo Borges, Costanza Pascolato, Flávia Lafer, Regina Guerreiro, Patrícia Carta, Bob Wolfenson e Patrícia Veiga. Estes dez conselheiros tiveram ainda que escolher os pré-candidatos às premiações e indicar o júri. A este júri, por sua vez, coube escolher três finalistas em cada categoria entre os pré-candidatos e, posteriormente, os grandes vencedores.

Ao todo foram definidas 20 categorias, incluindo duas escolhidas pelo voto popular e um prêmio especial. Foram elas: ‘Estilista de Moda Masculina’, ‘Estilista de Moda Feminina’, ‘Estilista Revelação’, ‘Coleção Moda Praia’, ‘Stylist’, ‘Desfile do Ano’, ‘Make-Up’, ‘Hair Stylist’, ‘Fotógrafo’, ‘Campanha Publicitária’, ‘Modelo Feminino’, ‘Modelo Masculino’, ‘Designer de Acessório’, ‘Figurinista’ e ‘Veículo de Mídia Impressa’, ‘Veiculo de Mídia Eletrônica’ e ‘Jornalista de Moda’.

O ‘Prêmio Especial’ foi uma homenagem, póstuma ou não, a uma personalidade relevante para o desenvolvimento da moda no Brasil. Já o Voto Popular teve duas categorias: ‘Modelo Masculino’ e ‘Modelo Feminino’. O público pode votar através de urnas ou ainda pela internet.

Nesta primeira edição, o Conselho Seletivo indicou os pré-selecionados aos jurados não apenas pela inscrição voluntária destes concorrentes, mas também através de uma ampla pesquisa realizada pela produção do evento em todo o país em busca de potenciais candidatos.

Todos os participantes enviaram seus trabalhos ao Conselho Seletivo em dvds, books ou fotos, dependendo da categoria. Nas categorias de melhor estilista, os pré-selecionados apresentarão posteriormente para os jurados três looks completos de cada coleção – verão e inverno –, quando então foram escolhidos os três finalistas ao prêmio. 

Os vencedores foram apontados somente no dia da cerimônia de entrega dos prêmios, garantindo a idoneidade da premiação.

A homenageada deste ano foi a ex modelo Dalma Callado. A Premiação Especial foi concedida ao Brasileiro Francisco Costa, estilista da Calvin Klein.

A apresentação foi de Regina Case e os artistas convidados foram: Camila Pitanga, Juliana Didone, Luana Piovani, Maitê Proença, Paola Oliveira e Thais Araújo.

Wanderléa cantou um medley de seus maiores sucessos, Roberta Sá e Maria Bethânia que cantou uma música acompanhada do maestro João Carlos Coutinho ao piano e recitou um poema de Cecília Meireles.

FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL: JOSÉ MAURÍCIO MACHLINE

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: BÁRBARA MAIA

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO: TININHA KÓS

PRODUÇÃO EXECUTIVA: ÂNGELA GARCIA

GERÊNCIA DE PRODUÇÃO: RAFAELA GARCEZ

ROTEIRO: ALBERTO RENAULT

CENOGRAFIA E DIREÇÃO DE ARTE: GRINGO CARDIA

FIGURINOS: FLAVIA LAFER

ILUMINAÇÃO: CÉSIO LIMA

PRODUÇÃO DA PREMIAÇÃO: BÁRBARA MAIA

ADMINISTRATIVO: MARLENE BARBOSA

CENÓGRAFA EXECUTIVA: CRISTINA NOVAES

COORDENAÇÃO EQUIPE DE CENOGRAFIA: GRINGA CARDIA

COORDENAÇÃO TÉCNICA: CHICO CALABRO

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: GIOVANNI BIANCO, pela amizade e carinho, FLAVIA LAFER, MARA NATACCI,

O evento aconteceu no ano de 2008, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

Créditos: Ciete Silvério