De 22 de março a 11 de abril, a Panamericana – Escola de Arte e Design (novo nome da Escola Panamericana de Arte) e a Revista da Criação trouxeram ao Brasil os trabalhos considerados mais inovadores em Comunicação Visual no mundo todo pelo Art Directors Club de Nova Iorque, em 2000. A Exposição foi dividida em duas partes: Mostra Internacional (na Unidade Groenlândia, com os trabalhos internacionais premiados) e Mostra Nacional Participação Brasileira (na Unidade Angélica, com as peças premiadas e outros cases das agências brasileiras).

A mostra exibiu o melhor da Comunicação Visual em trabalhos de Design Gráfico, Fotografia, Ilustração, Propaganda, peças criadas para a televisão e novas mídias, sob a forma de vídeos, pôsteres, livros, anúncios e embalagens.  A seleção foi feita por profissionais de renome na área, cujo critério comum para reconhecer os melhores foi a busca da excelência visual e da originalidade – grandes ideias brilhantemente executadas.

Em sua 79ª edição, a premiação anual selecionou 621 vencedores de um total de 16 mil inscrições. Os visitantes da Exposição tiveram a oportunidade de conferir a maior parte desses premiados: os 89 ganhadores das medalhas de ouro (gold) e prata (silver) e os 140 agraciados com Honra ao Mérito (Distinctive Merit) – incluindo os 25 selecionados entre estudantes. O Brasil obteve 13 prêmios, garantindo o sexto lugar entre os 50 países que enviaram inscrições para o ADC.

Premiação exibiu tops mundiais da Comunicação Visual

A premiação anual do Clube dos Diretores de Arte de Nova Iorque foi criada em 1921 e é uma das mais prestigiadas em todo o mundo no campo das Comunicações Visuais. Nos Estados Unidos é a maior e mais antiga do gênero.

Durante todos esses anos, a Exposição dos trabalhos premiados pelo clube tem documentado e popularizado a contribuição estilística de indivíduos excepcionais neste campo. Ilustradores como Maxfield Parrish e Norman Rockwell estão entre os talentos mundiais reconhecidos pelo Clube dos Diretores de Nova Iorque, assim como os diretores de arte e designers Milton Glaser, Herb Lubalin, Saul Bass e Massimo Vignelli.

A missão do ADC é reconhecer a excelência no Design contemporâneo por meio da apresentação pública de nomes da  vanguarda em Propaganda, Design e Novas Mídias como John Hegarty da BBH, Neil Powell da Duffy Design, e o cientista da computação gráfica, John Maeda.

Os premiados brasileiros

Entre os brasileiros, as agências Almap e DM9 foram as maiores vencedoras, ambas com 3 prêmios.  As demais agências ou profissionais brasileiros tiveram um trabalho premiado, mas nem por isso seu orgulho é menor. Com relação à importância de se ganhar um prêmio desses, o publicitário Alexandre Gama, premiado pela campanha “Suicida” idealizada pela Neogama para a Gradiente, lembra que o ADC é a premiação mais criteriosa e respeitável atualmente.  “O ADC tem conseguido manter o alto nível mesmo abrindo as portas para o mundo, ao contrário de outros prêmios que têm mais concessões”, ele polemiza.

A Íntegra, uma agência do Ceará que levou seu “Merit” com a campanha “Para que chova no Ceará precisa ter fé. Um pingo que seja.”, considera-se uma das principais beneficiadas pelo reconhecimento internacional. Seu diretor, Rodrigo Ganem, acha que é a coroação de todo o esforço para montar uma empresa com qualidade criativa enfrentando todas as situações adversas de um mercado ainda em formação. “Para quem está nos grandes centros da propaganda, com verbas zilhões de vezes maiores, ganhar prêmio desse nível é obrigação”, ele afirma.  Em sua opinião isso indica um caminho que já existe no resto do mundo, que é o de ter agências trabalhando em alta voltagem e com alta criatividade fora dos centros tradicionais da propaganda, como a “Fallow”, em Minneapolis, interior dos Estados Unidos, e a “Hunt Lascaris/TBWA”, na África do Sul.

Agência

Prêmio

Título

Categoria

Almap BBDO

Honra ao Mérito

Vidro Normal/ Vidro Elétrico

Propaganda

Almap BBDO

Merit

Ninguém faz tanto por uma boa foto

Propaganda

Almap BBDO Merit Jovens Diretores Propaganda
DM9 DDB Merit Gravatas Propaganda
DM9 DDB Merit Reunião Propaganda
DM9 DDB Merit Latas Novas Mídias
F/Nazca Merit Fundação SOS Mata Atlântica Propaganda

Integra Comunicação

Merit Para que chova no Ceará precisa ter fé. Um pingo que seja. Propaganda
Itaú Cultural Merit Papelaria Itaú Cultural Design Gráfico
Leo Burnett Merit Flanela (Fiat) Propaganda
Neogama Comunição Merit Suicida (Gradiente) Propaganda
Young & Rubican Merit Últimos exemplares das edições Históricas numeradas e autografadas pelas próprias estrelas (Playboy) Propaganda

O evento aconteceu no ano de 2001, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a Escola Panamericana de Artes.