O Projeto Carmim foi criado pelo artista plástico Eduardo C. Valarelli e teve como principal objetivo levar as artes plásticas a adultos e crianças internados em cinco hospitais de São Paulo, estimulando e educando sensibilidades potenciais. Trabalhando exclusivamente com artistas e educadores voluntários, o Projeto Carmim ofereceu aulas de artes-plásticas aos internos dos seguintes hospitais da capital: Hospital Emílio Ribas, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, Instituto Central do Hospital das Clínicas e Hospital da Criança.

Com o intuito de capacitar e formar profissionais interessados em utilizar as artes plásticas como meio de promoção humana e desenvolvimento social, o Carmim inaugurou a Carmim Escola Social de Arte patrocinada pela artista plástica Minidi Pedroso.  As disciplinas foram divididas em dois módulos complementares e interligados:

Módulo Social

  • Desenvolvimento de Projetos Sociais: Docente Eduardo C. Valarelli
  • Dinâmicas do Terceiro Setor: Docente José Luiz Gaeta Paixão

 

Módulo Arte

  • Laboratório de Criação Teórico – Prática: Docente Eduardo C. Valarelli
  • Metodologia Carmim e Teorias do Ensino da Arte: Docente Silvia Cacace Cunha
  • História da Arte: Docente Silvia Cacace Cunha
  • Atelier de Pesquisa e Linguagens Artísticas (desenho, pintura, gravura e tridimensional): Docente Carlos Roberto Faria
  • Práticas de Estágio e Aplicação de Materiais Didáticos: Docente Margarete Oliveira

 

PROJETO CARMIM – O INÍCIO

O Projeto Carmim nasceu em 1996, impulsionado por uma experiência pessoal vivenciada pelo seu fundador, o artista plástico Eduardo Valarelli, quando ficou hospitalizado por 25 dias, dividindo a enfermaria com mais dois pacientes, num hospital de estrutura simples, no interior de São Paulo. Foi dentro deste ambiente frio e impessoal que Eduardo descobriu que por meio da arte ele poderia reconstruir o seu universo. Dessa forma, começou a transformar sua realidade com o auxílio de linhas, cores, formas e poesias.

Quando deixou o hospital, toda esta experiência de grande impacto foi passando por um processo de sedimentação e amadurecimento e Valarelli começou a refletir sobre o que poderia fazer para mudar a realidade que ele havia conhecido tão bem dentro dos hospitais. A sua experiência havia criado uma necessidade de ação e foi então que surgiu a ideia de utilizar a arte como meio de transformação social. O projeto logo foi batizado de Carmim por causa do significado da palavra: vermelho, paixão. Sua missão era utilizar as artes plásticas como meio de restauração e promoção humana em locais onde a dignidade de adultos e crianças esteja comprometida, estimulando e educando sensibilidades potenciais.

O projeto iniciou no ano de 2003, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.