Clarice – Coração Selvagem

Estrelada por Aracy Balabanian, Marcelo Escorel e Laura Arantes é uma coletânea de dados e informações sobre a vida e a obra da consagrada escritora Clarice Lispector. O texto foi construído a partir da visão de toda sua obra literária, das cartas enviadas à sua irmã (Tânia Kauffman), de trechos de entrevistas concedidas a vários jornais e revistas e comentários de amigos sobre sua personalidade. É a síntese do que seriam as linhas marcantes de sua vida mostradas através de fatos aparentemente irrelevantes, mas que são de grande significado para os que querem conhecer mais profundamente sua instigante personalidade.

No roteiro, um casal de entrevistadores, serve de fio condutor. Através das respostas às perguntas dos entrevistadores personagem Clarice vai se revelando, sempre com sua peculiar ironia, seu senso de humor, sua irreverência e seu emocional profundamente interiorizado.

Clarice – Coração Selvagem funciona em três planos: o ato de escrever, seu questionamento sobre a vida e as intervenções de público em sua vida e obra.

Para a caracterização da personagem contamos com o talento da premiada maquiadora Izabel Arbizu, que transforma, através de maquiagem, Aracy em Clarice. O cenário, a cargo de Analú Prestes, vencedora do Prêmio Sharp de Teatro/98, reconstitui a biblioteca da escritora, que se abre e se transforma em uma parede de espelhos. Analú usa, também, reproduções de fotos da família e de amigos de Clarice (como a que ela aparece, em 1968, na passeata dos 100 mil ao lado de vários intelectuais), além de reproduzir em grandes proporções um retrato feito pelo pintor Carlos Scliar, amigo íntimo da escritora.

A trilha sonora é assinada por Paulo Mendes, os figurinos por Lilia Azevedo e Vanessa Tobler e a iluminação pelo premiado Aurélio de Simoni.

O espetáculo esteve em cartaz no ano de 1998, no Teatro Cultura Artística, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.

FICHA TÉCNICA

Elenco:

Clarice Lispector (Aracy Balabanian)

Apresentadora (Laura Arantes)

Apresentador (Marcelo Escorel)

Roteiro e Direção – Maria Lucya de Lima

Assistente de Direção – Isabela Leal

Cenografia e Direção de Arte – Analú Prestes

Figurinos – Lilia Azevedo e Vanessa Tobler

Iluminação – Aurélio de Simoni

Trilha Sonora – Paulo Mendes

Maquiagem – Izabel Arbizu