Na peça, um típico novo rico inglês do final dos anos de 1980, volta antecipadamente de uma estação de golfe e ao chegar em seu apartamento se depara com uma situação inusitada. Assim começa o jogo de entra e sai do armário  

 Os penetras (Smelling a Rat, 1988), de Mike Leigh é uma comédia britânica popular e sofisticada ao mesmo tempo. No palco são discutidos temas como conflitos familiares, ressentimentos de funcionários e dissonâncias de adolescente.  Produzido por Carlos Mamberti e dirigido por Mauro Baptista Vedia em sua terceira montagem de Mike Leigh.  No elenco Marcello Airoldi, Kiko Vianello, Ana Andreatta, Paula Arruda e Pedro Guilherme

 A peça é uma comédia de surpresas e enfrentamentos, de diálogos triviais e geniais, de personagens contemporâneos e com ritmo de comédia cinematográfica. O grande desafio do texto de Mike Leigh é trazer uma diversidade de personagens que criam situações incríveis. O espetáculo conta de uma maneira engraçada, o que o consumo desenfreado provoca na relação familiar, discute o sexo na adolescência, além de questões públicas. “

 Depois de suas férias, Rex (Kiko Vianello), dono de uma empresa de dedetização, se esconde num armário do seu quarto  quando escuta vozes estranhas no seu apartamento. Trata-se de seu empregado Vítor (Marcello Airoldi) e sua esposa Charlene (Ana Andreatta), mas estes também se escondem num armário quando ouvem outros “penetras” entrarem. Enquanto o público vê as pessoas entrando e saindo dos armários, literalmente, vários segredos são revelados no confronto entre os personagens. Os problemas de comunicação e afetivos entre Rocky (Pedro Guilherme) e seu pai Rex, o rancor de Vítor e sua mulher Charlene contra o patrão Rex e seu padrão de novo rico, a timidez de Rocky perante a sua ‘namorada’ Melanie (Paula Arruda).

Esteve em cartaz no Teatro Jaraguá, em São Paulo, com direção de Mauro Baptista Vedia e a Assessoria de Imprensa foi realizada pela Marra Comunicação, em 2010.

 

FICHA TÉCNICA:

TEXTO – Mike Leigh

DIREÇÃO – Mauro Baptista Vedia

ASSITENTE DE DIREÇÃO Patricia Luize e Renata Calmon

TRADUÇÃO/ADAPTAÇÃO – Mauro Baptista Vedia / André Carvalho

CENÁRIO – Chris Aizner

FIGURINO – Maitê Chasseraux

ILUMINAÇÃO Hugo Peake

TRILHA SONORA- Mauro Baptista Vedia / Fernanda Galetti

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO– Carlos Mamberti

PRODUÇÃO EXECUTIVA – Daniel Palmeira

PRODUÇÃO ELENCO – Fabiana Carlucci

CAMAREIRA – Silvia Lopes

ADM FINANCEIRA- Cleonice Macedo Chaves

AGENCIA DE COMUNICAÇÃO Acomz

PATROCÍNIO Carbocloro

APOIO – Caixa Econômica Federal

APOIO INSTITUCIONAL – Lei Federal de Incentivo à Cultura