O livro “A Marcha Para O Oeste” foi publicado pela editora Globo em 1994 e é de autoria dos irmãos Cláudio e Orlando Villas Bôas. Ele apresenta, basicamente, o diário da expedição Roncador-Xingu, organizada no início da década de 40, pelo governo federal para desbravar áreas do Brasil ainda intocadas pelo homem civilizado.
Precedido pelas apresentações de Antonio Houaiss, Darcy Ribeiro, Antonio Callado, Maureen Bisilliat, e a introdução de Sérgio de Souza, o texto de “A Marcha Para O Oeswte” narra o dia a dia dos homens da vanguarda da expedição, que, convivendo com índios e sertanejos, enfrentaram a falta de recursos, doenças e dificuldades geradas pelo clima; persistindo no objetivo de abrir fronteiras e iniciar contato com tribos ainda desconhecidas.
Em 1943, Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas deixaram São Paulo para realizar a expedição Roncador- Xingu, que resultou em 1500 quilômetros de picadas abertas, 1000 quilômetros de rios percorridos, na fundação de cidades, vilas, campos de pouso e na criação do Parque Nacional do Xingu, a maior reserva indígena do Brasil.
Cláudio e Orlando foram indicados ao Prêmio Nobel da Paz, além de terem recebido diversos títulos e comendas por suas contribuições para a humanidade.