O grupo Nós do Morro estreou em São Paulo o espetáculo “Sonho de uma noite de verão – uma intromissão do Grupo Nós do Morro no universo de Shakespeare”. Localizado na Comunidade do Vidigal, em um morro da zona sul do Rio de Janeiro, o Nós do Morro tem o selo oficial da Unesco, dois Prêmios Shell, Um Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem, entre outros, como reconhecimento por seu trabalho artístico. O grupo mantinha uma escola de artes com 320 alunos e tem em seu currículo mais de 30 peças teatrais encenadas, sendo que cerca de duas mil pessoas já foram beneficiadas diretamente pelo projeto social, cursando as oficinas e cursos promovidos pela instituição. Também é responsável por uma geração de artistas que conseguiu quebrar estigmas e preconceitos e se inseriu no mercado de trabalho artístico. Cerca de 1/3 dos atores do filme Cidade de Deus foi extraída do Nós do Morro, o que conferiu projeção internacional ao grupo. O elenco do espetáculo que estreou em São Paulo ostentava a participação tanto em Cidade de Deus, como no seriado Cidade dos Homens, além da atuação em novelas (Celebridade, Mulheres Apaixonadas), seriados (A Casa das Sete Mulheres, Sandy e Jr, Malhação, A Diarista), e cinema (Uma Onda no Ar, Os Normais, Como ser Solteiro no Rio de Janeiro, Orfeu).
O texto original foi traduzido e adaptado por Luis Paulo Corrêa e Castro, dramaturgo de vários espetáculos encenados pelo grupo, que foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro em 2002 pelo espetáculo “Noites do Vidigal”. No espetáculo, a mistura de mundos torna difuso sonho e realidade e o grupo adentra neste sonho shakespeariano, subvertendo o universo original através da busca por linguagem mais popular.
A direção foi de Fernando Mello da Costa, que também assinou a cenografia em conjunto com Rostand Albuquerque. Os figurinos foram de Jefferson Miranda e Flávio Graff. A trilha sonora foi originalmente composta por Gabriel Moura, Pedro Luís (do Grupo Pedro Luís e a Parede) e Rodrigo Maranhão (do Bloco Bangalafumenga).
A realização do espetáculo é um sonho antigo do fundador do Grupo, Guti Fraga. Pela primeira vez, o grupo monta um texto de origem estrangeira.
FICHA TÉCNICA:
direção de Fernando Mello da Costa.
Ficha Artística e Técnica: Elenco / Personagem: André Santinho – Getúlio e Bottom-artesão / Babú Santana – Egeu e Oberon / Careca Martins – Teseu, Fadas e Elfos / Christiano Lima – Zero Sete e Snug-artesão / Cida Costa – Hipólita, Fadas e Elfos / Cíntia Rosa – Hérmia / Daniele Andrade – Fada/ Edson Oliveira – Girino, Starveling e artesão / Eunice Conceição – Dina, Snout e artesão/ Helio Rodrigues – Demétrio/ Jota Farias – Colecionador/ Quince – artesão / Marcello Melo – Lisandro / Mary Sheila de Paula – Titânia / Pierre Santos – Wilson Maluco/ Flute -artesão / Roberta Santiago – Puck / Rosana Barros – Helena / Wendel Barros – Filóstrato/Puck
Supervisão Artística: Guti Fraga / Adaptação Dramatúrgica: Luiz Paulo Corrêa e Castro, Cenografia Fernando Mello da Costa e Rostand Albuquerque/ Iluminação: Fred Pinheiro / Direção Musical: Gabriel Moura, Pedro Luís e Rodrigo Maranhão / Figurino Jefferson Miranda e Flávio Graff / Maquiagem Guilherme Pereira / Preparação Corporal e Coreografia: Johayne Ildefonso / Preparação Circense: Rafael Sena e Bruna F. Lima / Preparação Vocal:Ana Frota / Direção de Produção Maria José Santos da Silva e José Gonzaga de Araújo / Programação Visual:Maurício Grecco / Operadora de Luz:Márcia Francisco / Produção Executiva: Maria Ester L. Moreira e Márcia Suzart / Assistente de Produção: Kiko Moraes / Direção de Cena: Maria Gorete Bezerra de Lima / Produção Executiva São Paulo: Sergio Mastropasqua / Érica Teodoro / Clarissa Rockenbach
O evento ocorreu no ano de 2004, em São Paulo, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.
Fotos: Divulgação