“Impressões” é um livro de memórias do autor Elifas Andreato, em versão bilingue (inglês/português) com ilustrações dos principais trabalhos realizados em sua carreira, complementados por comentários de personalidades da nossa cultura que assistiram a evolução de sua arte, como: Chico Buarque, Rita Lee, Tom Zé, D. Paulo Evaristo Arns, Ziraldo, Zuza H. de Mello, Rogério Duprat, Fernando Faro, Flávio Rangel, Paulo Autran, Bibi Ferreira, Fernando Morais, Victor Civita, roberto Drummond e Carlito Maia.
A obra surgiu como um extenso referencial da história das artes gráficas no Brasil e de suas transformações nas últimas décadas, abrangendo ainda fatos e curiosidades a respeito de artistas que trabalharam junto com Elifas e da própria vida política do país no decorrer dos anos. A evolução da MPB, conflitos sociais, a sombra da censura, nada disso passou em vão na obra vanguardista de Elifas, atemporal e sempre influente para as futuras gerações.
Elifas Andreato nasceu em 1947, na cidade de Rolândia, no Paraná. Filho de família humilde, começou trabalhando já na adolescência como operário em uma Fundição, onde ensaiaria seus primeiros trabalhos gráficos em desenhos de jornal feitos em um velho mimeógrafo. Mais tarde entrou em contato com a arte de Portinari e decidiu-se pelo desenho, trabalhando como ilustrador para Editora Abril, partindo depois para a redação do “Última Hora” e iniciando sua ascensão no mundo gráfico brasileiro. Também recebeu um convite para lecionar na Universidade de São Paulo como professor titular de artes gráficas.
O lançamento do livro ocorreu no ano de 1996, pela Editora Globo, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.