Quando foi inaugurado, o Teatro Renaissance tinha como principal meta desenvolver uma programação teatral de altíssima qualidade e fomentar ainda mais a vida cultural de São Paulo. Após alcançar este objetivo e consolidar-se como um sofisticado espaço para apresentações teatrais de primeiro nível, o Teatro Renaissance endossou novamente a proposta de trazer para seu público o que há de melhor no cenário cultural brasileiro, desta vez enveredando pelo campo da música erudita. A série “Concertos Renaissance” pretendeu ampliar a programação do Teatro, atendendo aos anseios do público frequentador e oferecendo à cidade de São Paulo uma excelente opção de espaço para a música erudita.
A programação privilegiou tanto artistas nacionais de renome mundial quanto grandes músicos estrangeiros, como: Arnaldo Cohen, Amaral Vieira, Chloe Hanslip, Del Claro e Getácine, Elisa Fukuda e Montini, José Feghali, Ariadne-Quartett Salzburg e Orquestra Villa Lobos.
ANTONIO DEL CLARO & GETÁCINE PEGORIM –BRASIL (VIOLONCELO E PIANO)
Desde os sete anos, o paulista Antonio Lauro Del Claro dedica-se à música erudita. Membro de uma família de instrumentistas começou a estudar violoncelo com pai. Hoje, aos 52 anos, além de solista e recitalista, é responsável pela formação de muitos músicos das novas gerações. Professor aposentado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), leciona, atualmente, como convidado da Fundação Carlos Gomes de Belém, no Pará. Também realiza seminários e master-classes em diversas cidades do Brasil e nos Estados Unidos. Atualmente, ministra master-classes, oficinas e consultoria artística a jovens orquestras na Universidade do Missouri – Columbia (EUA). Durante sua formação no Brasil, foi aluno de Jean Jacques Pagnot. Na Itália, teve como mestres Rodu Aldulescu (violoncelo) e Enrico Minardi (música de câmara). Nesse período, classificou-se em primeiro lugar no Concurso de Verão Musical de Taormina (Itália).
Getácine Pegorim, nascido em 1965, teve as primeiras aulas de piano com sua mãe. Foi aluno de Caio Pagano e Pietro Maranca, com os quais estudou em São Paulo. Em 1985 prosseguiu sua formação na Cracóvia, com uma bolsa de estudos do governo polonês. Em seguida, trabalhou em Amsterdã sob a orientação de Jan Wijn. Em 1987 radicou-se na Bélgica, onde fez os estudos no Conservatório Real de Antuérpia. Nesta instituição, trabalhou com Levente Kende e Jacques
Dethiège, diplomando-se com louvor em 1994. Participou de master classes com John Perry e Gÿorgy Sandor (Amsterdã, 1993) e das classes de Lieder ministradas por Brigitte Fassbänder e Irwin Gage (Berna, 1990). Em 1992, representou a Bélgica na Exposição Mundial de Sevilha, tocando a Ibéria de Albéniz. Em 1993 e 1994 foi o acompanhador convidado do Festival de Música de Câmara de Noth-Guéret, na França. Desde 1992 é professor de história e literatura do canto no Conservatório Real de Gent (Bélgica), onde desenvolve também um extenso trabalho com música de câmara. Apresenta-se regularmente como acompanhador camerista e recitalista na Bélgica, França e Holanda.
PROGRAMA
1ª Parte: L. Boccherini ( 1743 – 1805 ) – Sonata nº VI in La maior – Adagio / Allegro, S. Prokofiev ( 1891 – 1953 ) – Sonata Op. 119 – Andante grave / Moderato / Allegro ma non troppo
2ª Parte: S. Rachmaninoff ( 1873 – 1943 ) – Sonata in Sol menor , Op. 19, Allegro scherzando / Andante / Allegro mosso
FICHA TÉCNICA:
Realização: Cult Empreendimentos Culturais / Coordenação Geral: Mário Martini e Cláudia Andrade / Produção: ABCEditorial / Assessoria de Programação: Alexandre Polesi, Antonio Ribeiro, Stela Leite
O evento ocorreu no ano de 2002, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação.