Iniciativa tem objetivo de revelar novas formas de criar, produzir e distribuir, além de provocar diálogos e reflexões em torno da construção de um futuro que queremos.

 O Projeto Estufa, apresentado pelo Santander, acontece em 2018 simultaneamente à edição 46 da plataforma de moda, de 23 a 26 de outubro, ocupando o Farol Santander e o ARCA, na Vila Leopoldina. A plataforma nasceu em 2017 em parceria com a C&A e Instituto C&A, nutrido pela vocação e crença do São Paulo Fashion Week em conectar iniciativas e movimentos dedicados a pensar e criar agora o futuro que queremos.

A segunda edição do evento conta, além da parceria do Banco Santander, com o patrocínio da Jeep, C&A, Movimento Sou de Algodão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e promove a reflexão a partir de conteúdos artísticos, estéticos e de conhecimento com uma agenda que inclui exposição, desfiles, masterclasses, talks, feira de startups e labs.

“Evoluir, apontar caminhos, somar. Nos desafiamos, nos arriscamos, e sempre nos colocamos em terrenos desconhecidos, por isso sempre Novos. O SPFW tem isso em seu DNA e criamos o Projeto Estufa, como uma evolução de inúmeros exercícios e iniciativas, justamente para reunir e proporcionar a troca entre pessoas e iniciativas que compartilham do nosso mindset”, comenta Paulo Borges, idealizador do SPFW e diretor criativo do Projeto Estufa.

“O Santander apoia o Projeto Estufa justamente pela crença que temos em comum no empreendedorismo, na inovação e na criatividade como caminhos de futuro, valores fundamentais para o momento de transformação que estamos vivendo”, comenta Marcos Madureira, vice-presidente executivo de comunicação, marketing, relações institucionais e sustentabilidade do Santander.

Daniela Thomas, cineasta e cenógrafa, é convidada como inspiradora desta edição do Projeto e concebeu a reunião de 17 artistas contemporâneos que ocuparão o ARCA com instalações provocativas e irreverentes. “Nessa curadoria fazemos uma provocação sobre os caminhos da criação artística que se avizinham e que borram classificações e identidades, instigando as parcerias e a experimentação, sem medo.” afirma Daniela Thomas.

Na mostra, reconhecidos nomes da arte contemporânea como Rochelle Costi e Fernando Velazquez convivem com jovens criadores cujos projetos acontecem fora das galerias, ou que só acontecem quando o público os ativa. São artistas que experimentam com tecnologias e materiais inéditos, criadores cujas obras desafiam nossos modos de estar em público, ou que criam obras frágeis, que espelham a fragilidade do nosso meio ambiente. Alguns trabalhos são desenvolvidos durante o período da mostra que conta com a participação de Aleta Valente; Anais Karenin; Cal Kielmanowick; Fernando Velazquez; Fred Pinto; Lina Lopes; Mari Nagem; Marina Kosovski; Renato Custódio; Álvaro + Oda; Mau Maker; Pedro Gallego; Renata Melo; Rochelle Costi; Rodrigo Moreira; Sara Não Tem Nome; e Simone Barros.  

“Esse multidisciplinarismo da moda é maravilhoso. O Projeto Estufa é mais uma oportunidade de tangibilizar essas ideias em obras que se situam nesse espaço da não fronteira e que fazem uma provocação sobre os caminhos da criação artística,” comentou Daniela.

Conceitos e questões colocados na exposição são pontos de partida para temas de conversas, encontros e workshops da programação, que também apresenta desfiles de sete marcas que se conectam com os pilares do Projeto Estufa e passam a integrar o lineup da temporada SPFW N46.

Olivia Merquior, diretora do Centro Brasileiro de Estudos em Design de Vestuário, e Augusto Mariotti, diretor de conteúdo do SPFW, integraram o time de curadores que elegeu Aluf, ÃO, Helena Pontes, Korshi, Lucas Leão, MIPINTA e VHM para apresentarem suas coleções na passarela.

“Selecionamos marcas capazes de trazer novas perspectivas e soluções para o mercado de moda nacional e internacional. Marcas sem medo de apostar numa criatividade lúdica e transformadora.” Afirmou Olivia Merquior. “Estes estilistas acreditam na moda como importante elemento político, que reorienta, comunica, reivindica e mobiliza. São jovens capazes de reinventar a realidade presente, que abrem caminhos para o futuro. Engajamento, liberdade criativa, pensamento prospectivo e permeabilidade: esses são os principais alicerces de nossas escolhas”, completou.

Os desfiles acontecem entre os dias 23 e 25 de outubro, em meio à intensa programação de masterclasses, no Farol Santander, pela manhã e talks, labs e feira de startups com curadoria do SEBRAE no ARCA, no período da tarde.  Questões como biomimetismo, inteligência artificial, sustentabilidade, o design como solução para desafios contemporâneos, neurociência, economia circular, tecnologias vestíveis, futuro do trabalho e novas narrativas compõe o espectro das discussões propostas na curadoria de Graça Cabral, co-fundadora do SPFW e idealizadora do Projeto Estufa.  Entre os convidados Fred Gelli, Alvaro Machado Dias, Eco Moliterno, Oskar Metsavaht, Mana Bernardes, Marko Brajovic, Isabel de Luca e Renata Martins.

Banco Santander apresenta o Projeto Estufa com patrocínio de Jeep, C&A, Sou de Algodao e parceria institucional do Sebrae. Iniciativa do SPFW, o Projeto Estufa é uma realização da IMM Moda e do Instituto Nacional de Moda e Design – INMOD.

Como participar

É possível participar de toda a programação adquirindo ingresso pelo site tudus.com.br.  Clientes Santander têm o benefício de pré-venda exclusiva, com 30% de desconto até o dia 15/10 às 12h. Após esta data, ingressos estarão disponíveis para o público geral.

A experiência Projeto Estufa dá acesso às masterclasses no Farol Santander e exposição, desfiles, talks, feira de startups e labs no ARCA. Todos os espaços são sujeitos à lotação.

Projeto Estufa  22 a 26 de outubro.

Local:    FAROL Santander – Rua João Brícola, 24.  

ARCA – Av Manoel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo               

Classificação etária 18 anos

Mais informações e programação ffw.com.br/projetoestufa 

PROGRAMAÇÃO 

23.10.2018 – TERÇA FEIRA

ARENA FAROL SANTANDER

MASTERCLASS

9:00  –  INTELIGÊNCIA NATURAL                   11:00  –  INTELIGÊNCIA NATURAL    

Biomimetismo e Design                                             Biomimetismo e Design

FRED GELLI                                        FRED GELLI

A natureza como fonte de inspiração criativa e inovação para marcas e negócios do futuro.

Ao traçar um paralelo entre os princípios de design utilizados tanto pela natureza quanto pelos seres humanos, Fred Gelli aponta como podemos aprender com a natureza a fazer negócios de forma mais sustentável, que além de oferecerem funcionalidades inovadoras para a sociedade, sejam capazes de sobreviver a um ambiente de mercado cujas crescentes adversidades exigem constante transformação e adaptação.

ARCA

DESFILES

14:30 – ALUF

 LUCAS LEÃO 

ARCA

TALKS

15:30ASAP – AS SUSTAINABLE AS POSSIBLE

            Conceito e Práticas              

OSKAR METSAVAHT – OSKLEN e INSTITUTO E

LEONARDO MARQUES GOMES – COPPEAD UFRJ

VIRGILIO VIANNA – FAS

CACAU ARAUJO – BELIEVE EARTH 

Mediação : Maria Rita Alonso

 20 Anos de Ações Sustentáveis da Osklen com apresentação do relatório de impacto realizado pela COPPEAD UFRJ e do documentário A Cadeia do Pirarucu.

17:00 – RESSIGNIFICANDO COM AFETO : BOM PARA O MUNDO, BOM PARA TODOS

                Inovação, Design, Economia Afetiva e Sustentável

            CAROL PICCIN

            MANA BERNARDES

            MARKO BRAJOVIC           

Mediação: Waldick Jatobá

Os novos tempos são marcados pela busca de soluções inteligentes para o mundo. O daliados à tecnologia e ao design, sinalizam outros desejos e visões de mundo.

ARCA

LABS

16:00 ÀS 19:00UPCYCLING : PROCESSO CRIATIVO com AGUSTINA COMAS

A estilista Agustina Comas compartilha seu processo de desconstrução e construção de novas peças a partir de estoques inativos da indústria da confecção. O ponto de partida será uma camisa.

*upcycling é o processo de transformar resíduos ou produtos fora de uso e descartados em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade.

16:00 às 19:00 CONEXÃO COM AS PLANTAS com ANAIS KARENIN

                                Criando sua própria essência

Anais-karenin compartilha conhecimentos sobre plantas medicinais onde os participantes vão fazer suas próprias alquimias naturais para uso cotidiano.

24.10.2018 – QUARTA-FEIRA

ARENA FAROL SANTANDER

MASTERCLASS

9:00  – BLOCKCHAIN, SINGULARIDADE E O SENTIDO DA MUDANÇA     

Explorando a potência mente-cérebro

ALVARO MACHADO DIAS + ODA

ALVARO MACHADO DIAS + ODA

Todo século é marcado por um conjunto de tendências disruptivas, como a lâmpada elétrica, o telefone e o motor à combustão no século XIX e a energia nuclear, a televisão e os computadores no século XX. Ainda é cedo para prever as tendências pelas quais nosso século será lembrado, mas é possível argumentar que blockchain e singularidade têm chances reais de estar entre elas.

__________________________________________________

ARCA

DESFILES

14:30 – HELENA PONTES

             ÃO

             KORSHI

ARCA

TALKS

15:30 –  A ECONOMIA CIRCULAR

#VistaAMudança : COMO FAZER UMA MODA COM IMPACTO POSITIVO?

ROZÁLIA DEL GAUDIO

Como conectar sustentabilidade e varejo de moda? Metas, processos e desafios de uma proposta circular na experiência da C&A e como podemos fazer parte dessa mudança. 

16:30O CORPO EXPANDIDO

                Experiências em vestíveis inteligentes e biomateriais

 

                LINA LOPES

Uma reflexão na intersecção entre têxteis, fabricação de materiais flexíveis e biologia. O futuro do vestir nos espera com projetos abertos e compartilhados em rede e espaços de experimentação e diálogo.

______________________________________________________

ARCA

LABS

16:00 ÀS 19:00PRECIOSIDADES : O LUXO DO LIXO com MANA BERNARDES 

  Sistema autoral como ferramenta política de ação criativa

Criação de preciosidades a partir de materiais de descarte, com a participação da artesã Tatiana Dutra, da favela Barreira do Vasco, que há mais de 15 anos atua como coordenadora de produção da linha Mana Bernardes de joias com lixo.

16:00 ÀS 19:00BRAIN MACHINE com MAU MAKER

Laboratório de prototipagem eletrônica para construção de uma Brain Machine, “máquina de som e luz” capaz de induzir ondas cerebrais por meio de impulsos luminosos e sonoros que levam a um estado meditativo.

25.10.2018 – QUINTA-FEIRA

ARENA FAROL SANTANDER

MASTERCLASS

9:00 – SESSÃO 01                             11:00 – SESSÃO 02

VOCÊ É À PROVA DO FUTURO?           

ECO MOLITERNO

Em uma era onde o processo de digitalização está revolucionando todas as indústrias, a principal variável de qualquer projeto passou a ser o quanto ele é capaz de se adaptar às inevitáveis mudanças que podem, da noite para o dia, transformar completamente o cenário previamente estabelecido.

ARCA

DESFILES

14:30 – VICTOR HUGO MATTOS

             MI PINTA

ARCA

TALKS

15:30O QUE SÓ AS MULHERES VÊEM

                Enxergando outros mundos, compartilhando outras narrativas

 ISABEL DE LUCA

RENATA MARTINS

VITORIA DE MELL0 FRANCO           

Mediação : Camila Yahn

17:00O FUTURO DO TRABALHO : SEU LUGAR NA EVOLUÇÃO           

ALEXANDRE PELLAES

Autonomia e propósito estão na base do futuro do trabalho num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo,  onde a tecnologia da informação vem transformando rapidamente o ambiente e o relacionamento entre as pessoas e as organizações.

Alexandre Pellaes – transformador do mundo do trabalho e pesquisador de novos modelos de gestão. Fundador da exboss.com.br e sócio da startup 99jobs, com profunda vivencia da realidade de diferentes gerações de profissionais no mundo do trabalho. Mais de 20 anos de experiência em gestão estratégica de resultados e utilização de informações financeiras como ferramenta para tomada de decisões.

______________________________________________

ARCA

LABS

16:00 ÀS 19:00O VALOR DO ARTESANAL com PATRICIA VIERA E NATALIA RIOS

   Construção de superfícies e bordados

O workshop está divido em duas etapas, um bate-papo com Patricia Viera e a Natalia Rios, para falar sobre a parceria que levou ao desenvolvimento da coleção para no desfile para o SPFW 46, na segunda etapa os participantes poderão ter um primeiro contato com o mundo do bordado e a técnica de crochet de Lunéville.  

16:00 ÀS 19:00FREE FREE : MODA COMO FERRAMENTA DE LIBERDADE com YASMINE STEREA

Yasmine Sterea convida a tirar as nossas máscaras em uma experiência de autoconhecimento. A ideia é explorar a nossa identidade usando a vestimenta como meio principal de transformação individual e coletiva e consolidar o poder da essência feminina e da liberdade de expressão.

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa – Marra Comunicação

Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Luiz Lamboglia: luiz@paulomarra.com.br

 

Assessoria de imprensa – São Paulo Fashion Week

 São Paulo Fashion Week   Leonardo Souza 
leonardo@mktmix.com.br 
Jornalismo | Institucional 
MktMix Assessoria de Comunicação 
Rua Lisboa, 224 | (11) 3060 3640 ramal 3624

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *