Novo encontro da série “Diálogos Startupeiros” conta com presença de Loïc Dosseur, codiretor da francesa Paris&Co, Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, do Recife e mediação de Ana Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções

O Farol Santander, novo centro de empreendedorismo, cultura e lazer da cidade de São Paulo, dá sequência aos encontros e debates na Arena do 8º andar e traz, pela primeira vez ao Brasil, Loïc Dosseur, codiretor da francesa Paris&Co, além de Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, de Recife. Este encontro acontecerá no dia 26 de maio (sábado) às 11h e terá como mote: “De aceleradoras a distritos de inovação”.

Francisco Saboya tratará de assuntos como: Histórico do Porto Digital; Programas e Projetos; Governança e Financiamento; Indicadores e Resultados; Desafios e Oportunidades. Além disso, abordará o momento vivido pela empresa, que vem conquistando grande visibilidade com a contribuição na repaginação do “Recife antigo, além das startups que alçam voo Brasil afora.

O Porto Digital é uma referência de tecnologia e economia criativa no País. Em 2000, se instalou na zona portuária do Recife, já tendo a revitalização urbana como premissa. Hoje, abriga mais de 300 empresas e instituições das áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação e Economia Criativa. Além de desenvolver com sucesso projetos de sustentabilidade e mobilidade urbana, o Parque, modelo bem-sucedido de integração entre empresas, governo e academia, vem impulsionando um ecossistema que se encontra fora do eixo tradicional de inovação, como o caso do Mr. Plot, startup criadora da animação Mundo de Bita, sucesso entre as crianças e que efetivamente deslanchou depois da incubação.

Loïc Dosseur, abordará a estratégia de escolha de grandes temas referentes aos desafios da cidade, a exemplo de turismo, mobiliário urbano inteligente e economia circular. O sistema de incubação e aceleração de projetos expandido a Grande Paris e o trabalho de inovação aberta, junto às empresas, também serão temas de sua palestra.

A Paris&Co é uma agência de desenvolvimento econômico e inovação em Paris, que integra 350 startups aceleradas para vencer os desafios da cidade e transformar a capital francesa em um laboratório vivo, envolvendo mais de 120 empresas nessa trajetória.

Mais da metade dos jovens entre 18 e 24 anos pretende abrir suas próprias empresas em Paris – a cada ano, a cidade ganha mais de mil startups, e a tendência deve se acentuar nas próximas décadas. A inovação na capital da França é estimulada por programas governamentais e agências como a Paris&Co, que conecta startups com instituições ávidas por novos talentos e soluções. Exemplos não faltam, desde a área da saúde (com diversas startups do setor farmacêutico, segundo o Global Ecosystems Report 2018), turismo (o País que mais recebe turistas), até desafios de mobilidade (com um programa complexo de sustentabilidade, Paris assegura que será a primeira metrópole onde carros serão desnecessários, até as Olimpíadas de 2024).

Atentas à efervescência da economia criativa, baseada em conhecimento, criatividade, ciência e cultura, muitas cidades em todo o mundo, como Medellín e Lisboa, já abordadas na Arena de Economia Criativa do Farol Santander, têm voltado seu foco ao desenvolvimento de seu ativo mais precioso: o talento. Novos projetos e cidades visam incorporar as iniciativas que revolucionam o entendimento do que é a inovação no espaço urbano, desenham e implementam programas de aceleração de empreendimentos e geram novos modelos de inspiração para o mundo.

Dosseur é formado em Economia, criou e desenvolveu várias ferramentas de financiamento alternativo, destinadas a empresas. De 2010 a 2014, depois de ter dirigido a iniciativa Scientipole, fundo de empréstimos dedicados à inovação, foi Chefe de Gabinete e Conselheiro de Inovação do Vice-Prefeito de Paris, Jean-Louis Missika, encarregado de in ovação, pesquisa e universidades.

Saboya é economista e Mestre e Engenharia de Produção. Diretor-presidente do Porto Digital desde 2007 é, também, Presidente da Divisão da América Latina da IASP – International Association of Science Parks e Coordenador da Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da Confederação Nacional do Comércio.

Arena de Economia Criativa– 8º andar

Espaço reservado para debates sobre empreendedorismo, negócios, cidades e o futuro do trabalho, a Arena de Economia Criativa do Farol Santander promove até dezembro dois projetos de 11 edições cada, intercaladas aos sábados: “Meu futuro é agora” e “Diálogos Startupeiros”.

Serão 62 palestrantes e moderadores gabaritados e referenciais, de 12 países – a maioria dos estrangeiros vêm pela primeira vez ao Brasil.

A proposta é lançar luz sobre competências cada vez mais imprescindíveis no mercado de trabalho – as chamadas habilidades do futuro – e inspirar novos empreendimentos, por meio de experiências surpreendentes de startups brasileiras e internacionais.

Farol Santander

Inaugurado no dia 25 de janeiro, o Farol Santander, é um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, idealizado pelo presidente da instituição, Sérgio Rial. A mais nova atração da cidade de São Paulo, localizada em um emblemático ponto turístico da região central, o antigo edifício Altino Arantes, promove discussões de ideias sendo um polo para atrair as pessoas ao centro da cidade.

As atrações do Farol Santander ocupam 20 andares dos 35 do edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. As visitas começam pelo hall do andar térreo, um dos tombados pelo Condephaat (assim como o 2º, 3º, 5º, 6º e mirante), e seguem até o mirante do 26º andar, onde foi instalado um café com inspiração art déco.

Nessa cidade em constante mudança, o Farol Santander foi concebido para ser um elemento de conexão entre os cidadãos, sua capacidade, identidade cultural e relação social afetiva, e com isso contribuir para a revitalização do Centro histórico da cidade.

Garimpo de Soluções

Há 15 anos no mercado, a Garimpo de Soluções foi a primeira empresa no Brasil a inovar em economia criativa, cultura, negócios e cidades. Sob o comando de Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé, já atuou em 30 países e para a ONU e em mais de 180 cidades. Soma mais de 600 palestras no Brasil e no exterior, projetos de economia criativa e cidades para empresas e governos e tem diversos livros pioneiros no mundo.

Serviço:

Arena de Economia Criativa – Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – 8º. andar – Centro, São Paulo – SP)

Horário: 11h às 13h

Capacidade: 100 lugares.

Ingressos: R$ 17,00 –  www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa – Farol Santander

Marra Comunicação

Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Luiz Antonio Lamboglia: luiz@paulomarra.com.br