Dia 28 de abril, sábado 

Novo encontro recebe, pela primeira vez no Brasil, Jamon Mok, CEO da Backstreet Academy, de Cingapura – e a brasileira Amanda Santiago, cofundadora da Quanto Custa Viajar

O Farol Santander, novo centro de empreendedorismo, cultura e lazer da cidade de São Paulo, dá sequência aos encontros e debates na Arena do 8º andar – um espaço inovador que reúne startups nacionais e internacionais para debater sobre Economia Criativa. As temáticas discutidas estão em linha com o posicionamento do Santander, em relação ao apoio e fomento às inovações empreendedoras. A edição de sábado, 28 de abril, às 11h, faz parte da programação do ciclo “Diálogos Startupeiros”, que inspira, provoca e estimula novos empreendedores a dialogarem com quem já segue essa trilha, além de expandir os horizontes dos interessados nos temas. Este encontro tem como mote: “O Turismo ao Alcance dos seus Sonhos”.

Em meio a tantos destinos possíveis, aventuras e experiências, o grande desafio para se planejar uma viagem passa a ser conciliar as datas e as finanças. Neste encontro inédito e complementar, Jamon Mok nos trará, da longínqua e fascinante Cingapura, a Backstreet Academy, uma startup que inclui comunidades tradicionais e mestres de ofício no circuito do turismo da experiência, graças às novas tecnologias. Junto a ele, estará Amanda Santiago, da startup curitibana Quanto Custa Viajar, uma facilitadora para verificar quando e quanto pagar nas viagens planejadas. A mediação do encontro será de Mariana Aldrigui, Professora Doutora pela USP e Presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP. Apresentação de Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé (Garimpo de Soluções), curadores da iniciativa.

A Backstreet Academy inova apostando no Turismo de Base Comunitária, onde iniciativas e atividades oferecidas são protagonizadas pelas próprias comunidades locais, que proporcionam experiências turísticas imersivas e mais próximas da vivência diária do local. A aposta nessa vertente do turismo, contribui amplamente para a geração de negócios e empregos para a população. Entre os exemplos práticos em Cingapura, os turistas podem aprender a fazer facas e arcos e culinária com insetos. A startup desenvolve parcerias com ONGs, empresas e associações locais. Hoje, são atendidos de 25 a 35 mil usuários mensais, em 8 países e 40 cidades no sudeste da Ásia. Os pacotes oferecidos incluem hospedagem, taxa de material, traslados, tradutores e passeios.

A brasileira Quanto Custa Viajar, fundada em Curitiba, tem 3 sócios e 10 colaboradores. A equipe reúne na ferramenta, diferentes sites e blogs que ofereçam passagens aéreas e pacotes completos de viagens, para que o usuário possa comparar e chegar a melhor opção. O Quanto Custa Viajar busca apresentar ao público quanto custa, de fato, viajar. Para isso, a surtup vai além dos custos de hospedagem e passagem aérea (e por vezes passeios) o que é mais comum nas agências. A empresa calcula os custos de alimentação, transporte e atrações, que são fatores importantes em uma viagem e podem alterar o valor que o turista gastará ao final da experiência.

A ferramenta conta, ainda, com a análise diferenciada de dados dos usurários e acessos, tornando possível saber o que os viajantes estão buscando de fato, para onde querem ir, de onde são, faixa etária, se estão buscando hospedagem, ou passagem, entre outras opções. O Quanto Custa Viajar apresenta um crescimento relevante nos últimos três anos, tendo, em média, 1 milhão de acessos mensais e mais de 600 mil usuários cadastrados.

Arena de Economia Criativa

Espaço reservado para debates sobre empreendedorismo, negócios, cidades e o futuro do trabalho, a Arena de Economia Criativa do Farol Santander promove até dezembro dois projetos de 11 edições cada: “Meu futuro é agora” e “Diálogos startupeiros”. “Serão 62 palestrantes e moderadores gabaritados, referencias de 15 países”, destaca a curadora Ana Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções. Seu sócio e parceiro na concepção do projeto, Alejandro Castañé, completa: “A proposta é jogar luz sobre competências cada vez mais imprescindíveis no mercado de trabalho – as chamadas habilidades do futuro – e inspirar novos empreendimentos, por meio de experiências surpreendentes de startups brasileiras e internacionais”.

Diálogos Startupeiros

O Brasil reúne o mais maduro ecossistema de startups da América do Sul, tendo em São Paulo o grande expoente, segundo o relatório “The Global Startup Ecosystem 2017”, elaborado pela Startup Genome, em parceria com a Global Entrepreneurship Network.

O “Diálogos startupeiros”, que abriu a Arena de Economia Criativa do Farol Santander, reunirá mensalmente, até dezembro, uma startup brasileira e uma de outro país, menos evidente nas rodas sobre startups, mas com empreendimentos impressionantes.

Garimpo de Soluções

Há 15 anos no mercado, a Garimpo de Soluções foi a primeira empresa no Brasil a inovar em economia criativa, cultura, negócios e cidades. Sob o comando de Ana Carla Fonseca e Alejandro Castañé, já atuou em 30 países e para a ONU e em mais de 180 cidades. Soma mais de 600 palestras no Brasil e no exterior, projetos de economia criativa e cidades para empresas e governos e tem diversos livros pioneiros no mundo.

Farol Santander

Inaugurado, no dia 25 de janeiro, o Farol Santander, é um centro de empreendedorismo, cultura e lazer, idealizado pelo presidente da instituição, Sérgio Rial. A mais nova atração da cidade de São Paulo, localizada em um emblemático ponto turístico da região central, o antigo edifício Altino Arantes, promoverá discussões de ideias, será um polo para atrair as pessoas ao centro da cidade.

As atrações do Farol Santander ocupam 20 andares dos 35 do edifício de 162 metros, que por um longo período foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul. As visitas começarão pelo hall do andar térreo, um dos tombados pelo Condephaat (assim como o 2º, 3º, 5º, 6º e mirante), e seguirão até o mirante do 26º andar, onde foi instalado um café com inspiração art déco.

Nessa cidade em constante mudança, o Farol Santander foi concebido para ser um elemento de conexão entre os cidadãos, sua capacidade, identidade cultural e relação social afetiva, e com isso contribuir para a revitalização do Centro histórico da cidade.

Serviço:

Arena de Economia Criativa – Farol Santander (Rua João Brícola, 24 – 8º. andar – Centro, São Paulo – SP)

Horário: 11h às 13h

Capacidade: 100 lugares.

Transmissão online: facebook.com/farolsantander

Ingressos: www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa – Farol Santander

Marra Comunicação

Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Luiz AntonioLamboglia: luiz@paulomarra.com.br

Garimpo de Soluções – Regina Ramoska

11 987273460

regina@garimpodesolucoes.com.br