OS PONTOS E A VISTA com inédito acervo pessoal do autor

GRATUITA – A PARTIR DE 6 DE MARÇO (TERÇA-FEIRA)

  • Exposição inédita cria, por meio de projeções e objetos pessoais, vivência singular a partir do ponto de vista do escrit
  • A mostra tem mobiliários e acessórios originais, como cama, óculos e a lupa do autor, nunca expostos antes, cedidos temporariamente pela FundaçãoJosé Saramago.
  • A base da pesquisa foi o extenso acervo de imagens e depoimentos captados por Miguel Gonçalves Mendes para o filme “José e Pilar”.
  • Interatividade permite ao público levar duas páginas do livro “A Viagem do Elefante”, impressas em mimeógrafo.

o Paulo, março de 2018 – O Farol Santander, novo centro de empreendedorismo, cultura e lazer de São Paulo, recebe, de 6 de março a 3 de junho, a exposição SARAMAGO – OS PONTOS E A VISTA, apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e com curadoria de Marcello Dantas.

A mostra inédita, que ocupará os andares 19 e 20 do revitalizado edifício no centro da capital, traduz o universo da literatura para uma experiência expositiva singular em primeira pessoa, sobre um dos escritores  contemporâneos mais aclamados e influentes no mundo. São momentos preciosos e inesquecíveis a partir de um extenso acervo de imagens e depoimentos captados por Miguel Gonçalves Mendes para o filme José e Pilar, durante cinco anos em que conviveu de perto com o autor.

Com uma expografia que aproxima o público do escritor, a mostra apresenta as reflexões profundas de Saramago sobre as condições humanas e as relações de poder, temas que permeiam sua criação literária.

“Sua trajetória errante e inquieta, desde o nascimento em Azinhaga até a morte em Lanzarote, é o objeto desta exposição. O que nos interessa é o cidadão, o observador, o amante, o solidário, o seu humor. José tinha uma dimensão desproporcional: uma vida em que sua estatura, seja física, intelectual ou cívica, sempre contrastou com os ambientes em que esteve”, afirma Marcello Dantas, curador da exposição.

A obra de José Saramago é, sem dúvida, um dos maiores legados da literatura contemporânea. Mas, a motivação da mostra é também revelar o homem que ele foi, por meio de episódios memoráveis da sua vida, e mostrar suas principais características: a capacidade de aprender, de observar, de reinventar-se, de amar e de, incansavelmente, deslocar-se – seja em nome de uma causa, seja para defender um novo ponto de vista.

Saramago foi um homem sensível, carinhoso e humano. Antes de se tornar escritor, exerceu diversas atividades que o permitiram experimentar a vida a partir de diferentes observações. Esse acúmulo de perspectivas o ajudou a formar seu modo único de enxergar o mundo. Nascido em 1922, seu primeiro romance de sucesso (Levantado do Chão) foi escrito aos 58 anos e, encontrou o grande amor de sua vida (Pilar Del Río), aos 65. O prêmio Nobel, o primeiro da história em língua portuguesa, veio aos 76 anos. Saramago faleceu, aos 87 anos, em 2010.

“Essa mostra é a primeira iniciativa biográfica apresentada no Farol Santander, que tem o objetivo de proporcionar experiências diferenciadas aos visitantes, relacionadas a cultura, empreendedorismo e entretenimento. Desde a nossa inauguração, apresentamos exposições de arte e continuaremos a receber diversos tipos de manifestações culturais”, afirma Paola Sette, gestora do Farol Santander.

A exposição SARAMAGO – Os pontos e a vista

A mostra com 537,78 m² de área expositiva é composta e estruturada por 15 vídeos, e sua expografia se desenvolve de forma modular, com uma pequena ambientação para cada vídeo. Cada módulo é composto de um objeto cênico, uma vídeo-projeção e um pequeno texto explicativo, que vão costurando um panorama das diferentes dimensões do autor.

Em alguns módulos a projeção ocorre sobre o objeto, em outros, sobre um painel ou parede. A estrutura está conectada entre si, por meio de um piso ilustrado que guia o visitante pela mostra. Não há uma narrativa pré-estabelecida e cada vídeo (ou módulo) se encerra em si mesmo, permitindo aos visitantes percursos variáveis pelos fragmentos dessa narrativa poética.

Além dos espaços modulares, uma cronobiografia de José Saramago contextualiza os acontecimentos de sua vida com relação à sua produção literária, sendo composta por textos, fotos, livros e vídeos referenciais.

1.  OBJETO DE IDENTIDADE

Elementos Expositivos Projeção sobre um livro antigo de cartório

Este filme de abertura funciona como uma apresentação, como se Saramago nos convidasse a entrar em seu universo ao nos contar, em primeira pessoa, a inusitada história do seu próprio objeto de identidade.

2.  AZINHAGA

Elementos Expositivos – Projeção em um baú de memórias forrado com matérias de jornal

Azinhaga é o lugar da memória como matéria incerta, não apenas como registro do passado, mas como uma parte do que nos molda por todo o sempre. No filme, José Saramago fala sobre a memória e reconta histórias dos avós. O que ele relembra dos dois é exatamente o que ele mesmo pensa da vida aos 90 anos.

3.  SONHO

Elementos Expositivos Projeção no travesseiro sobre a cama original

José Saramago sabia que era alguém desproporcional e passou a vida não cabendo num papel determinado. Quando pequeno era melancólico, diferente de todas as outras crianças, ao longo da vida, carrega o desassossego com o mundo que, também se reflete num desassossego interno, “O caos é uma ordem para se decifrar”.

4.  LÍNGUA

Elementos Expositivos Projeção em uma janela tradicional portuguesa

A formação e a evolução da linguagem no desenvolvimento da nossa capacidade de comunicação. A compreensão da linguagem como matéria prima da expressão humana. É  esse entendimento  que o permite corromper a norma  clássica na sua produção literária.

5.    VISÃO

Elementos  Expositivos  –  10  óculos  estarão  espalhados  no  ambiente.  Apenas  ao colocar os óculos a pessoa conseguirá enxergar o filme com foco

Saramago fala sobre a natureza humana e sobre como vivemos um tipo de cegueira acreditando nas imagens como se estivéssemos, de fato vivendo a ilusão da caverna do Platão.

6.  DECISÃO

Elementos Expositivos Espelhar a imagem no vídeo e projetar em vértice, em dois painéis móveis, e telas acrílicas jateadas.

Momento chave da vida de Saramago, quando aos 60 anos e sem qualquer perspectiva, decide arriscar e ver se, de fato, poderia ser um escritor. Começa então, uma produção literária que nunca mais foi interrompida.

7.  ENCONTRO

Elementos expositivos Dois vídeos projetados nas duas faces de uma moeda. De um lado Pilar Del Río, do outro, José Saramago.

Montagem poética com imagens em Super 8 de José Saramago e Pilar Del Río separados e juntos. No áudio escutamos Saramago e Pilar falando sobre o amor e relação que construíram.

8.  LANZAROTE

Elementos expositivos – Projeção no chão coberto com areia de Lanzarote formando um morrinho/ barulho do vento/ areia como a neve do deserto

José passou a maior parte de sua vida em Portugal, mas ele era maior que Portugal e conseguia ter um olhar crítico com relação ao País. Quando foi rejeitado por críticas ferrenhas ao seu trabalho, optou pelo auto exílio em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

9.  DESLOCAMENTOS

Elementos Expositivos Projeção feita numa mala antiga de viagem

Com o reconhecimento do Prêmio Nobel, Saramago aproveita para transformar sua indignação com a injustiça e assumir o papel de ativista com mais destaque e de forma incansável.

10.  NATAL NO MÉXICO

Elementos Expositivos Projeção sobre uma parede monocromática, onde muitos brinquedos chineses industrializados, de plástico estão pintados de branco.

Para José Saramago, todo problema do mundo está relativo ao acúmulo. Esse acúmulo cria uma pressão para as pessoas e para o mundo. Com uma ironia marcante, Saramago manda esse recado de Natal para o México, criticando o consumismo que foi criado em torno da festividade natalina e relembrando que as crianças precisam é de simplicidade, fazer seus próprios brinquedos, se relacionarem e estarem presentes.

11.  A VIAGEM DO ELEFANTE

Elementos Expositivos O livro A viagem do Elefante será exposto da maneira como foi escrito, organizado por data com as 2 páginas que escreveu a cada dia.

José tinha consciência da sua finitude. Mas também tinha consciência de que somos responsáveis pela forma como estamos no mundo. Ele tinha um auto controle capaz de produzir apenas o necessário, apenas o que poderia ser absorvido, mesmo tendo pressa e sabendo que seu tempo era curto. Esse filme mostra o processo de escritura do livro A Vida do Elefante e um pouco da relação simultânea entre a criação e a tradução da obra, feita pela própria Pilar Del Rio. Nesse módulo, o público poder levar para casa duas cópias, feitas em um mimeógrafo, das páginas escritas que forem correspondentes ao dia da visita.

12.  DEUS

Elementos Expositivos Um táxi é colocado no espaço e a projeção é feita dentro dele, dando ao público a oportunidade de dividir um espaço de confessionário com José.

Trechos da obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo conduzem o filme para a divagação metafórica de José a respeito da vulnerável relação entre razão e fé. Questiona como o homem atual necessita da existência de Deus para explicar a própria existência. Fala sobre a vida, a espiritualidade e a finitude.

13.  O TEMPO

Elementos Expositivos Projeção ao lado de uma Oliveira de verdade

Aos 86 anos, Saramago fala sobre a vontade de ter tempo. Nessa altura da vida está claro para José que essa é a única coisa que pode desejar. Fala sobre a experiência de quase morte e como a vida do elefante é uma metáfora da inutilidade da vida, uma vez que não conseguimos fazer dela mais do que o pouco que ela é.

14.  A MORTE

Elementos Expositivos – Projeção ao lado de uma Oliveira de verdade

Saramago fala sobre a finitude da vida e de todas as coisas.

Serviço: SARAMAGO – Os pontos e a vista

De 6 de março a 3 de junho de 2018 – GRATUITO

Onde: Farol Santander -Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Entrada acessível: Rua João Brícola, 32

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Funcionamento: terça a domingo

Horários: 09h às 20h (terça a sábado) / 09h às 18h (domingo) Comunicação visual: Bilíngue – português e inglês Capacidade por andar: 60 pessoas

Educadores:2 por andar

Fotos e vídeos: Não são permitidos

Brigada de incêndio e Seguranças: Efetivo total de 60 pessoas

Banheiros:2 por andar – 1 masculino e 1 feminino

Acessibilidade: Banheiros e elevadores adaptados, rampas de acesso, áudio guias e comunicação em braile

Bicicletário

Saídas de emergência

Ingressos: site e bilheteria física no local

Horário Bilheteria: 09h às 18h (terça a sábado) / 09h às 16h (domingo) Combo 1 – Espaço Memória + Arte Imersiva + Mirante R$ 20,00  Combo 2 – Espaço Memória + Mirante > R$ 17,00

Combo 3 – Arte Imersiva + Mirante > R$ 17,00

Combo 4 – Debates de Economia Criativa + Mirante > R$ 17,00

Combo 5 – Mirante > R$ 15,00

Combo 6 – Exposição Saramago > Gratuita

Pista de Skate – R$ 30/hora

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa – Farol Santander

Marra Comunicação

Tels.:(11) 3258-4780 / 11 96929-5414

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br