Fotos: https://we.tl/vpZWsTeNLb   (crédito: Dudu Contreras)

O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Oficina de Alegria apresentam o “Natal do Banga”, último ensaio de 2017 da bateria do Bangalafumenga em SP. O evento reunirá convidados especiais, como o bloco Os Capoeira e promoverá a arrecadação de doações de roupas e brinquedos para instituições de caridade.

O evento acontece no dia 19 de dezembro (terça-feira), às 20h, no Carioca Club e terá entrada gratuita. Além da apresentação da bateria do Bangalafumenga, o ensaio aberto contará com o bloco Os Capoeira e a DJ Thaisa Samahá. Para completar a parte social, além das doações, será realizada venda de doces realizadas pelo Projeto Mandinga: 100% da verba arrecadada será revertida para o projeto social que ajuda, através da prática da capoeira, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Além da bateria do Bangalafumenga, formada por 240 batuqueiros da oficina de percussão em São Paulo, estarão presentes o cantor, compositor e fundador do bloco, Rodrigo MaranhãoThiago di Sabatto na guitarra e Hamilton Fofão no cavaquinho e voz.

No repertório do Bangalafumenga estão composições próprias e consagrados sucessos da música brasileira, com arranjos especiais em ritmos como Ijexá, Maracatu, Ciranda, Makulele e, claro, muito samba. Entre as músicas, estão: Azul da Cor do Mar/Primavera (Tim Maia); Maracatu Atômico (Jorge Mautner/Jorge Jacobina); Bogotá (Criolo); Meia Lua Inteira (Carlinhos Brown); Lourinha Bombril (Paralamas do Sucesso); Teu Sorriso (Hamilton Fofão); Baile da Pesada e Barraco Dourado (Rodrigo Maranhão).

O Bloco Os Capoeira, comandado pelo Mestre Dalua, ao lado dos percussionistas Leandrinho, Cauê Silva e Felipe Roseno, apresenta um repertório composto por cantigas de capoeira e canções folclóricas, contemplando ritmos percussivos, como samba, frevo, maracatu e maculelê.

 

Sobre a Oficina de Alegria:

 

Site: http://www.oficinadealegria.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/oficinadealegria/?fref=ts

 

Oficina de Alegria, fundada há 6 anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os quatro sócios deixaram suas carreiras tradicionais para se dedicarem exclusivamente ao desenvolvimento de projetos que, têm como missão, provocar sorrisos, cultura e alegria aos cidadãos paulistanos. Em 2011 a Oficina de Alegria trouxe para São Paulo o Bangalafumenga, a partir de então, foi criada a Oficina de Percussão em São Paulo, que em 2012 contava com 60 batuqueiros. Atualmente, já são 240 batuqueiros, que fazem parte da bateria do Bangalafumenga na cidade e participam das festas promovidas pela Oficina de Alegria. 

 

Oficina de Alegria é uma empresa que estimula e apoia novos empreendedores interessados em elaborar projetos especiais e inovadores de entretenimento e transformação cultural, tendo como missão resgatar a cultura popular brasileira através da música, estimulando e integrando democraticamente pessoas de 18 a 80 anos de idade, e de diversas profissões (estudantes, médicos, jornalistas, publicitários) a participar, desenvolver e aprender a tocar instrumentos. Através de valores como cidadania, respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito das festas nas ruas e praças das cidades, promovendo uma atitude cidadã entre as crianças, com espírito de coletividade, simplicidade e liberdade, para transformar o comportamento de suas famílias.

 

Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria organiza anualmente eventos temáticos, como desfiles de Carnaval e ensaios abertos, festas juninas, como os realizados para os blocos de rua: Bangalafumenga, Sargento Pimenta, Fogo & Paixão, ocorridos no Grand Metrópole, Carioca Club, Avenida Paulo VI, Praça Victor Civita, Avenida Tiradentes e Memorial da América Latina. Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a Banda do Bloquinho, bloco musical formado por músicos alegres e brincalhões, sempre proporcionando cultura e alegria.

 

Para a realização dos eventos, a Oficina de Alegria empenhada no conforto e segurança dos participantes seleciona sempre lugares adequados e de fácil acesso, distribui e sinaliza com placas indicativas a cerca dos eventos onde estão localizados os banheiros químicos (incluindo o de acessibilidade), lixeiras, postos médicos, ambulâncias, UTI’s móveis, seguranças e quiosques de alimentação. A limpeza tem parceria da Prefeitura de São Paulo, assim como de cooperativas e ONG’s, que coletam resíduos (papel e metal) para o processo de reciclagem beneficiando a renda familiar dos coletores.  

 

Sobre o Bangalafumenga:

 

Site: http://banga.com.br/

Facebook Banga São Paulo: https://www.facebook.com/bangasp/?fref=ts

Facebook Banga Rio de Janeiro: https://www.facebook.com/Bangalafumenga/?fref=ts

 

Banga, como é mais conhecido, nasceu como bloco de carnaval no verão de 1998. Aos poucos, foi ganhando espaço, onde invariavelmente as apresentações acabavam em grandes festas nas ruas. Com o sucesso do carnaval, os principais integrantes ficaram motivados a seguir com o trabalho durante o ano, fazendo shows com uma formação reduzida, mas sem perder a sonoridade e a característica festiva do bloco. O resultado é um som direto, percussivo, super dançante com uma linguagem poética simples.

 

As apresentações do Banga contam com as canções de Rodrigo Maranhão, líder e principal compositor do grupo e de outros compositores da nova safra, além de clássicos da música brasileira como: Gil, Lenine, Alceu Valença, entre outros. A Oficina de Alegria trouxe o Bangalafumenga para São Paulo em 2011, quando a bateria paulista contava com apenas 60 batuqueiros. Atualmente, a bateria é composta por 240 batuqueiros participantes da Oficina de Percussão do Banga, na capital paulista.

 

Sobre Os Capoeira:

 

O trabalho intitulado OS CAPOEIRA, trata-se de um movimento de resgate e cultura Brasileira, fundamentado no que consideramos um dos maiores pilares de nossa cultura, que é a capoeira e seus desdobramentos.

No formato de bloco de carnaval e escola de percussão, o grupo reúne dezenas de alunos capoeiristas e  não capoeiristas, a embarcarem nessa história de grande riqueza e relevância na formação musical do país.

Para o conhecimento geral, basta lembrar que todos os segmentos que temos hoje no Brasil, ligados a batucada tais como, escola de samba, frevo, blocos de carnaval, maracatu, , samba de roda e maculelê, todos de alguma forma foram gerados e protegidos pelos capoeiristas desde o início de suas formações.

Baseado nessa história em que diversas  vezes se perdeu ou ficou esquecida no caminho, o grupo Os Capoeira traz de volta a lembrança e relevância dessa cultura que já está presente em mais de cento e cinquenta países, levando não só a música e seus movimentos, mas principalmente a nossa língua. Com isso, ela trata de ser a grande porta de entrada para a literatura, música, esporte e turismo.

 

SERVIÇO – Natal do Banga

 

Realização: Oficina de Alegria, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura

Evento: https://www.facebook.com/events/604553989935998

Cerveja Oficial: Skol

Local: Carioca Club (Rua Cardeal Arcoverde, 2899Pinheiros. Tel: 11 3813-8598 – www.cariocaclub.com.br)

Dia: 19 de dezembro (terça-feira)

Horário: A partir das 20h

Ingressos: gratuito
Estacionamento em frente ao local: valor R$30,00. (Rua Cardeal Arcoverde, 2910 – Pinheiros)

 

Classificação etária: livre

Capacidade: 1.000 pessoas

Ar condicionado

Acessibilidade 

 

Mais informações à imprensa

 

MARRA COMUNICAÇÃO – Assessoria de Imprensa Oficina de Alegria

Tel.: (11) 3258-4780

Site: https://marracomunica.com.br

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

André de Sena: andre@paulomarra.com.br