Instalação na praia de Ipanema tem novas modalidades e temporada vai até 4 de fevereiro de 2018

Fotos: https://we.tl/0uf1ySXvDK

Disponíveis até 13.11

O Santander antecipa a chegada do verão carioca com a abertura da nova temporada da Rio Academia, programação que já faz parte do calendário de práticas esportivas e atividades físicas ao ar livre na cidade desde 2005. A estrutura localizada na Praia de Ipanema, próxima ao Posto 10, tem aulas gratuitas para maiores de 16 anos, em modalidades como Musculação, Alongamento, Capoeira, MMT (Mixed Modality Training), Mat Pilates, Tai Chi, Yoga, Vôlei de Praia e a novidade R&R (Run & Row). Para se inscrever antecipadamente , consultar a grade de aulas e horários e fazer reservas, outra inovação, basta baixar o app MUDE (Android e IOS) ou acessar o site oficial da Rio Academia. Clientes Santander tem preferência de até 48 horas para reservas, por meio do aplicativo. A partir da data de abertura, também será possível a inscrição presencial, mediante a disponibilidade de vagas.

Patrocinada pelo Santander, idealizada pela MUDE e ONG Arte e Vida & Esporte, a Rio Academia é uma instalação completíssima, com espaço principal de 316m² e núcleos espalhados pela orla, em pontos como Leme, Copacabana, Arpoador e Pontal do Leblon. A estrutura principal dispõe de equipamentos em aço inox, simuladores de remo, um rig para exercícios livres, uma sala para as aulas em grupo e acessibilidade para cadeirantes à área de atividades funcionais. Com capacidade para atender até 50 alunos por turma, a Rio Academia terá uma equipe de 9 professores e mais de 20 assistentes, entre estagiários e profissionais de recepção e segurança. Os professores possuem treinamento para o uso kit de primeiros socorros em caso de necessidade.

A nova temporada da Rio Academia apresenta novidades. Entre elas, a modalidade de R&R (Run & Row), que consiste em uma série de exercícios focados no desenvolvimento metabólico, como corridas, saltos e remos, com movimentos intensos, contínuos e de pouco intervalo. Em todas as modalidades, os professores irão avaliar o nível de condicionamento físico dos alunos, dando a atenção às necessidades individuais para a prática dos exercícios.

Os participantes devem ser maiores de 10 anos para as atividades de vôlei de praia e Yoga, e maiores de 16 anos para as demais modalidades. Todos deverão preencher o questionário PAR-Q (Questionário de Prontidão para Atividade Física). Posteriormente, durante a prática das atividades, os professores responsáveis podem solicitar o exame médico para a sequência das aulas.

A Rio Academia funcionará de segunda a sexta, das 06h30 às 10h30 e das 17h às 21h, aos sábados, domingos e feriados o funcionamento é das 08h às 13h, mantendo-se fechada apenas casos de condições climáticas adversas.

Rio Academia em Números

De 2013 até hoje, período da parceria entre Santander e MUDE, estima-se um atendimento a 18 mil pessoas na Rio Academia. Nas primeiras temporadas, a instalação contava apenas com atividades de Musculação, com o passar dos anos, foram inseridas outras opções, totalizando para o próximo período, oito modalidades. Nos três meses de funcionamento, serão ofertadas aproximadamente 550 horas de musculação, para cerca de 43 mil vagas. As outras aulas terão por volta de 500 sessões, aproximando-se de 9.700 vagas durante todo o período.

 Sobre o Santander e Atividades Físicas

 O Santander investe no esporte por meio de ações que promovem o acesso e democratização das atividades físicas desde 2010. Entre julho e outubro de 2017, foram atendidas cerca de 16 mil pessoas nos projetos realizados em parceria entre o Santander e a MUDE, além de centenas de milhares de pessoas que utilizam diariamente das estações de exercícios de fortalecimento e alongamento espalhadas nas cidades brasileiras. Desse montante, as atividades no Rio de Janeiro representam 45% do número total.

 Até o momento, as iniciativas incluem mais de 300 estações de ginástica e alongamento ao ar livre, algumas, inclusive, com acessibilidade e espaço destinado a pessoas com deficiência. As capitais contempladas com as estações, até o momento, são: Rio de Janeiro (55 estações), São Paulo (165 estações), Curitiba (36 estações), Goiânia (35 estações) e Brasília (37 estações). Assim como no caso da Rio Academia, o Banco apresenta, também, em São Paulo, a SP Academia, com duas unidades: Parque Villa Lobos e CEPE USP, grandes instalações ao ar livre.

 As estações de ginástica para pessoas com deficiência, entregues em São Paulo (9), Rio de Janeiro (9) e Brasília (6), possuem uma área total de 27m² com rampa de acesso, barras e paralelas em alturas reduzidas, mecanismo para exercícios aeróbicos de membros superiores, áreas de circulação ampliadas, além de fitas e limitadores de segurança extras.

 A SP Academia, localizada no Parque Villa Lobos tem capacidade para atender cerca de 400 pessoas por dia e já conta com mais de 6  mil alunos cadastrados. A instalação com 262m² dispõe de modalidades como Musculação, Yoga, Zumba, HIIT, Funcional, Flexibilidade e Taekwondo, acompanhadas por professores e assistentes.

Já a unidade localizada dentro do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP), funciona na Universidade de São Paulo, com uma área de 200m², podendo atender, gratuitamente, os mais de 90 mil alunos da instituição. Há ainda, no campus da Universidade, 10 estações de ginástica e alongamento disponíveis.

Outra iniciativa patrocinada pelo Santander e realizada pela ONG Arte e Vida, com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, são os Training Trucks. O projeto consiste em um furgão móvel, que pode se deslocar para diferentes pontos das cidades, ofertando aulas e equipamentos para modalidades como Yoga, Treinamento Funcional e HIIT. As cidades que já possuem o Training Truck são: Rio de Janeiro, com base na Praça Zózimo do Amaral; Goiânia, com base no Parque Areião e Brasília, com base no Parque da Cidade.

A prática de atividades físicas ao ar livre tem se tornado cada vez mais popular, aliando flexibilidade de horários, contato com a natureza, saúde e boa forma física. Transformados em locais de convivência, as academias e estações de ginásticas oferecidas pelo Santander proporcionam dinamismo e exercícios com até 10% mais de gasto calórico em relação à prática indoor.

 

 Serviço Rio Academia 2018:

Realização e Produção: MUDE e Arte Vida & Esporte

Patrocínio: Banco Santander e Oakley

Data: 18 de novembro de 2017 a 04 de fevereiro de 2018

Local: Ao lado do Posto 10, praia de Ipanema.

Inscrições e grade de aulas: app MUDE para Android e IOS / Site Rio Academia

Funcionamento:

Segunda a Sexta – 06h30 às 10h30 / 17h às 21h

Sábados, Domingos e Feriados – 08h às 13h

Modalidades: Alongamento/Musculação, YOGA, HIIT (High Intensity Interval Training), MMT (Mixed Modalities Training), Vôlei de Praia, Tai Chi Chuan, Capoeira e Mat Pilates

Acessibilidade

Seguranças

Banheiros e bebedouros: Posto 10

Grade de Aulas – Rio Academia 17/18

  07h30 08h30 09h 09h30 10h 10h30 18h30 19h30 20h30
Seg R&R Vôlei/MMT   MMT Alongamento   MMT R&R/Volei Yoga
Ter Tai Chi Vôlei/MMT   MMT       Pilates/Vôlei R&R
Qua R&R Vôlei/Yoga   MMT Alongamento   MMT R&R/Vôlei Yoga
Qui Tai Chi Vôlei/MMT   MMT       Pilates/Vôlei Yoga
Sex R&R Vôlei/Yoga   MMT Alongamento   Alongamento R&R Alongamento
Sab   Tai Chi/Vôlei   R&R MMT        
Dom   Yoga   MMT Capoeira        

Para mais informações:

Assessoria de Imprensa – Banco Santander

Marra Comunicação

Tels.: (11) 3258-4780 / 11 99255-3149

Paulo Marra: paulo@paulomarra.com.br

Vinícius Oliveira: vinicius@paulomarra.com.br

Site: https://marracomunica.com.br

 

Assessoria de Imprensa – MUDE

News Assessoria

Tels.: (21) 99793-4455

Cristiano Capell: cristiano@newsassessoria.com.br

Leon Henriques: leon@newsassessoria.com.br