SESC É UM DOS DESTAQUES DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O SESC manteve um espaço de 500 m² dedicado a ciência na Quinta da Boa Vista, na Alameda das Sapucaias, acesso ao Museu Nacional. A Tenda SESC foi uma das atividades da Edição 2011 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento que ocorreu em todo o país com a proposta de mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Atividades na Tenda SESC

Exposição Antropia: os reflexos da ação do ser humano no meio ambiente: ilustrações que mostram os principais problemas e dificuldades relacionadas às mudanças climáticas enfrentadas pelas regiões do Brasil, como efeito estufa e aquecimento global, aumento do nível do mar, maior ocorrência de tubarões no litoral, aumento de chuvas e alagamento, entre outros temas relacionados. Haverá ainda jogos e brincadeiras que abordam as questões de equilíbrio ambiental e oficinas de simulação do efeito estufa e o degelo das calotas polares.

Escola Técnica Adolpho Bloch: A Eteab apresentou vídeo com os impactos ambientais que o óleo de cozinha oferece e as medidas de mitigação do meio ambiente.

Casa da Arte de Educar – Apresentação de jogos interativos produzidos por alunos em pesquisas sobre o meio ambiente, sustentabilidade e sexualidade, além de vídeos institucionais, livros e revistas sobre os temas.

Fundação Jardim Zoológico do Rio de Janeiro – RioZoo: Visitação aberta ao Zoomóvel, um ônibus que reproduz parte do ecossistema e animais taxidermizados. A proposta educativa contou com um passeio virtual nos ecossistemas brasileiros, com trilhas sonoras e radioatores.

Cetem (Centro de Tecnologia Mineral): A proximidade com os pesquisadores e seus experimentos, o manuseio de produtos criados a partir do aproveitamento de rejeitos, a experimentação tátil, olfativa e degustativa com minerais trouxeram entendimento quanto a importância da mineração na vida cotidiana e na economia do País.

Mast (Museu de Astronomia e Ciências Afins): O Brincando com a Ciência teve a proposta de despertar o interesse para aprender, com a construção de aparatos feitos de materiais disponíveis em casa. Objetos como garrafas PET, elásticos, tubos de caneta, foram combinados para criar os mais diversos experimentos. Também montou o planetário Inflável, com 36 m², que apresentou imagens de uma viagem aos planetas do sistema solar.

Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro): Exposição interativa com experimentos lúdicos voltados para a área da Ciência: física, matemática e biologia.

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): Oficinas e exposição de arte rupestre com telas contendo reproduções das pinturas do Estado da Bahia.

Museu Nacional: Exibição de painéis explicativos e atividades lúdicas, com dois quebra-cabeças que foram distribuídos como brindes para quem montou no tempo estipulado.

Mostra Ver Ciência: Exibição de programação em sessões contínuas, com títulos selecionados sobre os temas: mudanças climáticas, desastres naturais, prevenção de riscos, química para todos e biodiversidade

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em 2011, o tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco foi a base dos trabalhos apresentados em todo o país, estimulando o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar este grande desafio do planeta.

O SESC também participou da Semana de Ciência e Tecnologia em outros estados, com mostras e atividades. No Amazonas, as exposições “As moléculas que mudaram o mundo” e “Energia alternativa” foram apresentadas respectivamente, nos espaços Estação Ciência e no Polo Bosque da Ciência. No Distrito Federal, a mostra Terra: Até Quando? foi montada em uma área de 500m² no canteiro central da Esplanada dos Ministérios.

O evento aconteceu no ano de 2011, com a Assessoria de Imprensa da Marra Comunicação para o Departamento Nacional do SESC.