Orquestra Sinfônica da USP realizou, sob regência do maestro convidado Johannes Schlaefli, o concerto na Sala São Paulo. Houve, também, participação especial da pianista brasileira Sonia Rubinsky, que fez solo em Bachianas Brasileiras nº. 3 de Villa-Lobos (1887 -1959).

O espectador ainda teve a oportunidade de apreciar Petite Suíte, de Claude Debussy (1862 – 1918), Ma Mère L’Oye, de Maurice Ravel (1875 – 1937) e Carmen Suíte, de Bizet (1838 – 1875). 

Schlaefli, aclamado como um dos melhores regentes da atualidade. Atualmente é diretor musical da University Orchestra Zuerich, além de já ter sido maestro da Orquestra de Câmara de Berna, Suíça. Sonia Rubinsky, por sua vez, é vista como uma das mais importantes solistas brasileiras da atualidade. Em 2006, recebeu o Prêmio Carlos Gomes, categoria Pianista do Ano. Prêmio do qual a Orquestra Sinfônica da USP foi eleita a melhor orquestra do ano, em 2006.

Série Têmpera objetiva lembrar o centenário de Camargo Guarnieri, primeiro maestro da OSUSP, e ampliar ao público brasileiro o acesso à música erudita, com um repertório marcado pela diversidade.

PROGRAMA – SALA SÃO PAULO

Regência: Johannes Schlaefli

Pianista: Sonia Rubinsky

Programa:

Claude Debussy: Petite Suíte.Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 3, para piano e orquestra.Prelúdio-Ponteio, Fantasia-Devaneio, Ária-Modinha, Toccata-PicapauMaurice Ravel: Ma Mère L’Oye.Bizet: Carmen Suíte.

Johannes Schlaefli (acervo da Marra Comunicação)
Johannes Schlaefli (acervo da Marra Comunicação)

Johannes Schlaefli

Recebeu importantes impulsos de grandes nomes da música erudita como Erich Schmid, Mario Venzago, Kirk Trevor e Leonard Bernstein. Ao longo de sua trajetória, regeu orquestras como a da câmara de Zurique, o Della Svizzera Italiana, a orquestra da câmara de Indianápolis, a câmara Philharmonic de Praga, entre outras. Schlaefli foi o regente da Orquestra de Câmara de Berna e tornou-se professor do curso de maestro internacional das oficinas sinfônicas na república Checa, supervisionando o treinamento orquestral do condutor, como professor e sujeito principal, na escola de Zurique da música desde 1999.

 

Sonia Rubinsky

Sônia Rubinsk (acervo da Marra Comunicação)
Sônia Rubinsk (acervo da Marra Comunicação)

Considerada uma das melhores pianistas brasileiras da nova geração. Estudou na Academia Rubin de Jerusalém e tornou-se doutora em Piano Performance pela Juilliard School de Nova York. No Brasil, seus concertos incluem apresentações com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica de Campinas. Vêm desenvolvendo carreira internacional com recitais em Roma, Amsterdã, Tel-Aviv, Paris, Nova York, Los Angeles, entre outros. Entre os prêmios recebidos estão: “Melhor Recitalista do Ano”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, “William Petschek Award” da Juilliard School em Nova York e o primeiro prêmio no concurso “Artists International” em Nova York. Foi indicada para o Grammy de 1999 por seu CD com obras de Villa-Lobos.

 

O concerto aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a OSUSP.