A Orquestra Sinfônica da USP realizou, sob regência do maestro convidado Johannes Schlaefli, o concerto na Sala São Paulo. Houve, também, participação especial da pianista brasileira Sonia Rubinsky, que fez solo em Bachianas Brasileiras nº. 3 de Villa-Lobos (1887 -1959).
O espectador ainda teve a oportunidade de apreciar Petite Suíte, de Claude Debussy (1862 – 1918), Ma Mère L’Oye, de Maurice Ravel (1875 – 1937) e Carmen Suíte, de Bizet (1838 – 1875).
Schlaefli, aclamado como um dos melhores regentes da atualidade. Atualmente é diretor musical da University Orchestra Zuerich, além de já ter sido maestro da Orquestra de Câmara de Berna, Suíça. Sonia Rubinsky, por sua vez, é vista como uma das mais importantes solistas brasileiras da atualidade. Em 2006, recebeu o Prêmio Carlos Gomes, categoria Pianista do Ano. Prêmio do qual a Orquestra Sinfônica da USP foi eleita a melhor orquestra do ano, em 2006.
A Série Têmpera objetiva lembrar o centenário de Camargo Guarnieri, primeiro maestro da OSUSP, e ampliar ao público brasileiro o acesso à música erudita, com um repertório marcado pela diversidade.
PROGRAMA – SALA SÃO PAULO
Regência: Johannes Schlaefli
Pianista: Sonia Rubinsky
Programa:
Claude Debussy: Petite Suíte.
Villa-Lobos: Bachianas Brasileiras nº 3, para piano e orquestra. Prelúdio-Ponteio, Fantasia-Devaneio, Ária-Modinha, Toccata-Picapau Maurice Ravel: Ma Mère L’Oye. Bizet: Carmen Suíte.Johannes Schlaefli
Recebeu importantes impulsos de grandes nomes da música erudita como Erich Schmid, Mario Venzago, Kirk Trevor e Leonard Bernstein. Ao longo de sua trajetória, regeu orquestras como a da câmara de Zurique, o Della Svizzera Italiana, a orquestra da câmara de Indianápolis, a câmara Philharmonic de Praga, entre outras. Schlaefli foi o regente da Orquestra de Câmara de Berna e tornou-se professor do curso de maestro internacional das oficinas sinfônicas na república Checa, supervisionando o treinamento orquestral do condutor, como professor e sujeito principal, na escola de Zurique da música desde 1999.
Sonia Rubinsky
Considerada uma das melhores pianistas brasileiras da nova geração. Estudou na Academia Rubin de Jerusalém e tornou-se doutora em Piano Performance pela Juilliard School de Nova York. No Brasil, seus concertos incluem apresentações com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica de Campinas. Vêm desenvolvendo carreira internacional com recitais em Roma, Amsterdã, Tel-Aviv, Paris, Nova York, Los Angeles, entre outros. Entre os prêmios recebidos estão: “Melhor Recitalista do Ano”, pela Associação Paulista de Críticos de Arte, “William Petschek Award” da Juilliard School em Nova York e o primeiro prêmio no concurso “Artists International” em Nova York. Foi indicada para o Grammy de 1999 por seu CD com obras de Villa-Lobos.
O concerto aconteceu no ano de 2007, com a assessoria de imprensa da Marra Comunicação para a OSUSP.